segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Neve, o Vento Minuano, o Inverno no Sul - RS tem o dia mais frio do ano

Neve no Sul - Alegria na Alma -
(Foto Deise Machado)

 
A Neve, o Vento Minuano, o Inverno no Sul - RS tem o dia mais frio do ano

Por Marise Jalowitzki
27.junho.2011
http://t.co/KfiZekq

Ela só chega quando está muito frio! Não deve ter vento. Preferencialmente, 1 grau (positivo ou negativo). Pronto! Chegou! Milhares de floquinhos caem meio obliquos, fazendo um carinho gelado, leve que quase nem se sente! É a neve!

Ela confere uma sensação de alegria. Coisas que não se consegue explicar, só sentir! Talvez só saiba quem vive as diferenças, quem vive as transformações que a Natureza, Maravilhosa Mãe, sabe nos dar!

A primeira vez em que a vi, tinha 12 anos. Nevou até cobrir os joelhos. Os lindos floquinhos não paravam de cair. As pernas das crianças, as nossas, na época, afundavam suavemente, a cada passo. Brincamos, nos gelamos, fizemos bonecos, resfriamos. Uma lembrança que nunca se apaga!

É assim também quando chega o Minuano, nosso vento forte, ruidoso, que ronca, que uiva, que mostra seu rugido enquanto passa. Ele parece querer entrar em cada frestinha. 

Eu padeço no frio, mas amo tudo isso!!

As comidas típicas do inverno, o pinhão, cozido ou assado na brasa, o chimarrão, o mate-doce, os chás, bolos, cucas de todas as frutas, tanta coisa saborosa! É quase como um culto! Faz a gente lembrar dos antepassados, nós os reverenciamos sempre de novo, a cada ano!

Inverno no Sul é surreal
------
Assista ao video: LINK http://ning.it/ja7epF

RBS Notícias - Frio chega forte ao Estado, 27/6/2011 -

Frio se intensifica no RS e vento chega a 80 km/h no Litoral nesta terça-feira

A meteorologista do Grupo RBS, Estael Sias, respondeu a dúvidas de leitores sobre o clima
Apesar de a possibilidade de neve estar se afastando, o frio deve ficar ainda mais intenso no Estado nesta terça e quarta-feira. O ciclone que está sobre o RS se afaste em direção ao oceano levando embora a umidade que, combinada com o frio, poderia gerar precipitação de neve.
"Em grande parte do RS, a terça-feira será o dia mais gelado da semana e do ano até agora, porém a tendência é de tardes mais ensolaradas"- disse.

O vento forte que causou estragos na madrugada desta segunda-feira em alguns pontos do território gaúcho, segue amanhã, mas perde um pouco de força. No Litoral, as rajadas podem chegar a 80 km/h e na Região Metropolitana não deve passar dos 60 km/h.

Nesta terça-feira, a previsão da temperatura mínima na Capital é de 3°C, porém, como o sol deve aparecer, a sensação térmica deve ser mais amena. Na Serra, os termômetros vão registrar novamente temperaturas negativas entre amanhã e quarta. Inverno não deve ser rigoroso

Muitos leitores perguntaram à meteorologista qual é a previsão para o restante da estação, que começou na última terça-feira. De acordo com Estael, este não deve ser um inverno rigoroso.

"Consideramos rigorosos períodos prolongados de frio intenso nas manhãs e tardes e nenhum prognóstico aponta para isso. A tendência é de pouca chuva ao longo de julho e na primeira quinzena de agosto, com períodos mais curtos de frio intenso alternando com períodos de temperatura mais amena e chuva forte."


--------

Leia também:
Folhas de maracujá e parreira crescem juntas e ajudam a compor xarope de inverno


Xarope de inverno com folha de parreira e maracujá, olha só!



------
E mais:


Granizo, neve, frio
também trazem sofrimento no Rio Grande do Sul
 

A Miséria no RS (video)

LINK: http://t.co/5lFBVVe











Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário