sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nuvens do vulcão chileno chegam no RS


Cachorro caminha sobre cinzas vulcânicas na Peninsula San Pedro, próximo a San Carlos de Bariloche, Rio Negro, Argentina - Foto AFP

Nuvens do vulcão chileno Puyehue chegam no RS

Por Marise Jalowitzki
10.junho.2011
http://t.co/VMPEyoW

O pobre bicho pode morrer intoxicado, pois já está fraquinho e o ar fica contaminado.

O vulcão continua ativo, expelindo sua carga tóxica, em especial o silício, que se encontra em grande quantidade nas areias. Está presente no vidro, entra na composição de todos os componente eletrônicos (chips, memória ram dos computadores, processo digital de relégios, celulares, etc.). Se entrar na turbina dos aviões, pode derreter como vidro líquido e cortar.

Nos 4 países que já receberam aos efeitos do vulcão chileno Puyehue os efeitos já estão aparecendo. Chile, Argentina Uruguai e o sul do Brasil tem o solo coberto pela cinza vulcanica. As áreas de pasto ficam imprestáveis e o gado, se não for removido, fica sem se alimentar.

No Chile já apareceram milhares de peixes mortos pela contaminação das águas.

Ninguém entra, ninguém sai pelo ar, também no Rio Grande do Sul

O alerta emitido pela Aeronáutica, através da FAB - Força Aérea Brasileira às 20h36 de ontem (09), fez com que todos os vôos do Rio Grande do Sul (aeroporto Salgado Filho, Caxias do Sul e Santa Maria) fossem cancelados.

A nuvem de cinza vulcânica chegou ao Sul do País nesta tarde. A camada de nuvem que passa pelo sul do Rio Grande do Sul está entre 1,5 km e 7,5 km do solo.

"As previsões também indicam a possibilidade de a nuvem chegar a Porto Alegre no final da noite, caso as condições meteorológicas sejam mantidas", disse a nota.

Segundo o Climatempo, no aeroporto de Montevidéu, capital do Uruguai, as cinzas vulcânicas do Puyehue foram registradas às 8h20 e até as 16h de ontem (09) o fenômeno persistia.

A previsão é de que melhore, caso os ventos mudarem de direção.

Vulcão Puyehue no Chile, continua ativo nesta 4a. e 5a. feira - Nuvem chega ao RS
No início divulgaram ser o vulcão Chaitén que estava em erupção.

O que são nuvens vulcânicas

São partículas vulcânicas vítreas, expelidas pelos vulcões durante uma erupção vulcânica explosiva. Têm até 2 mm diâmetro. Durante o trajeto ascendente, depois da explosão, solidificam e formam uma nuvem, que ao cair poderá formar depósitos. Se estes depósitos forem consolidados, transformam-se em rochas cineriticas ou, se associadas com [escória], bombas e outros fragmentos piroclásticos, em tufos vulcânicos. (Wikipedia)

--
Leia também:

Vulcão Chileno - Extensão da nuvem -
Foto NASA



"Brabeza" de passageira é de rir! O que fazer se o motivo é um Vulcão?
LINK: http://t.co/nstXIEF




-------

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário