quarta-feira, 18 de maio de 2011

Carregamento de urânio gera protesto na Bahia

Diga Não à energia nuclear

18.maio.2011
http://t.co/0g5gsUe
vc repórter: carregamento de urânio gera protesto na BA
18 de maio de 2011 • 21h59


População da cidade de Guanambi protestaram contra a permanência de um carregamento de urânio no município. Foto: Vilson Vilas Boas/vc repórter
Urânio na Bahia - Povo se manifesta! O povo quer saber! Vamos permanecer atentos!

População da cidade de Guanambi protestou contra a permanência de um carregamento de urânio no município
Foto: Vilson Vilas Boas/vc repórter

A população da cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, realizou um protesto por volta das 13h desta quarta-feira contra a permanência de nove carretas com 90 toneladas de urânio no 17º Batalhão da Polícia Militar, no município. Grupos ambientais e vereadores participaram da manifestação.

O problema começou na noite de domingo (15) depois que moradores da cidade de Caetité, a 45 km de Guanambi, impediram que o carregamento entrasse na cidade, onde há uma mina de urânio, acreditando que se tratava de lixo nuclear. Sem conseguir entrar no município, o carregamento foi encaminhado para o batalhão da Polícia Militar mais próximo, que fica em Guanambi.

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) informaram que o material foi emprestado pela marinha para suprir a queda na produção da mina de Caetité. O urânio, que saiu do Centro Experimental de Aramar, em Iperó (SP), seria colocado em embalagens adequadas ao transporte marítimo na unidade baiana e, assim, seguir para a Europa, onde deveria ser enriquecido.

O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, se reuniu nesta terça-feira com o presidente das INB e protocolou um documento solicitando a retirada do material da cidade.

As INB estão conversando com a população de Caetité através das rádios locais, para acalmar a todos e pretendem continuar o transporte até sua unidade depois que tudo estiver esclarecido.
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5137707-EI8139,00-vc+reporter+carregamento+de+uranio+gera+protesto+na+BA.html

------
O urânio saiu do Centro Experimental de Aramar, em Iperó (SP), para ser reembalado em Caetité e seguir para a Europa a fim de ser enriquecido e utilizado nas usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ).

Ainda de acordo com a estatal, o transporte foi comunicado ao Ibama e aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear. Todo o trajeto foi acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal e por uma equipe de proteção radiológica.

As nove carretas que faziam o transporte foram encaminhadas para o 17º Batalhão da Polícia Militar de Guanambi, a 45 km de Caetité. As INB estão conversando com a população através das rádios locais, para acalmar a todos e pretende continuar o transporte até sua unidade depois que tudo estiver esclarecido.

O prefeito da cidade, José Barreira de Alencar Filho, fez um comunicado, através de nota, dizendo que o transporte do material só foi permitido com amparo de leis federais superiores, sem o conhecimento e participação do poder público municipal. Ele ainda disse que não medirá esforços para que esse produto seja encaminhado para um local que tenha suporte ao seu recebimento.
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5133226-EI8139,00-vc+reporter+moradores+impedem+carregamento+de+uranio+na+BA.html
-------
Comissão examina radiação de carregamento de urânio na BA
18 de maio de 2011 • 20h06 • atualizado às 21h52

Uma comissão composta por autoridades locais, representantes da sociedade civil e técnicos do governo examinou nesta quarta-feira o nível de radiação de uma carga de 90 t de urânio que foi impedida de entrar na cidade de Caetité, interior da Bahia, no domingo.
"Durante o dia toda a comissão e os técnicos da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) avaliaram os níveis de radiação. Vamos esperar os resultados, mas o que se pôde constatar é que não há condições para a armazenagem", disse Pedro Silva, chefe de comunicações da Prefeitura de Caetité.
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5137581-EI8139,00-Comissao+examina+radiacao+de+carregamento+de+uranio+na+BA.html


Conheça mais sobre energia nuclear: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/brasil-sem-energia-nuclear.html

BRASIL SEM ENERGIA NUCLEAR!!!

 Não à Energia Nuclear! Não às usinas nucleares!

BRASIL SEM ENERGIA NUCLEAR!!!



E mais:

VÁRIOS OUTROS artigos sobre a verdade de CHERNOBYL, sobre o desastre do JAPÃO e a realidade no BRASIL - 

LINK: http://t.co/jbksFiU

Tragédia Nuclear  no Japão- Radioatividade permanece!
  


 

Leia também:
Rios e córregos poluídos na China
se assemelham aos que também
temos por aqui. Água está entre
uma das maneiras mais importantes
de disseminar o câncer - Agrotóxicos,
metais pesados, urânio


Vilas de Câncer na China e Caetité, na Bahia


Por Marise Jalowitzki
30.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/vilas-de-cancer-na-china-e-caetite-na.html 




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil










Nenhum comentário:

Postar um comentário