segunda-feira, 13 de junho de 2011

Novo avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue causa novos cancelamentos de vôos

Vulcão chileno Puyehue continua ativo e nova nuvem de cinzas cancela vôos no Brasil, Argentina, Uruguai e Nova Zelândia


Novo avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue causa novos cancelamentos de vôos


Por Marise Jalowitzki
13.junho.2011
http://t.co/28mOn2x


Está prevista para as 03h (horário de Brasília) desta segunda-feira (13) a chegada das cinzas do vulcão chileno a Montevideo, segundo informações do aeroporto local.


Eu não consegui dormir devido ao cheiro, ardência no nariz, garganta e pulmões e levantei para ler e escrever.


A Gol Linhas Aéreas informou, na noite de ontem (12), que todos os voos programados para as cidades de Buenos Aires e Rosário, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai (origem e destino), programados para a noite de ontem e para a manhã desta segunda-feira(13), foram cancelados por causa de um novo avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue.


Do Terra
"De acordo com informe da Infraero, até às 23h de domingo, 11,5% dos 2159 previstos atrasaram e 5,8% deles foram cancelados. No aeroporto de Congonhas (SP) o índice de atrasos era de 12,3% e os cancelamentos somavam 6,4%. Em Guarulhos, das 225 decolagens previstas, 26 atrasaram e 30 foram canceladas.


Segundo informe da TAM divulgado às 22h, entre os voos da companhia que operam fora do horário previsto, a média de espera era de 28 minutos na malha doméstica com 17% com espera acima de 31 minutos. Já na malha internacional, a média era de 26 minutos com 14% dos voos operando com espera acima de 31 minutos.


A Gol informou que está entrando em contato com os passageiros por telefone, email e SMS, mas os afetados podem agilizar o atendimento através dos números: 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai).


A empresa orienta que os passageiros que viajaram entre os destinos afetados devem consultar a empresa antes de se deslocar ao aeroporto. A empresa diz que providenciar reacomodação sem a cobrança de taxas, e que os passageiros poderão solicitar o cancelamento do bilhete com reembolso total do valor pago.


A nuvem de cinzas provêm do vulcão chileno Puyehue obrigou a suspensão na quinta e sexta-feira dos voos internacionais dos maiores aeroportos da Argentina, assim como os do Uruguai e aqueles com conexão ao Brasil e várias capitais sul-americanas.
Com informações da AFP


Nova Zelândia - Nuvem do Vulcão Chileno chega à Nova Zelândia


Do G1


A companhia aérea Qantas cancelou nesta segunda-feira (13) (pelo horário local) todos os pousos e decolagens da ilha australiana da Tasmânia e da Nova Zelândia. Já no aeroporto da cidade de Melbourne, todos os voos foram suspensos até o meio-dia.


Um grande número de passageiros espera pelo embarque no aeroporto neozelandês de Auckland. Mas, por enquanto, a companhia Air New Zealand está operando, no momento, a uma altura mais baixa que o nível da nuvem de cinzas.

Nuvem vulcânica afeta a saúde (Info G1)

Conheça o vulcão Puyehue no Chile - Info G1

Dados do Vulcão Puyehue obtidos na Unicamp - Info G1

----------------
Leia também:

Nuvem de cinza vulcânica se estende até a África


Nuvem - Partículas Vulcânicas - Perigos, Riscos e Efeitos dos gases sobre a população




Vulcão Puyehue está em erupção há 6 dias.
Partículas vulcânicas que compõem as nuvens
 (Foto ampliada Wikipedia)


Vulcão chileno - Nuvem é mais perigosa do que lava
LINK: http://t.co/vsJGOhJ






-------


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário