quinta-feira, 19 de abril de 2012

Morcegos - 8 dicas que você precisa conhecer - Mesmo espécies em extinção podem estar sendo eliminadas

Quem pode capturar morcegos - Foto - Morcegos Hematófagos - Equipe da Sead, de Ivaiporã, efetua captura

Morcegos - 8 dicas que você precisa conhecer - Mesmo espécies em extinção podem estar sendo eliminadas 


Por Marise Jalowitzki
19.abril.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/morcegos-8-dicas-que-voce-precisa.html


Continuo recebendo e-mails de pessoas querendo saber mais sobre o combate aos morcegos, sobre onde comprar a pasta vampiricida, sobre como eliminar morcegos. Com certeza, há motivos para preocupação. Mas, também, MUITA DESINFORMAÇÃO. As pessoas parecem não saber o mínimo! Nem para onde se dirigir.


Assim, reafirmo:
1) No Brasil há 59 espécies de morcegos. Somente 3 são hematófagos (vampiros).


2) Morcegos vivem em cavernas, que estão sendo destruídas pelo homem, devido ao desmatamento ou à própria destruição das cavernas para barragens e outras construções.


3) Pelo desmatamento, o morcego hematófago fica mais próximo de onde vivem os animais domésticos criados para terminar nos matadouros, obtendo, assim, o alimento (sangue) com mais facilidade, o que favorece o aumento da população (mais filhotes).


4) Pecuaristas e homens do campo em geral SÓ POSSUEM AUTORIZAÇÃO PARA USAR A PASTA VAMPIRICIDA nos locais das mordeduras dos animais atacados, já que o morcego tende a voltar para o mesmo lugar machucado, para sugar mais sangue. É preciso lambuzar ao redor do ferimento com a pasta vampiricida para que o morcego se infecte e, envenenado, morra de hemorragia.


Biólogos em missão de capturar morcegos hematófagos na Caverna do Abelhão, na região dos quatis, em Potiraguá - Apoio da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz


5) SOMENTE OS PROFISSIONAIS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE CADA MUNICÍPIO É QUE ESTÃO AUTORIZADOS a entrar nas cavernas e capturar morcegos, a fim de identificar a espécie, a possível infecção, lambuzar o dorso desses animais e voltar a soltá-los, a fim de que eles infectem os demais do grupo. (Como os morcegos costumam lamber-se mutuamente, acabam se envenenando.)


6) Mesmo os morcegos sob risco de extinção, como é o caso do Diaemus youngi  podem estar sendo dizimados. Aplicar a pasta vampiricida nas costas do morcego capturado e voltar a soltá-lo, GARANTE QUE OS DEMAIS DO GRUPO SEJAM INFECTADOS, MORRENDO POR HEMORRAGIA. QUEM É CAPAZ DE CONTROLAR QUANTOS ESTÃO MORRENDO?


7) Morcegos são de grande utilidade, quando em ambiente respeitado e equilibrado. Além de fornecer alimento para outros seres que vivem dentro das cavernas (até o guano, o excremento do morcego serve de alimento para muitas espécies), um único morcego de 4 gramas é capaz de consumir 600 mosquitos em uma hora. Acabando com os morcegos, logo, logo, teremos uma infestação tal de mosquitos e outras pragas, que teremos de nos rodear com mais e mais venenos para sobreviver!


8) O correto é AVISAR A SECRETARIA DO MUNICÍPIO SEMPRE QUE DESCOBRIR A PRESENÇA DE MORCEGOS, hematófagos ou não, já que qualquer um, de qualquer espécie, pode estar infectado e transmitir a raiva, que costuma ser letal. A Raiva Paralítica está sendo a mais relatada por fazendeiros e causa muito sofrimento aos animais atacados.



************

Fiscais da Agência Idaron de Corumbiara, realizaram a captura de morcegos Diaemus youngi, espécie considerada rara por especialistas.

Morcego Diaemus Youngi - Espécie rara - Foto Wikipedia

Dentre as três espécies de morcegos hematófagos existentes no Brasil, o Diaemus youngi é considerado o mais raro, não sendo permitida pelos órgãos ambientais a captura desses animais, que são protegidos por lei.

Os morcegos dessa espécie apresentam a ponta das asas brancas e são popularmente chamados de morcegos-vampiros de asas-brancas.

O médico veterinário, Rafael Soares de Oliveira explica que essa espécie possui um par de glândulas de cheiro, localizadas bilateralmente no interior da boca. Embora tenha preferência por sangue de aves, a espécie também se alimenta do sangue de mamíferos.
 “O método seletivo da captura de Desmodus rotundus e do uso de substâncias anticoagulantes no dorso de exemplares que são soltos para retornarem ao abrigo e eliminarem a colônia,” esclarece o médico veterinário.





Morcegos - Caverna em Rondonia abriga morcegos hematófagos em seu habitat natural - Foto Marcelo Labruna - USP


"A maioria das cavernas foi escavada pela passagem da água entre as rochas alcalinas de terrenos calcários. Devido à total ausência de luz não há organismos fotossintetizantes nas cavernas, por isso o aporte de energia neste ecossistema é extremamente dependente da entrada de matéria orgânica epígea (do lado de cima da terra). Os morcegos são um desses agentes que trazem alimento para os outros seres que vivem nas cavernas. Hoje estão sendo caçados devido às agressões que os humanos impõem ao ecossistema." (http://scienceblogs.com.br/bessa/2009/05/la_onde_a_luz_nao_chega/)


Outras fontes de Informação:
Portal do Agronegócio


Querendo, leia mais na página de links, neste Blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/morcegos-hematofagos-e-o-ecossistema.html

Morcegos Hematófagos expulsos de seu habitat (as cavernas)  hoje são uma ameaça - Agressões humanas ao ecossistema. Conheça quais os principais focos no Brasil e o que fazer em caso de agressões.
Morcegos vivem em Cavernas - A maioria das cavernas se formou pela passagem da água em terrenos calcários


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil 

8 comentários:

  1. Parabéns pelo belo texto! A desinformação é reinante... Dias destes, no COMDEMA de Rolândia, surgiu uma moradora revoltada (exigindo uma drástica intervenção em Floresta Urbana) pois havia encontrado um filhote de dormideira (Sibynomorphus mikanii)... Mal sabe ela que a cobra é inofensiva e sua principal fonte de alimento são lesmas e caramujos... Pior ainda: A região onde ela mora está sendo invadida por caramujos africanos (estes, sim, muito perigosos) e a cobrinha inocente que ela matou sumariamente era uma aliada natural no combate à esta praga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste e preocupante, Paulo Augusto! Eu fico pasma com o papel alienante que nossa midia exerce!!! Tanto assunto importante que a TV aberta poderia passar, mas fica só no "um político roubou", "um homem bateu", "um homem Matou", "um carro capotou", "uma mulher foi assaltada"... Não que isto tenha de cair no esquecimento, não. MAS, A POPULAÇÃO PRECISA SABER DE COISAS QUE INFLUENCIEM DIRETAMENTE O SEU DIA A DIA, como essa que relatas!!!

      Quanto mais há de se aumentar as filas do SUS com doenças que poderiam, naturalmente, ser evitadas com conhecimento?

      Excluir
  2. Olá, Marise!Lendo este texto suponho que os morcegos estão causando problemas às pessoas. Deve haver algum desequilíbrio para que os morcegos estejam a proliferar-se demasiado. Há tempos também publiquei um texto sobre morcegos mas pelo lado positivo. Sabia que os morcegos são os guardiões de duas das bibliotecas mais antigas cá em Portugal. Voam livremente à noite pelo espaço das bibliotecas e impedem que os bichinhos comam os livros, alimentando-se deles.Interessante não é? Se quiser dar uma espiada no texto:
    http://aromadecaf.blogspot.pt/2011/05/esta-noite-quero-sonhar-com-morcegos.html
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lina! Quisera poder ter uma realidade assim ecológica para apresentar aqui no Brasil! Com este desmatamento terrível que anda acontecendo, muita peste ainda vai acontecer por aqui! O desequilíbrio é enorme!

      Adorei o teu texto! Também uma amiga que é natural de Berlin relata procedimentos semelhantes!

      Nas questões ambientais e sociais, estamos com MUITOS problemas!!!

      Grata pelo compartilhamento! Bjs!

      Excluir
  3. Moro no décimo andar, em Niterói - Icaraí- e ando tendo visitas de dois morcegos (não sei de qual "espécie")e acho que vou comprar o aparelho que emite som para afasta-los daqui. Isso realmente funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que sim (nunca testei), mas, como coloco em alguns artigos, a orientação da ANVISA é que se chame a Vigilância Sanitária do município (Zoonose) para retirar os morcegos, já que os animais podem estar contaminados e, aí, mesmo as fezes (que, por certo, já devem estar armazenadas em algum lugar) podem trazer problemas. Boa sorte! Abs

      Excluir