terça-feira, 24 de maio de 2011

Tepco admite fusão nos reatores 2 e 3 de Fukushima - Entenda o que é Fusão

Pela primeira vez, Japão admite fusão dos reatores 2 e 3 de Fukushima
 Agora são três os reatores que tiveram vazamentos

http://t.co/9gcTg0s
Tepco admite fusão nos reatores 2 e 3 de Fukushima
Do Terra
24 de maio de 2011 00h08
TÓQUIO, 24 Mai 2011 (AFP) -A Tepco, operadora da central nuclear japonesa de Fukushima, admitiu nesta terça-feira que houve fusão do combustível em três reatores do complexo, e não apenas em um, como foi anunciado anteriormente.  

"É muito possível que tenha ocorrido fusão nos reatores dois e três", disse um porta-voz da Tokyo Electric Power, que já havia admitido a mesma situação no reator um da central de Fukushima Daiichi.
 
"A maior parte do combustível caiu, provavelmente, ao fundo (do vaso de pressão), como no reator número um".
 
A Tepco já havia insinuado a possibilidade de fusão do combustível dos reatores dois e três, mas esta é a primeira vez que admite isto de forma tão afirmativa.
 
Os reatores "estão sendo submetidos a operações de resfriamento e sua condição é estável", acrescentou o porta-voz da Tepco.
 
Durante várias semanas após o desastre de 11 de março passado, provocado por um tsunami, a Tepco e o governo japonês admitiram apenas uma fusão parcial, afirmando que os reatores estavam relativamente estáveis.

mis/LR
AFP
------

O QUE É FUSÃO NOS REATORES

Um reator nuclear é uma câmara de resfriamento hermética, blindada contra a RADIAÇÃO, onde é controlada uma reação nuclear para a obtenção de energia, produção de materiais fissionáveis (fissão = a partir do urânio enriquecido são produzidos novos elementos, como o plutônio para armamentos nucleares, propulsão de submarinos e satélites artificiais ou para pesquisas.

Uma central nuclear pode conter vários reatores (No caso de Fukushima eram 4. Três apresentaram fusão).

Atualmente apenas os reatores nucleares de fissão são empregados para a produção de energia comercial, porém os reatores nucleares de fusão estão sendo empregados em fase experimental.

De uma forma simples, as primeiras versões de reator nuclear produzem calor dividindo átomos, diferentemente das estações de energia convencionais, que produzem calor queimando combustível.

O calor produzido serve para ferver água, que irá fazer funcionar turbinas a vapor para gerar electricidade.

Um reator produz grandes quantidades de calor e intensas correntes de radiação neutrónica e gama.

Ambas são mortais para todas as formas de vida mesmo em quantidades pequenas, causando doenças, leucemia e, por fim, a morte. O reactor deve estar rodeado de um espesso escudo de cimento e aço, para evitar fugas prejudiciais de radiação. As matérias radioactivas são manejadas por controle remoto e armazenadas em contentores de chumbo, um excelente escudo contra a radiação.

--------
REATOR NUCLEAR DE FUSÃO

"Instalação destinada para a produção de energia através da fusão nuclear. A pesquisa neste campo existe há mais de 50 anos e já, há vários anos, tem sido possível produzir uma reação de fusão nuclear controlada num vaso de contenção. Não se tem conseguido ainda, entretanto, manter uma reação de fusão controlada até atingir o ponto de "breakeven" (ou seja uma situação na qual a quantidade de energia fornecida para iniciar e manter a reação seja igual ou menor que a quantidade de energia libertada pela reação assim produzida). o processo é caracterizado por grande libertação de energia.

Reações de fusão nuclear juntam dois núcleos atômicos para formar um. Inicialmente, isso requer uma quantidade muito elevada de energia para vencer a repulsão eletromagnética inerente entre estes núcleos. A diferença em massa entre os dois núcleos iniciais e aquele resultante da reação (ligeiramente mais leve que a soma dos dois precursores) é convertida em uma enorme quantidade de energia."

(Da Wikipedia)

------

Os vazamentos e estragos gigantescos vão sendo, aos poucos, confirmados e divulgados.

Diga Não à Energia Nuclear!


CONHEÇA OS EFEITOS DA RADIAÇÃO NA SAÚDE

Efeitos do Césio, após 15 anos, ainda é sentido em Goiânia - Brasil


Por Marise Jalowitzki
24.maio.2011
http://t.co/AKBFJFE

Conheça os Efeitos da Radiação na Saúde 

A Tepco, empresa responsável pela produção de energia nuclear em Fukushima, no Japão,  detectou nível de iodo radioativo 5.800 maior que o permitido em uma mostra de água do reator 2, que sofreu vazamentos nos dias posteriores ao terremoto e tsunami de 11 de março.

Agora, a empresa já admite vazamentos nos outros dois reatores (dois e três).

"As substâncias ficaram depositadas no oceano após serem expelidas ao ar pela usina ou depois de terem sido arrastadas pelos vazamentos de água contaminada que chegaram ao mar, segundo a Tepco."

--------
"As amostras do estudo, tomadas em dois pontos diferentes a uma profundidade entre 20 e 30 metros, continham entre 1.400 e 1.200 becquerel por quilo de césio-137 e césio-134 e entre 98 e 190 becquerel de iodo-131."



---------------
Tepco tentará reduzir radiação no fundo do mar em Fukushima
DA EFE

Tragédia no JapãoA Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, informou que tentará reduzir a quantidade de material radioativo no fundo do mar perto da central, após ter detectado níveis de radiação entre 100 e 1 mil vezes superiores ao normal.

A empresa quer instalar neste mês, em frente à usina, um dispositivo de depuração com zeólita - um mineral que absorve substâncias radioativas - para reduzir a contaminação na água do mar, informou a cadeia NHK.

As amostras do estudo, tomadas em dois pontos diferentes a uma profundidade entre 20 e 30 metros, continham entre 1.400 e 1.200 becquerel por quilo de césio-137 e césio-134 e entre 98 e 190 becquerel de iodo-131.


Toshifumi Kitamura/France Presse
Barcos de pesca continuam jogados em meio aos destroços do terremoto e tsunami de 11 de março, em Yamada
Barcos de pesca continuam jogados em meio aos destroços do terremoto e tsunami de 11 de março, em Yamada


As duas localizações ficam a cerca de três quilômetros das costas dos povoados de Minamisoma e Naraha, 15 quilômetros ao norte e 20 ao sul da central, respectivamente.

As substâncias ficaram depositadas no oceano após serem expelidas ao ar pela usina ou depois de terem sido arrastadas pelos vazamentos de água contaminada que chegaram ao mar, segundo a Tepco.

A empresa detectou nível de iodo radioativo 5.800 maior que o permitido em uma mostra de água do reator 2, que sofreu vazamentos nos dias posteriores ao terremoto e tsunami de 11 de março.

A Tepco acredita ser difícil avaliar os resultados das amostras, pois não existem limites legais quanto à presença destas substâncias no leito do oceano, e diz que continuará estudando o impacto destes níveis na vida marinha.

Já o Ministério de Ciência japonês não detectou nenhuma substância radioativa em medições realizadas no fundo do mar, uma 50 quilômetros ao sul da central e a outra 200 quilômetros ao norte de Tóquio.
04/05/2011 - 03h03

------

OS EFEITOS NA SAÚDE HUMANA E NO MEIO AMBIENTE DO DESASTRE NUCLEAR DEMORARÃO PELO MENOS DOIS ANOS PARA SEREM AVALIADOS

Os efeitos na saúde humana e no meio ambiente das emissões radioativas do acidente nuclear de Fukushima (Japão) demorarão pelo menos dois anos para serem avaliados em profundidade, segundo afirmações em Viena do Comitê Científico da ONU sobre os Efeitos da Radiação Atômica (Unscear).

Wolfgang Weiss, presidente deste organismo, afirmou que, apesar da experiência acumulada em acidentes como o de Chernobyl (Ucrânia) e da informação que já se dispõe, a "situação nos reatores ainda é instável e ninguém sabe o que acontecerá amanhã".

"Temos muitas informações, mas nem sempre a que gostaríamos de ter", explicou o especialista alemão.
Weiss anunciou que o Unscear iniciará um programa de avaliação, com especial interesse nos trabalhadores que tentan controlar o problema da usina nuclear e que receberam radiações de entre 100 e 250 milisievert.

Além disso, serão analisados possíveis problemas à tireóide no caso de crianças, uma questão na qual Weiss reconheceu que "há risco".

"O único efeito provado após Chernobyl foi câncer de tireóide em crianças", declarou o responsável do Unscear.

Após 25 anos após o desastre em Chernobyl, crianças continuam nascendo com deformações
Senhor Weiss, isto lhe parece pouco?

(...)
O funcionário do Unscear descreveu Fukushima como um "Chernobyl em câmara lenta", em que a radiação é menor, mas o período de emissão mais longo.
-----------
Diga Não às Usinas Nucleares!




VÁRIOS OUTROS artigos sobre a verdade de CHERNOBYL, sobre o desastre do JAPÃO e a realidade no BRASIL - LINK: http://t.co/jbksFiU

Tragédia Nuclear  no Japão- Radioatividade permanece!
  
 


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil












Nenhum comentário:

Postar um comentário