segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Leite humano e a queima de resíduos perigosos em fornos de cimento - CETESB

As análises foram realizadas no laboratório de referência da OMS na Alemanha

Leite humano e a queima de resíduos perigosos em fornos de cimento - CETESB


Por Marise Jalowitzki
26.setembro.2011
http://ning.it/oFmZYh

Em março.2011 transcrevi notícia amplamente divulgada sobre a intoxicação do leite materno de mamães em Mato Grosso (Veja no link: http://t.co/dx22I1k ).

Como costuma acontecer, tais notícias viram manchete por um dia, as autoridades competentes negam a ocorrência e depois não se obtém mais informações sobre os trâmites posteriores, como:
- quais as providências adotadas com relação ao quadro detectado
- quais os cuidados a que foram submetidos mamães e bebês
- quais as medidas preventivas a fim de evitar novos casos
- quais as informações a que população e autoridades tem acesso.

Pois não são somente os pesticidas, os agrotóxicos utilizados nas plantações, que causam alterações no leite e, portanto, com possibilidades de alterações também na genética humana e no meio ambiente em geral. Também as fábricas de cimento, ao queimar resíduos perigosos em seus fornos de clínquer, podem causar sérias intoxicações e doenças, caso TODOS os cuidados não forem tomados.

O principal estudo foi efetuado pela ANVISA e divulgado em 2003. Dez cidades brasileiras participaram da pesquisa, motivada pela ocorrência de contaminação.


--------


Concentrações de Dioxinas e Furanos - PCDDs (Dibenzodioxinas policloradas ) e Fs (Dibenzofuranos policlorados) encontradas no leite humano

"O principal estudo foi conduzido no Brasil pela ANVISA e publicado por Braga (2003), motivado pelas ocorrências de contaminação do leite e da alimentação de animais com PCDD/Fs.

Foram coletadas amostras de leite humano em dez cidades brasileiras, e preparou-se uma amostra composta para cada cidade.

As análises foram realizadas no laboratório de referência da OMS na Alemanha. As amostras foram coletadas, em sua maioria, em bancos de leite humano integrantes da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, usando critérios predefinidos para a seleção das mães doadoras. A média e a mediana dos níveis encontrados para PCDD/Fs foram, respectivamente, de 4,07 e 3,93 pg ITEQ/ g de gordura no leite materno.

Das dez cidades estudadas no Brasil, as que apresentaram concentrações mais altas foram Cubatão, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, em ordem decrescente. Na faixa da média/mediana encontraram-se os teores de Caaporã (PB), Belém, São Paulo e Fortaleza. Os níveis mais baixos foram detectados em Recife e Brasília.
(pág 168)

A CONVENÇÃO DAS PARTES (Estocolmo) e a  CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)

A CETESB é um dos quatro centros regionais para a América Latina. Os centros regionais estão previstos no Artigo 12, parágrafo 4 da convenção, e sua função é fornecer assistência técnica e promover a transferência de tecnologia para países em desenvolvimento de maneira a dar apoio para que essas nações cumpram suas obrigações no âmbito da convenção.

As nominações dos centros regionais da América Latina ocorreram em novembro de 2007, e em setembro de 2008 a CETESB encaminhou seu Plano de Trabalho para a convenção.


Os principais objetivos da CETESB como centro regional são:

- Promover a transferência de tecnologia em: identificação de áreas contaminadas, melhores práticas ambientais e melhores tecnologias disponíveis em controle da poluição atmosférica e aplicação de fatores de emissão.


- Implantar e operacionalizar o laboratório para análises de PCDD/Fs na CETESB (inaugurado em 29/05/2009). 

- Fortalecer outros seis laboratórios latino-americanos no monitoramento de POPs em amostras de água, solo, sedimentos, peixes e resíduos por meio de treinamento.

- Melhorar a capacidade técnica no Brasil para análises de POPs no sangue e leite humanos. 

- Facilitar o acesso a informações técnicas desenvolvidas na CETESB por meio de um sítio bilíngue na internet.


------
 
LEIA MAIS, NESTE BLOG, EM:http://ning.it/q4ESTJ
Legislações específicas e Convenções Internacionais - Cimento e Petróleo - Desmatamento e Sustentabilidade - Resíduos Tóxicos e Legislação

Cimento e Petróleo - Desmatamento e Sustentabilidade - Resíduos Tóxicos e Legislação

---------
 

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil


2 comentários:

  1. Boa noite
    gosteimuito do que vc postou sobre residuos pos mortem, e residuos oriundos da queima de cimento interessante , gosto do tema pq sou veterinaria, faço pos no ghc, e farei um seminario deste assunto.
    obrigada
    jose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose, seja muito bem vinda. Grata pela contribuição. Vou publicar mais artigos sobre resíduos, contaminações e sua queima. Quando quiser enviar artigos interessantes para publicação, envia para compromissoconsciente@gmail.com
      Tem muita coisa que desconhecemos, que a grande mídia, infelizmente, teima em não publicar. Acredito firmemente em nosso direito ao conhecimento. Abraços e MUITO SUCESSO em tua carreira e seminário.

      Excluir