quarta-feira, 11 de maio de 2011

É amanhã! É hoje! Roma e Taiwan com previsões de terremoto - O que leva as pessoas a ter medo?


Previsões de cataclismas acorda o medo básico do ser humano


É amanhã!

Por Marise Jalowitzki
11.maio.2011
http://t.co/NXAhmAu

É hoje!
O que você faria?
O que estaria em suas mãos?
O que poderia fazer?
Caso qualquer uma das catástrofes anunciadas realmente acontecesse, na intensidade e com os resultados anunciados, seria tudo tão mais simples, mais cômodo. Apenas ser detonado por uma força maior, cruzar os dedos para ser um dos "poupados" e, aí, "renascer das cinzas", chorar, juntar cacos, retalhos e pedaços e, só então, tentar ser um pouco diferente, tentar se tornar naquilo que se costumou chamar de "uma pessoa melhor". Mas não é simples assim.

Mudança, tem de acontecer de dentro para fora. Melhora, tem de nascer do coração de cada um. Tem de brotar de uma vontade forte, consistente, real.

A mudança para melhor tem de acontecer no coração de cada um


O surgimento de previsões cabalísticas pipoca em todos os cantos, fruto de um dissabor tão grande em relação à vida, aos sistemas, à manutenção da esperança. Paradoxalmente, muitos continuam a sua saga de aquisição, que chamam desenvolvimento. De uso de poder e humilhação.

Entretanto, a cada nova hora que passa é preciso tocar em frente, de qualquer jeito. Se você não é um dos atingidos pelas cheias, enchentes, furacões, terremotos, tsunamis e tem tempo para ler estas linhas, por certo tem tempo, também, para avaliar o quanto tem perdido seus dias em baboseiras. Que tal cuidar de um cão perdido, abandonado, quiçá doente? Parar de olhar os moradores de rua com tanto desdém? Auxiliar alguém, nem que seja com um sorriso ou um olhar complacente?

Falta tanto, neste mundo!


Crianças ao relento parece já fazer parte do cotidiano das pessoas



Como podemos esperar felicidade? Isso não tem nada de cabalístico. Nada de religioso. Nem mesmo espiritual. É matemático. É físico. É químico. Ação e reação. A toda ação uma reação em igual intensidade e em sentido contrário.

Enquanto nosso enriquecimento acontecer em cima de passar alguém para trás. Enquanto a nossa alegria se fizer em cima da queda de alguém. Enquanto nosso orgulho se regozijar por ter abatido alguém. Enquanto nosso peito se estufar por ter diminuído ou humilhado alguém, não haverá lugar para a PAZ.

População deixa Roma com medo de profecia sobre terremoto10 de maio de 2011 16h57 atualizado às 18h18
O custo da reforma do Coliseu está avaliado em US$ 31,3 milhões. Foto: AFP Moradores de Roma estão assustados com a teoria de um grande terremoto atingirá a capital
Foto: AFP

Uma profecia que diz que um terremoto destruirá Roma nesta quarta-feira, 11 de maio, causou medo entre a maioria dos cidadãos, que decidiu abandonar a cidade, obrigando as autoridades a tranquilizar a população. Há meses corre pela internet uma suposta profecia do astrônomo e sismólogo autodidata italiano Raffaele Bendandi (1893-1979), que afirma que um tremor de terra de grande intensidade atingirá a cidade de Roma no dia 11 de maio de 2011, destruindo o Coliseu e a Basílica de São Pedro.

Nas últimas semanas os meios de comunicação divulgaram a profecia que assustou a maioria dos romanos, que decidiu abandonar a cidade nesta quarta-feira e passar o dia em fazendas dos arredores, em parques ao ar livre e a muitos quilômetros de distância. Segundo a organização de empresários agrícolas Coldiretti, citada pela imprensa local, as pousadas da província estão "cheias" graças às numerosas reservas feitas por famílias.

A maior parte das lojas administradas por chineses entre a praça Vittorio e ruas adjacentes anunciou o fechamento do comércio na quarta-feira, enquanto a imprensa local garantiu que pelo menos 15% dos funcionários públicos pediram dispensa. Perante a situação criada, a Prefeitura pôs à disposição dos cidadãos um posto telefônico, para tranquilizar à população e oferecer todo tipo de informação.

Por sua vez, especialistas e sismólogos asseguraram que esses prognósticos são falsos, enquanto Paola Lagorio, presidente da Associação La Bendandiana, que guarda o legado de Raffaele Bendandi, sentenciou que a história do terremoto de 11 de maio de 2011 "é uma fraude". "É uma notícia totalmente inventada, obra de alguém que sabe que a única pessoa crível na Itália para uma previsão desse tipo é Bendandi", denunciou Paola Lagorio em um programa da televisão pública RAI.

