Antas pintoras usam a língua e a tromba para produzir suas obras de arte - Foto Carolina Iskandarian |
Respeito aos animais - Antas Pintoras, Queimadinho, Escargots
Marise Jalowitzki16.junho.2011
http://t.co/Bp65wzU
Há muito tempo uma notícia causou arrepios: Artista plástico francês utilizou escargots vivos, encharcando-os de tinta a óleo, para que, enquanto se arrastassem agonizantes sobre suas telas, produziriam "seus" quadros. Os animaizinhos tinham uma morte dolorosa, pois a tinta a óleo queimava-os e ía se tornando mais e mais pegajosa, até que eles não conseguiam mais se mover.
As maldades para com os animais são frequentes.
Mas, há casos de bondade, também. Hoje, ao ouvir sobre a exposição das Antas pintoras, a primeira reação foi de susto. Lembrei dos escargots, lembrei de Queimadinho, lembrei de tantos outros. (Veja video sobre Queimadinho ao final)
Veio a manchete das Antas Pintoras. Lá estavam elas, pintando com o focinho e a língua as telas que uma mulher lhes estendiam. O que estariam fazendo? Seria algo nefasto? Mas, ufa! A tinta é orgânica e comestível e a ação faz parte de um projeto que visa conscientizar para a preservação da espécie! Dizem os responsáveis que os animais aceitaram a questão do pincel no focinho e rabiscar nas telas. Mesmo assim, fico pensando algumas coisas:
QUANTO TEMPO elas ficam nesta atividade?
SE SE NEGAREM A PINTAR, são respeitadas nisso, ou induzidas (forçadas)?
NO RESTANTE DO TEMPO, o que fazem?
É tudo meio estranho, neste nosso mundo! Onde, para conscientizar, temos de chocar, chamar a atenção, criar ineditismos! Sim, pois quem daria sua atenção e doação se as antas fossem "apenas" exibidas em um cativeiro? O que já seria amplamente anti natural?
Não desfaço a iniciativa, que visa preservar a espécie (bem diferente do "artista" que pegava os escargots que agonizavam sobre as telas), mas que é esquisito, é. Esquisito, para chamar a atenção de uma espécie muito mais esquisita, nós!!!
As obras foram exibidas nesta quarta-feira (15) em exposição com leilão que foi um sucesso no Espaço Dom Pedro, no Zoológico de São Paulo - e foram doadas pelos EUA (onde vivem as "antas pintoras") para o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). A exposição foi um sucesso. O valor arrecadado será usado em pesquisas de proteção ao animal no Brasil. O lance mínimo foi de R$ 200 para cada trabalho.
A exposição e o leilão são formas de chamar atenção para a causa da conservação da anta brasileira.
Uma boa causa!
A exposição de arte chamou a atenção e arrecadou fundos para a preservação da espécie - Foto Carolina Iskandarian |
QUEIMADINHO - O Cavalo-Herói
Não pude deixar de lembrar de Queimadinho, o cavalo que recebeu queimaduras terríveis por pura crueldade e que foi acolhido pela Cavalaria da Polícia do Rio de janeiro, em 2010.
Queimadinho nas primeiras semanas de tratamento das terríveis queimaduras |
Ele foi tratado, cuidado e, cheio de cicatrizes, exibia o passado de dor devido ao ato inescrupuloso de um rapaz que ateou fogo nele.
Queimadinho, recuperado, participa de Desfile |
Queimadinho morreu em maio deste ano, devido a complicações pelo uso dos remédios usados em seu tratamento. Fica a saudade e a admiração. Por ele, pelo seu esforço para viver e a todos os seus cuidadores.Os animais merecem todo o nosso respeito. Eles tem direito a uma vida decente, assim como os humanos!
Parabéns a todas as iniciativas honrosas por aqueles irmãos que, como nós, sabem o valor da Vida!
-------
Fontes: G1 e Domingo Espetacular
Fontes: G1 e Domingo Espetacular
Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! link: http://t.co/7Z4PBPu
Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA! |
Links sobre Direito dos Animais à VIDA!
19.abril.2011
DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe!
--------------
Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário