domingo, 1 de maio de 2011

Karol Wojtila, Papa e Beato - Pessoas, não Sistemas - A Beatificação de João Paulo II



Papa João Paulo II pode se tornar santo com 2º milagre - é do Rio Grande do Sul

Karol Wojtila, Papa e Beato - Pessoas, não Sistemas

Por Marise Jalowitzki
01.maio.2011
http://t.co/o5AomRN

A Beatificação de João Paulo II
Estamos vivenciando a concretização do processo curto de beatificação de João Paulo II, o mais carismático dos papas que a igreja católica já teve. Por ocasião de sua morte, a multidão em frente à Basílica de São Pedro gritava: "Santo, já! Santo, já!" - tal a aceitação que este emblemático pontífice produziu nos fiéis e em muitas outras pessoas, de crenças diversas.

Em uma manhã de domingo, como a de hoje, ígualmente ventosa mas bem mais fria, esteve aqui João Paulo II. Um homem alegre, sorridente e solidário com todos os que o assistiam e homenageavam em frente à Catedral Metropolitana, na Praça da Matriz, em Porto Alegre - RS.



Papa em Porto Alegre, em 1980
 Ele aceitou o chapéu preto de gaúcho que os tradicionalistas lhe ofereceram. E tomou chimarrão. O chapéu ficou bem esquisito em meio àquela roupagem clara, em uma cabeça com cabelos alvos. Mas ele fez questão de usar, ajeitou o chapéu e repetiu o que a multidão gritava:
- O Papa é Gaúcho!!??!!

Todos recitavam sem parar o improvisado - mas tão pertinente - refrão:
-"Ucho, ucho, ucho
O Papa é Gaúcho!!!"

Porto Alegre - 1980 - Todos queriam estar com o Papa

Maneira encontrada para atrair para mais perto de si aquela autoridade que pregava a Paz, a frase era totalmente inclusiva, chamava o Papa para os pampas, provava a ele a aceitação irrestrita.

Primeira e única vez na história do Rio Grande do Sul que um papa aqui veio. Havia também razões sentimentais. Ele tinha laços de parentesco com famílias polonesas, que moram no RS. Coisas das histórias de cada um.

A Igreja Católica, uma das maiores instituições de todos os tempos, também cresce em notoriedade pela perpetuação, através dos séculos, da tradição e dogmas, fatores que seguram milhões de pessoas, que tem nos ditames de instituições os pilares de sustentação para suas vidas, referências onde se basear para justificar atitudes e decisões, proibições e permissões. É com esse fim, também, que as religiões existem.

Como toda organização, a I.Católica tem muitas falhas, muitos de seus signatários cometeram (e cometem) erros gravíssimos, sobre os quais não há como passar véus de esquecimento.

Mas, hoje é um dia em que pretendo ressaltar pessoas, não sistemas. Sistemas são falhos e, por vezes, corruptos.



Karol Wojtila, o papa que queria ser ator, pode se tornar santo

Wojtila, o papa que queria ser ator, João Paulo II, é uma dessas pessoas ímpares, que se destacam pelo exemplo. Idôneo. Sorriso largo, feições generosas e intenções de Paz, permanece com uma história bem escrita de abnegação. Talvez logo tenha o processo de santificação instaurado.

E o 2º milagre pode vir daqui mesmo, do RS. Uma menina que apresentava quadro comprovado de leucemia. Recebeu as mãos cheias de bençãos, compaixão e benevolência de João Paulo II em sua cabeça, em 1980 e, atestam os exames, curou-se. Hoje está casada e é mãe. Leva uma vida normal.
-----



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil










Nenhum comentário:

Postar um comentário