Segundo Paola, as únicas previsões sísmicas que Bendandi fez são para 6 de abril de 2521, data na qual, segundo seus estudos, a situação planetária pode causar tremores de grande intensidade na Terra. Perante o alarme criado, a associação de consumidores Codacons apresentou nesta terça-feira uma denúncia perante a promotoria de Roma por suposto "delito de abuso da credulidade popular" e pediu para investigarem "todos os que alimentaram e divulgaram a notícia do terremoto".

O presidente da Codacons, Carlo Rienzi, da mesma forma que os especialistas, assinalou que se trata de uma notícia "sem fundamento científico, que esta criando alarme entre muitos romanos, contribuindo para medos totalmente injustificados.


Exemplos simples de fraternidade parece não sensibilizar mais

---------
Roma: autoridades pedem calma e dizem que profecia é lenda10 de maio de 2011 19h27 atualizado às 19h43

Autoridades e sismólogos italianos pediram calma à população nesta terça-feira após a divulgação na internet da profecia que prevê que um terremoto de grandes proporções destruirá Roma nesta quarta (11 de maio). Segundo os especialistas, a teoria não passa de uma "lenda urbana" e é "improvável que um grande tremor ocorra". As informações são do jornal italiano Corriere della Sera.

Há meses corre pela internet a suposta profecia do astrônomo e sismólogo autodidata italiano Raffaele Bendandi (1893-1979), que afirma que um tremor de terra de grande intensidade atingirá a cidade de Roma no dia 11 de maio de 2011, destruindo o Coliseu e a Basílica de São Pedro. A teoria causou medo entre a maioria dos cidadãos, e parte decidiu abandonar a cidade, obrigando as autoridades a entrarem em alerta.
"Roma não está no centro de uma zona de terremoto. A interação sísmica local é limitada à área de Colli Albani (região vulcânica ao norte de Roma)", afirmou Mauro Dolce, chefe da área de abalos sísmicos e riscos vulcânicos da Defesa Civil. "Não posso prometer, mas é improvável que ocorra o terremoto que estão falando nesta quarta. A probabilidade é a mesma que daqui a um ano ou 100", disse.

A Defesa Civil não descartou a possibilidade de um terremoto atingir a região, mas não em proporções destrutivas como a da profecia de Bendandi. Segundo o órgão, "mais de 10 mil tremores são registrados anualmente por sismógrafos na Itália". Além disso, acrescenta a Defesa Civil, "é impossível prever grandes terremotos".

O governo local comunicou que não há motivos para alarmismo. "Não podemos nos tomar pelo medo, não há provas científicas para essa previsão", anunciou.
 
O telefone gratuito 800854854 e o endereço eletrônico www.protezionecivileromacapitale.it estão disponíveis para esclarecer qualquer dúvida dos moradores de Roma.

-------------


Número crescente de desastres aumenta a insegurança
Você já pensou que "só se morre uma vez" nesta vida?

"Profeta" gera pavor em Taiwan ao prever terremoto de 14 graus06 de maio de 2011 05h42 atualizado às 07h57


O autoproclamado profeta "mestre Wang" assegurou que um terremoto de 14 graus, com um posterior tsunami com ondas de 170 m, sacudirá Taiwan em 11 de maio, o que gerou pavor entre a população e levou a um suicídio, informou a polícia nesta sexta-feira.
 
Ao saber da previsão, um taiuanês de 70 anos que sofria de depressão crônica se jogou do quinto andar de um prédio em Taipé e morreu, segundo o diário Lianhe Bao.
 
Além disso, promotores taiuaneses iniciaram uma investigação sobre as profecias apocalípticas de Wang, que incutiram o temor em muitas pessoas e levaram à compra de refúgios situados nas regiões montanhosas da ilha.
 
Em Puli, aldeia localizada nas montanhas centrais, estão sendo construídos cerca de 100 refúgios, que posteriormente são vendidos a preços elevados, o que despertou suspeitas policiais de fraude ou de enriquecimento ilícito com relação às previsões.

Segundo o profeta, a catástrofe derrubará emblemáticos monumentos da ilha, como a Torre Taipé 101, um dos arranha-céus mais altos do mundo, e o Palácio Presidencial.


Fontes:
EFE
AFP


---
Nota: a profecia aconteceu, só que alguns quilômetros de distância, em cidade vizinha.
---


LEIA MAIS EM:

Tremores de Terra continuam aumentando no Brasil

Tremores de Terra e outros eventos sísmicos e climáticos no Brasil

Por Marise Jalowitzki
04.novembro.2011



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário