São apenas animais - Boi, Vaca, Veado!
A violência tolerada de todos os dias |
São apenas animais - Boi, Vaca, Veado!
Por Marise Jalowitzki
27.maio.2011
http://t.co/3qJjD9P
A lista que compõe situações de pânico e stress é infindável e contempla todos os tipos de animais, selvagens ou domésticos. Aqui mesmo, neste blog, já comentei sobre a égua que morreu arfando, de fraqueza e excesso de trabalho, em Xangri-lá. As atrocidades que acontecem com as galinhas, sempre, desde que nascem até que são executadas. Os pobres gansos, que são obrigados a comer gordura até morrer, com o fígado inchadíssimo, para se tornar patê. Com os porcos e vacas. Os matadouros. Os "exercícios" cruéis para domar elefantes, etc.....
Mas, hoje, quero comentar sobre as fugas, desabaladas, apavoradas, dos bichos, que irrompem em qualquer lugar para obter abrigo. Fogem do que? Do homem, o maior e mais sofisticado e cruel predador que já existiu! Fogem para onde? Para TENTAR se esconder, no afã de conseguir um lugar melhor, mais calmo e tranquilo, para viver. Sempre em vão.
Veado campeiro pede socorro e morre!
Foi em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A notícia só foi divulgada ontem (27), mas aconteceu em 14 de maio. De repente, o pequeno animal, novinho, entra correndo desabaladamente em uma farmácia, derruba prateleiras, cai, fica escorregando, tenta se levantar e não consegue, devido ao piso liso.
Com esforço é dominado e o encaminham a um criadouro. Três dias depois ele morre, pois não consegue resistir ao ferimentos e ao stress. Ponto. Página virada.
De que o animalzinho estava fugindo?
Quem o estava perseguindo?
Quem o feriu?
Onde o direito à vida sossegada que os animais merecem e que está previsto em lei internacional?
O caos é tamanho que devemos nos sentir ainda privilegiados por o fato ainda receber divulgação. Sim, pois para muitos isso é corriqueiro e "é assim mesmo".
Mas, não deixa de admirar a tranquilidade com que o fato é relatado e o pouco de indignação que a ocorrência faz brotar.
Vaca foge de Expointer, em Esteio
Há algumas semanas também aconteceu o desespero de uma vaca que fugiu da Expo-Inter, em Esteio, e correu, correu, mas igual foi alcançada e retornou à Feira de exibições.
Na desabalada tentativa de fuga, acabou se entalando entre duas colunas de um ponto de ônibus. Todos riram, até os jornalistas que relatavam a notícia.
Qual a dimensão do pânico que acomete os bichos para que tentem fugir, sempre e sempre de novo? Alguém, em algum momento, se coloca no lugar de um deles, do que é ser tratado como um objeto o tempo todo?
Boi invade uma loja de confecções em SP
O boi escapa de um caminhão e invade, correndo, uma loja de confecções. O dono da loja que, naquele momento, estava vazia, fica frente a frente com o animal. "Levei um bruta susto" - relata ele. "Estávamos só nós, sentia o bufo dele arfando, enquanto me olhava frente a frente. Arfando, não fez nada, não me atacou. Virou-se, entrou no espaço de uma vitrina e ali ficou, olhando pelo vidro, imóvel, por mais de 20 minutos! Foi o tempo de eu ligar e pedir socorro!"
O rapaz estava estupefato com a experiência vivida.
O enorme animal ficou ali, olhando a rua, as pessoas. Chegaram os bombeiros, que não souberam o que fazer. O boi permanecia imóvel, dentro da loja, olhando pela vitrina. Os bombeiros tiveram a idéia de chamar laçadores. E foi quando o animal viu os três homens, laço em punho, se dirigindo até ele pelo lado de fora, que ele se alvoroçou. Investiu contra o vidro, estilhaçou tudo e tentou fugir. Os homens, com os laços e prática em doma, o dominaram e ele retornou ao caminhão, seguindo para o matadouro. Ele reconheceu seus algozes, queria fugir do destino traçado.
Os animais, domésticos ou selvagens, vivem sob constante stress. Este ônus de maldade que impetramos, enquanto raça humana, a todos os nossos semelhantes, humanos ou não, reino animal ou vegetal, constitui-se em dívida difícil de resgatar. Tanta dor provocada permanece no ar, qual camada pestilenta que não se dissipa. E acaba voltando para todos nós, queiramos ou não, tenhamos relação direta ou não. É como uma nuvem. Quando rebenta, molha a todos, quem está de guarda-chuva ou quem está despreparado.
-----
Conheça a Declaração Universal dos Direitos dos Animais:
LINK: http://t.co/FSbS2vS
Todo animal tem Direito à Vida tranquila em sua reserva preservada |
------
Assista ao video do veado campeiro em:
Santa Maria - RS - Barragem do DNOS - áreas diminuem habitat de animais silvestres |
Susto na farmácia em Camobi, Santa Maria
( VEADO INVADIU FARMÁCIA )
( VEADO INVADIU FARMÁCIA )
LINK: http://t.co/Dv8WszK------
E mais em:
Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA! |
Links sobre Direito dos Animais à VIDA!
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
Marise Jalowitzki Compromisso Consciente |
Escritora e pós graduada em RH, pela FGV.
International speaker pela IFTDO-USA
compromissoconsciente@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário