domingo, 15 de janeiro de 2012

Ser [simplesmente] Humano

Luz e Sombra - faces de uma mesma moeda

Ser [simplesmente] Humano


Por Marise Jalowitzki
15.janeiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/ser-simplesmente-humano.html


A tarde cai placidamente. Numa despedida esplendorosa do Sol, nuvens saúdam a Luz e a Sombra que se alternam.
Fico admirando este maravilhoso crepúsculo, que realça os verdes que tanto amo. 


O que aconteceu para que alguns seres humanos tenham se tornado tão arrogantes a ponto de nem perceber a magnitude do cosmos e a pequenez em ser gente? Cientistas comprovam a temporalidade, a impermanência, o passageiro de tudo.


E, como nos arvoramos o "direito" (tomado de assalto da Mãe Natureza) de destruir tanto? Em menos de 100 anos já gastamos mais da metade das reservas de petróleo de todo o planeta, que a Terra levou milhões de anos para produzir! E tantas construções, desconstruções, destruições e desmandos! Tanto lixo e desperdício, para chegar aonde? Deus, é muita burrice! É ser tolo demais agir tão irresponsavelmente, a ponto de não perceber no que vai dar o passo logo adiante!


Em um momento de reflexão como esse, chego a sentir o arfar dos que correm demais, dos que correm sempre, para conseguir sempre mais, para comprar sempre mais, para lucrar sempre mais! Estão cansados, mas continuam, sem pensar! Estão exangues, não param de trabalhar ou pensar em trabalho, e nem se dão conta de que podem parar, pelo menos para olhar ao seu redor e ver quem está próximo! Mas, não, precisam correr, precisam competir, precisam negociar e ganhar, até que o velho coração dá "um nozinho" e para!


Recolho as luzes que consigo absorver e constato que Ser é, simplesmente, Humano. Com erros e acertos. Eu quero aprender mais com os acertos.





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

2 comentários:

  1. Não é o que nós escrevemos mas o que vivemos que vai ter impacto com o semelhante, se realmente deseja atingir o coração do ser humano, escreva o que vive, a realidade, seja honesto diante de si mesmo.Você tem todas as caracteristicas de Jesus Cristo, então haja como Jesus iria agir, ame da mesma forma, porque a graça gloriosa de Jesus está em si.Este é o meu comentário para si. Eu te amo em Cristo, e meu desejo é que sejas uma ferramenta nas mãos do Savador. Se desejar, seja meu amigo na verdade que Liberta. Um obrigado, e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amigos!
    Agradeço o apreço e o carinho das considerações. Desejo FELIZES DIAS! Estamos juntos nessa caminhada em prol da PAZ! Abraços!

    ResponderExcluir