segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nova Zelândia é atingida por terremotos, que deixam feridos e causam pânico

Após o sismo de fevereiro, Nova Zelândia volta a enfrentar terremotos nesta segunda-feira

Nova Zelândia é atingida por terremotos, que deixam feridos e causam pânico

Por Marise Jalowitzki
13.junho.2011
http://t.co/BY4VHdd

A Nova Zelândia volta a ser castigada com mais terremotos nesta segunda-feira.(13). Tremores tiveram magnitude medida entre 5,2 e 6 graus na escala Richter.
A Nova Zelândia registra cerca de 14 mil terremotos por ano. Será este um solo adequado para intensificar a exploração petrolífera?

Stephen Hawking e o futuro da humanidade



Há cerca de um mês, o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking, um dos mais consagrados cientistas da atualidade, prenunciou que, do jeito como a humanidade está se autodestruindo, restam nem cem anos para que a vida se torne totalmente impossível para todos. Terá razão o sábio cientista?

A população, assustada, relembra a experiência de fevereiro último, quando aconteceu um sismo semelhante.

Com cancelamentos de vôos devido à chegada das nuvens tóxicas do vulcão chileno Puyehue, a nação nezelandês enfrenta problemas.

Parece que o convívio com a insegurança e o medo se acentuam.

Embora seja bem importante manter-se atualizados com tudo o que vem ocorrendo, sinto como primordial começarmos a desenvolver uma nova maneira de encarar a Vida. Se antes as catástrofes também aconteciam, mas não tínhamos conhecimento delas, hoje, com a ascensão da web, tudo, em minutos, chega a todos os "cantos" desse mundo redondo.

Deve isso nos apavorar? Com certeza que pavor não resolve nada. Talvez muito pouco ainda possa fazer alguma diferença significativa, pelo muito de destruição que já aconteceu em termos planetários. E tanto ainda irá ser destruído e transformado, caso não mudarem as cabeças dos seres humanos.
Do G1
A cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, foi atingida nesta segunda-feira (13) por uma série de terremotos, que deixaram várias pessoas feridas e semeou pânico entre a população local, já traumatizada pelo grande tremor de fevereiro.

As autoridades de Christchurch determinaram a evacuação de vários imóveis após o primeiro terremoto causar o desmoronamento de uma igreja. O tremor teve magnitude medida entre 5,2 e 5,5 graus na escala Richter. Cerca de uma hora depois, Christchurch foi atingida novamente por um tremor de 6 graus, com epicentro localizado a 9 quilômetros de profundidade e 14 quilômetros ao norte da cidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A Polícia indicou à televisão neozelandesa que duas pessoas foram resgatadas debaixo dos escombros da igreja de Saint Johns, situada no centro da cidade, e que, por enquanto, recebeu informações sobre cerca de 30 imóveis danificados, a maior parte deles com paredes rachadas. Segundo a imprensa local, pelo menos seis pessoas tiveram de ser levadas a hospitais após sofrerem ferimentos.

De acordo com os primeiros dados divulgados pelas autoridades municipais, cerca de 10 mil imóveis ficaram sem eletricidade por uma falha provocada pelos tremores. Após a tragédia, as escolas paralisaram as aulas e mantiveram os alunos à espera de que os pais fossem buscá-los.

Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, o epicentro do primeiro terremoto se localizou a 11 quilômetros de profundidade e a 10 quilômetros ao leste de Christchurch, segunda cidade mais populosa do país. Em fevereiro passado, 181 pessoas morreram devido ao terremoto de magnitude 6,3 em Christchurch.

A Nova Zelândia se localiza na falha geológica entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania e registra cerca de 14 mil terremotos por ano, dos quais entre 100 e 150 têm força suficiente para serem percebidos.

Fonte: http://ning.it/mLpVCf

--------
Leia sobre a relação entre ocorrências de terremotos e extração petrolífera:
Há estudos sérios mostrando que a ocorrência de sismos pode ter direta relação com escavações de petróleo (Veja link: http://t.co/998Dw63 ). Espero que, pelo menos, os órgãos competentes (incluindo a Petrobras), criem novas estações de monitoramento nas outras regiões da costa brasileira onde também estão sendo intensificadas as instalações das plataformas para exploração em águas profundas.


E que a população seja informada com antecedência!!!...
------
----
LEIA MAIS EM:

Tremores de Terra continuam aumentando no Brasil

Tremores de Terra e outros eventos sísmicos e climáticos no Brasil

Por Marise Jalowitzki
04.novembro.2011



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário