segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CENSURA - O MACRO PROJETO


CENSURA - O MACRO PROJETO 
Marise Jalowitzki


O Macro Projeto para censurar a liberdade de imprensa começou a estender seus tentáculos há vários anos. Agora, está com muito mais força. Acompanhe e assista aos videos:

O controle nacional vem do monitoramento nos conselhos estaduais. A ação segue a orientação da Conferência Nacional em 2009 - http://www.youtube.com/watch?v=MwYS2aN_JQY

1) Em 2004 o jornalista norte americano Larry Rother publica uma reportagem no New York Times onde faz comentários sobre o uso excessivo de álcool pelo mandatário brasileiro. Tem seu visto cancelado e é banido do país. Pura e simplesmente. "Cut and waste"  - "Corte e joga fora." Embora continuem circulando videos humorísticos na web de chefes de estado até hoje, tais como do Brasil, França, Polônia, etc.


A expulsão de um jornalista estrangeiro tivera um antecedente semelhante em 1970, em plena era militar, quando, sob a presidência de Medici, o jornalista François Pelous  - Frande Presse - teve de abandonar o Brasil.


A repercussão internacional em relação a Rother, seja através da BBC como da opinião pública, foi tamanha, e tão negativa, que as autoridades brasileiras retrocederam e o jornalista retomou suas atividades em nosso país.


A filosofia de banir quem tem opinião diversa está em ação.





2) No mesmo ano (2004), o presidente encaminhou ao Congresso um projeto visando a criação do Conselho Federal de Jornalismo e suas respectivas seções estaduais, com o fim de fiscalizar matérias e jornalistas.

O texto do projeto diz que o conselho tem poderes para "orientar, disciplinar e fiscalizar os jornalistas".

Em 14 de dezembro de 2004, a Câmara de Deputados arquivou o projeto, com a finalização de que "Liberdade não se negocia".

 



3) 2005 - De acordo com Boris Casoy o PT orientava a Record sobre quais assuntos eles não queriam que fossem abordados.

 No video onde Boris entrevista Lula:  aparece ao vivo o presidente declarando para Boris Casoy não repetir mais a pergunta sobre uma possível aliança Chavez, Fidel e Lula, ao que Casoy solta uma sonora e espontânea risada. -


Assista agora:
http://www.youtube.com/watch?v=HsTMp3mGDLg&feature=related








4) 2006 - Alexandre Garcia - Após este programa, Alexandre passou alguns meses apresentando apenas programas para regiões locais, no caso no DF, para, posteriormente, retomar em rede nacional (Globo)!





Assista agora:
http://www.youtube.com/watch?v=rwZ3EWrFwJ0&feature=related

 


5) Em 2008, Lula declara ao seu amigo Lech Valesa, ex-presidente da Polônia: "Vou implantar o socialismo no Brasil!" - Nenhuma novidade - Faz parte dos princípios éticos dele e do partido.

6) Em 17 de Junho de 2009 é regulamentada a profissão de jornalista sem a necessidade de apresentar diploma, por entender que tal profissão não acarreta prejuízo de dano à sociedade, tais como a medicina ou a profissões ligadas à área da Saúde.
 
A FENAJ declarou-se indignada, por sentir que "deixou de ser uma categoria profissional para ser um amontoado".


Veja:  
http://www.youtube.com/watch?v=beORTHlNySM&feature=related


7) Também em 2009, o PT edita o "Novo Código de Ética" a seus filiados, definindo "diretrizes de conduta objetiva e tipificando sanções para todo e qualquer caso de transgressões" onde estão previstas penas severas para aqueles que permitirem o vazamento de informações.

8) Em 2010, o antigo projeto (de 2004) encontra um viés no PNDH3 - Plano Nacional de Direitos Humanos e, mediante decreto, retoma a questão do cerceamento à liberdade de imprensa, adotando critérios de acompanhamento editorial.

Alexandre Garcia ante a suspresa da entrevistadora, responde sobre o PNDH3 - Decreto que veio do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos, sob o pretexto de Direitos Humanos, provoca reações da livre iniciativa e interfere na liberdade de imprensa.Segundo o projeto, o jornalista deverá estar inscrito num Conselho de Jornalistas para poder exercer a profissão.

 
Durante 90 dias a sua carteira profissional permanecerá sob a responsabilidade da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais. Entretanto, o projeto não estabelece obrigatoriedade do certificado universitário de jornalista para o exercício profissional.

Assista:
http://www.youtube.com/watch?v=7r4bs6CrcyU&feature=related


 







Bandeirantes - Joelmir Beting - Presidente Lula diz que não leu o que assinou (PNDH3), outras vezes faz piada sobre o assunto

 
Assista:http://www.youtube.com/watch?v=2F-RiYkHF1M&feature=fvw




CQC - Custe o Que Custar - Programa que vai ao ar toda 2a. feira à noite na Band, recebeu censura de uma matéria de 22 minutos, exposição negada. Em várias outras ocasiões, os jornalistas foram agredidos, jogados fora, instrumentos quebrados por políticos e seguranças destes.
(Aqui em Porto Alegre, por ocasião de uma das visitas da candidata, o jornalista foi barrado, puxado, empurrado e, literalmente, jogado fora. Quando conseguiu chegar perto da candidata, esta disse: "Mas ele é insistente, mesmo!")

Casseta e Planeta - Denunciam censura a quadros do programa que vai ao ar às terças-feiras pela rede Globo.

Censura: "Este governo foi o único que mandou recados", diz humorista. Em entrevista à TV Estadão, Marcelo Madureira, do Casseta e Planeta, diz que governo não perde oportunidade de mostrar autoritarismo de forma velada. Recados: "O presidente não gostou disto. É melhor parar! A esposa do presidente ficou incomodada com aquilo!"


Protege os maus candidatos. É anti constitucional. Protege a mentira.


Clique e assista:
http://www.youtube.com/watch?v=9oDw1L6i0E0 

Programa do Jô - entrevista com Carlos Vereza - vetado - (Os programas são gravados antecipadamente)


Veja também:
http://www.youtube.com/watch?v=vsDyeMHzRx8

 
E QUEM CENSURA LULA? - Como pode um presidente chamar o povo de toda uma cidade de exportador de veado?

Uma ofensa: 
http://www.youtube.com/watch?v=0oHpf1crdD0&feature=related


- Em outro video, chama o eleitorado de Veado.
E, tudo bem?
Não é preconceito?
Não é discriminação? Há sanções previstas em seu próprio partido para quem exerce discriminação e/ou constrangimento.


 


Agradeço ao Áureo Vaz Fortuna, Francisca Vasconcelos e Eliana Crivelari, do Movimento Marina, pelas contribuições bibliográficas, que tornaram possível compor este artigo. Abraços!
_______________________________________________

MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e
palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação
em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisej@terra.com.br http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil
_______________________________________________

2 comentários:

  1. É precoupante, quando se ler notícias sobre qualquer tipo de censura que queira se aplicar à imprensa. Com mais de dois séculos de existência, no Brasil, em dois momentos vimos isto: na era Vargas e nos governos militares.Em ambos os casos o Brasil vivia um regime de exceção que gostaríamos de esquecer. Num País em que o Executivo é maior do que os demais poderes, resta a imprensa exercer o seu papel

    ResponderExcluir
  2. Com o que estamos em perfeita concordância, Amigo Valdemar.

    E tudo isto é, no mínimo, incompreensível:
    Se não há o que esconder, qual o propósito da censura?

    - se é pela questão da possibilidade de aliança com países socialistas, isto já está sendo alardeado desde sempre. Reza no código de ética do partido. Está contido na bandeira.

    - se é pela questão do humor, então, menos compreensível ainda. Acaso Ronaldo Fenômeno, ao ser interpelado via Parreira por Lula, se estava realmente gordo ou não, deveria Ronaldo ter se calado? Não, o jogador ficou magoado e externou isto, pedindo o direito de resposta (que não veio): "É verdade que ele bebe prá caramba? Todos dizem isso dele. É verdade? Eu acho que não. Assim como dizem que eu estou gordo, dizem que ele bebe prá caramba!" Simples.

    Gente, ou então, é o que?

    A população saber do "dinheiro na cueca" é inconstitucional?

    ResponderExcluir