terça-feira, 14 de junho de 2011

Lixo atômico no fundo do mar - Suécia oferece ao mundo o seu lixão

Suécia constrói depósitos de lixo atômico debaixo do oceano

Lixo atômico no fundo do mar - Suécia oferece ao mundo o seu lixão

Por Marise Jalowitzki
14.junho.2011
http://t.co/Nvdze31

A Suécia está oferecendo às nações o seu reservatório, construído no fundo do mar, para abrigar o lixo atômico, gerado como resíduos da exploração da energia nuclear e subproduto do enriquecimento do urânio.

Mexe com as crenças de cada um. Pisamos em cima de um planeta que estará ficando cada vez mais podre e poluído? E perigoso? Sim, pois dentro das imprevisibilidades da Natureza, como garantir que os túneis no fundo do mar ficarão intactos? "Para sempre", como diz a reportagem? 

As autoridades dizem que 80% da população "aceitou" o empreendimento. Será que eles sabem REALMENTE  o que está sendo enterrado no fundo do mar?

Mais uma vez, o atrativo alardeado é trazer muitos investimentos para a pequena aldeia onde já está instalada a cadeia de túneis que abriga o lixo atômico.

QUAL A SEGURANÇA QUE OS TERRESTRES TEM DE QUE O SOLO A 50m NO FUNDO DO MAR É SEGURO? QUE VAI PERMANECER INTACTO "PARA SEMPRE"??? EXISTE "SEMPRE"?

Dentro daquilo que conhecemos HOJE a realidade pode ser encarada desta forma, mas POR QUANTO TEMPO?

Jornal Nacional - G1 - 14 de junho de 2011
Suécia constrói depósitos de lixo atômico debaixo do oceano

O depósito de Foshmark é considerado um dos mais seguros do planeta. Ele fica em um túnel, 50 metros abaixo do fundo do mar, no coração de uma rocha de 1,9 milhão de anos. 

A Finlândia tinha um projeto semelhante, mas pretendia implantá-lo apernas  em 2015.

Aí, fiquei pensando: a proposta que a China anunciou não é verdadeira? Em sendo verdadeira, porque não está atraindo os donos do lixo atômico? (A divulgação aconteceu em janeiro pela Al-Jazeera e não mereceu nenhum tópico no Brasil.)

China- Reutilização de material radioativo é um grande avanço


China descobre como reutilizar material radioativo

-----------
O estrago está feito. O lixo já está produzido. Será BEM IMPORTANTE, ESSENCIAL, mesmo, que todos estudem as alternativas que as nações apresentam e, diferenças à parte, aproveitem o que há de melhor dentro dessa bagunça. E, PRINCIPALMENTE, PARAR DE VEZ COM A EXPLORAÇÃO DE ENERGIA NUCLEAR!!!


Diga Não à Energia Nuclear. Os efeitos aos que se contaminam são desastrosos por gerações


Querendo, leia mais sobre o tema na página de links: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/brasil-sem-energia-nuclear.html

 Não à Energia Nuclear! Não às usinas nucleares!


BRASIL SEM ENERGIA NUCLEAR!!!




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil


Um comentário: