quinta-feira, 30 de junho de 2011

Água do mar vira água potável

Alternativas para o planeta - Ecogeo - Sistema já está em funcionamento no interior da Paraíba

Água do mar vira água potável

27.junho.2011
http://t.co/En1fiaD

Esta é uma excelente notícia!
Aquela cena típica de período de seca no Nordeste na qual dezenas de pessoas disputam a água trazida por caminhão-pipa pode estar com os dias contados.

A tecnologia já está sendo testada no interior do Paraíba e sua principal vantagem, em relação aos modelos convencionais, é que a máquina é alimentada por energia solar. A meta é investir R$ 4 milhões na fabricação em escala comercial. 

"O Grupo Ecogeo, holding com mais de 30 anos de atuação em soluções ambientais, desenvolve desde o fim do ano passado um projeto no Nordeste brasileiro com o objetivo de testar uma tecnologia que pode vir a substituir os caminhões-pipa. O equipamento movido a energia solar é capaz de transformar água salobra em potável. "No final de um dia de operação, o uso do equipamento é bem mais vantajoso que o caminhão-pipa, até porque não há necessidade de combustível", ressalta o presidente da empresa, Ernesto Moeri.


Onde há água, há água potável, afirmam os responsáveis pelo projeto de dessalinização da água do mar
 O Brasil concentra cerca de 13% de toda a água doce no mundo, no entanto a escassez deste recurso natural é uma realidade no País, principalmente na região Nordeste. Ciente dessa situação, o Grupo Ecogeo, em parceria com a Trunz Water Systems AG, fabricante de equipamentos especializada em tratamento de água, e a REPIC, entidade governamental suíça responsável por uma plataforma de apoio e promoção de projetos de energias renováveis, resolveu trazer para o Brasil o mais avançado sistema de dessalinização e purificação que transforma água salobra em potável.


"O Nordeste é abundante em rios, mangues, represas e águas subterrâneas, no entanto o sal e outras impurezas existentes tornam as águas frequentemente impróprias para o consumo. Há mais de seis meses estudamos as condições da região e avaliamos que o potencial de geração de água tratada para a população é muito grande", afirma Moeri.

A unidade móvel já está sendo testada no interior da Paraíba



São Sebastião do Umbuzeiro, localizado no sertão da Paraíba, é o terceiro município a operar a unidade móvel de dessalinização. Antes, o equipamento havia sido testado em Santa Luzia e Picuí/PB.

No local onde está instalada atualmente, a unidade de dessalinização reduz a salinidade de 4.950 ppm (partes por milhão) para menos de 100 ppm (considerada água própria para o consumo).

Com capacidade para produzir 700 litros/hora de água potável, a planta é autônoma, de fácil transporte, resistente à corrosão e oxidação, tem baixo custo operacional, pois utiliza energia solar, e, desta forma, não precisa de combustíveis ou eletricidade para funcionar. Além disso, sua instalação é extremamente rápida e a tecnologia adotada está de acordo com todas as normas nacionais e internacionais.

Parceria brasileira Ecogeo e trunzwatersystems.com - água do mar em água potável



Como funciona

Um dos diferenciais da tecnologia dos equipamentos da Trunz Water Systems é o sistema de pré-filtração que controla a qualidade da água que entra no processo de osmose reversa. No total, o equipamento em funcionamento possui quatro pré-filtros, sendo um deles dedicado à segurança do líquido que chega até a membrana, que é a responsável pela transformação da água salobra em potável.

"Este recurso aumenta a qualidade da água tratada e diminui a necessidade de trocas e manutenção, além de aumentar a vida útil do equipamento", afirma Vinicius Lima, coordenador de projeto do Grupo Ecogeo.


A planta possui ainda um sistema automático de auto-lavagem que é acionado quando as impurezas da água atingem determinado volume. O monitoramento remoto é outro diferencial do dessalinizador da Trunz Water Systems. Este recurso permite que os profissionais do Grupo Ecogeo, independentemente do local onde estejam, controlem as funções do equipamento a distância.

O conceito de sustentabilidade também está presente no dessalinizador, já que seu funcionamento é feito somente com luz solar obtida através de doze painéis solares com potência para fornecer 2.000 Watts.

Como o equipamento só precisa de 1.200 Watts para operar, os 800 Watts excedentes podem ser utilizados em eletrodomésticos como geladeira, chuveiro, rádio, TVs etc.

Além da Paraíba, também a Bahia e Pernambuco receberão o processo de transformar a agua salobra em água potável



A meta é que outros testes do equipamento sejam feitos nos estados da Bahia e de Pernambuco.
Fábrica no Brasil


O Grupo Ecogeo estuda a viabilidade de instalar no Nordeste brasileiro uma unidade industrial de equipamentos da Trunz Water Systems. A fábrica poderá receber investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões e terá a capacidade de montar mais de 100 unidades de tratamento de água por ano.

"Escolhemos o Nordeste pelo enorme potencial de águas subterrâneas salobras a serem tratadas e colocadas à disposição das comunidades locais. Nosso plano é começar a montar os equipamentos no semiárido brasileiro já na segunda metade de 2011", adianta Ernesto Moeri, presidente do Grupo Ecogeo.


Responsabilidade

A Trunz Water Systems, detentora da tecnologia de tratamento de água, e o Grupo Ecogeo assumirão a montagem, comercialização e manutenção dos equipamentos que serão montados no Brasil.

No total, existem mais de 10 modelos de plantas e cada um é indicada para o tratamento de diferentes tipos de água e diferentes capacidades de produção.

"Os equipamentos podem ser utilizados para combater a falta de água na região de seca no Nordeste, mas também para apoiar locais isolados como bases militares, acampamentos de exploração mineral e petrolífera, instalações turísticas e localidades que passaram por catástrofes naturais, como terremotos, inundações, furacões e outros", afirma Moeri.


Atualmente os equipamentos da Trunz Water Systems estão em funcionamento em países como: Venezuela, Haiti, Cuba, Paquistão, Austrália, Malásia, África do Sul, Índia entre outros.
Quem é  Ecogeo


O Grupo Ecogeo é uma holding com mais de 30 anos de atuação no Brasil, composta por cinco empresas focadas em áreas distintas do desenvolvimento sustentável: Geoklock (consultoria e engenharia ambiental), Biosol (implantação e operação de sistemas de remediação), Bachema (laboratórios de química ambiental), Biolatina (geração de biogás e biodiesel utilizando resíduos não alimentares) e Algae Biotecnologia (desenvolvimento tecnológico de sistemas de cultivo de microalgas e cianobactérias no Brasil e na América Latina para produção de biocombustíveis)."
http://www.cabecadecuia.com/noticias/90519/grupo-ecogeo-traz-para-o-brasil-equipamento-que-transforma-agua-salobra-em-potavel-.html






 Mais informações:
Site - http://www.trunzwatersystems.com/

"Onde há água, há água potável. O principal desafio no nosso planeta é o acesso humano à água potável. Existem muitas fontes de água doce contendo substâncias nocivas, tais como vírus, bactérias ou produtos químicos. Este é um fato que leva a consequências negativas para a saúde dos afetados. Trunz Tecnologia da Água tem implementado um simples e auto-suficiente sistema para tratamento de água. São equipamentos compactos e móveis de tratamento da água, que funciona através da energia gerada por painéis fotovoltaicos integrados e por um gerador eólico. Assim, praticamente não há limites para instalar em qualquer parte do mundo.Também estão sendo desenvolvidos equipamentos fixos para o tratamento e dessalinização da água do mar."

O projeto utiliza a energia eólica

-----
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

4 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BELÍSSIMO TRABALHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRATA! Anseio pela implementação em massa!!!

      Excluir
  2. O presente trabalho me ajudou bastante a desenvolver outras pesquisas.Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Desejo sucesso nas pesquisas e torço para que o problema da contaminação das águas diminua, até erradicar!!! Água potável é direito de todos!!!

      Excluir