sábado, 30 de outubro de 2010

POVO ANESTESIADO?



POVO ANESTESIADO?
Marise Jalowitzki

Hoje pela manhã recebi o link: Ditadura Programada - http://www.google.com.br/search?q=Ditadura+anunciada.+++Lula+anuncia+Congresso++alternativo.&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a



Com a pergunta: "É Verdade?"


Respondi:


O amigo duvida?


Lula e o PT NUNCA esconderam isto! Seus ideais são socialistas. Só não ouviu quem faz questão de "querer" ser pego "de surpresa"!


A união com Chavez, (que recebe subsídios bilionários há uma década da China), Cuba e Evo Morales, a afirmação em 2008 "Eu vou implantar o socialismo no Brasil", o "estar com o povo" que nem Getúlio conseguiu tanto, a implantação dos conselhos estaduais para censurar a imprensa. Mesmo para aqueles que não gostam de ler, há vários videos no youtube. É só querer ver. E, principalmente, querer refletir sobre o que isto representa. Eles não escondem, nem nunca esconderam, quais seus ideais e idéias.




Povo Anestesiado

Quando alguém tem uma estrondosa popularidade, é importante prestar atenção às causas desta popularidade.

Porque o povo se anestesia?
Sim, pois o povo não é anestesiado por alguém "de fora". Ele quer se anestesiar e se anestesia.
Porque? Os "republicanos", "democratas" ou como queiram chamar, hoje, estão sendo atingidos pelo veneno que eles próprios criaram e usaram por muito tempo.




Um povo abandonado, ridicularizado (lembram de FHC chamando os aposentados de "vagabundos"?), o povo pobre vivendo em petição de miséria, é certo que o primeiro que vem com um sacolinha de comida, alcançando "um dinheirinho", e de forma sistemática - e não apenas em época de campanha - é claro que vira um deus!

Maslov diz isso há um milênio!!!(sim, pois foi no milênio passado que lançou sua Pirâmide) - Como falar em moradia, saneamento básico, que dirá educação, quando falta ÁGUA, COMIDA? E são estes milhões de desprovidos que levam seu voto às urnas e, há décadas e décadas e décadas, elegem seus governantes, movidos pelas promessas, nunca cumpridas, de melhoria de vida.



Filosofia da Miséria Programada

Os tucanos e outros bichos, sempre souberam disso e a política brasileira está assentada sobre a "filosofia da miséria programada". Manter uma vasta população alienada de tudo, abaixo da linha da miséria, e manter, igualmente, a obrigatoriedade do voto, sempre foram armas fortíssimas usadas POR TODOS os políticos, sempre! O pt não faz mais do que usar esta estratégia SEMPRE VIGENTE no meio político e retroalimentá-la.

Como se atrai as galinhas do páteo vizinho para o páteo que se quer?

É só, todos os dias, deixar um pouquinho de milho espalhado. Elas vem, comem e, no outro dia, voltam. Dali a uns dias, o "estrategista" coloca uma pequena cerca entre elas e o antigo "lar" e elas nem notam, ficam ali mesmo, ciscando... Até com passarinhos, que tem asas para voar, acontece o mesmo! Eles entram na gaiola aberta, motivados pela fome e vontade de comer e...zás! estão presos. A estratégia é simples e infalível. E milenar.

Como se atrai pessoas para onde se quer?

É só deixá-las em petição de miséria prolongada, de tempos em tempos acenar para elas com alguma esperança, depois sumir e reaparecer mais adiante, novamente, justificando: "a coisa tá feia", de preferência citando alguma frase bíblica, oferecer mais alguma coisinha e sumir novamente.


Quem, entre políticos, intelectuais, "massa esclarecida" pode se queixar?


Ninguém. Porque, quando outras linhas políticas ocuparam o trono, a situação não melhorou como precisava e como era possível fazer.



Porque deixaram, por exemplo, desde 1988, dezenas de famílias morando em um presídio abandonado em Alagoas, desabrigados por enchente? Desde 1988?



Agora, há questão de semanas, ocorreu nova enchente . A "moradora" está oferecendo para seus familiares, vítimas da nova enchente, sua "moradia", já que os recém-desabrigados não tem para onde ir. E onde as pessoas estão enterrando seus mortos sem autorização, devido à demora nas providências "legais", o clima quente e todas as consequências já sabidas.

Quantos governos, de quantos "partidos" já passaram de 1988 até hoje?


"-Ah, Mas são problemas isolados!" - dirão alguns. Mentira! É só sair a andar por este país para ver a quantas anda a situação da população carente. 






Porque prometeram voltar logo após as eleições e inaugurar irrigação e água potável e saneamento básico e, depois de eleitos, se esqueceram das promessas e nunca mais retornaram, a não ser dali há 4 anos, novamente com um caminhão pipa e mais promessas? Que, novamente, prometeram e descumpriram?

Isto vem desde sempre.

Por falta de interesse em criar políticas públicas que retirem estas pessoas desta situação.



Nesta experiência política dos últimos 08 anos, esta miséria programada e tão conveniente para fins eleitoreiros recebeu, de forma sistemática, pequenas porções de comida, de roupas, como "nunca antes na história deste país". Estas bolsas possibilitaram (e possibilitam) aos miseráveis se programar, num mínimo de planejamento, em suas despesas e expectativas. Mesmo a idéia tendo brotado anteriormente, ela foi ampliada e mais, implantada em território nacional, o que antes, mesmo fhc tendo também 08 anos para implantar, não o fez.

E mais: este segmento da população recebeu atenção, recebeu carinho, de quem não tem vergonha de se misturar com a plebe, de quem não tem nojo do suor do trabalhador que nem usa desodorante, nem toma banho regularmente. São milhões e milhões de pessoas, nessas condições, em nosso país. Frutos de uma política secular errada, que sempre depauperou os cofres públicos a favor dos próprios signatários.


Quando vem um velho barbudo, barrigudo, que fica vermelho de tanto gritar, ergue seus braços ao entrar em um bar e fala alto: "Manda vir uma Pitú com mortadela!" - todos o aplaudem. Quem são os que aplaudem? Dezenas de operários da construção civil, muitos deles desdentados, quase todos já tendo passado por situações de despejo e expulsão, que adoram uma cerveja no final de semana e que possuem uma dezena de fihos! Todos votantes! E o presidente continua gritando: "Eu sei que os meus assessores vão me xingar, que eu não deveria ter dito isto, que não vai pegar bem, mas, diz prá mim, quem aqui não gosta de uma cachacinha? Quem não toma uma Pitú com mortadela?" E fica ali, sentado em uma mesinha simples, tomando a Pitú e comendo mortadela, rodeado de gritos eufóricos e aplausos intermináveis. O fato vira uma celebração e a gente pobre se sente um com ele.


A indústria da bebida alcoólica há séculos vem crescendo. A "droga legalizada" a base de álcool foi e continua sendo enaltecida como ingrediente básico das celebrações e todos sabem o alto teor de alienação que ela concede. Está institucionalizado.


"Sacanagem" do pt?

Dizer que foi "sacanagem" do pt? Que eles são "traidores"?

Quem criou este estado de coisas são os coronéis que ainda hoje dominam suas regiões, os "marajás" que acharam muito conveniente manter o estado de petição de miséria e falta de instrução de uma faixa tão elevada de população.


Acaso alguém acha que exista um ser humano que adora a carência, a miséria, a falta de recursos? Que alguém no mundo gostaria de posar para um jornal, revista ou filme, pedindo para sair "na foto" com um sorriso desdentado?

Dizer que não há recursos? Mentira!! Tivesse mais controle sobre as nefastas ações humanas, evitando e punindo os desvios, houvesse um maior compromisso com a ética, uma moral pautada na justiça e na aplicação desta, em todos os segmentos, com certeza, a situação seria bem diferente.  

É lógico que nada justifica continuar os mesmos erros só porque alguém "antes" fez "igual". Só que, a pergunta que fica, é: Quem está, efetivamente, apto para fazer diferente? 


Todo ser humano, ao nascer, sabe de seu compromisso com a felicidade, todos querem viver bem.


Um país com TANTAS riquezas, um país com tantas possibilidades, quem quer passar a vida olhando na tv as novelas "dos ricos", sabendo que "no Brasil, em se plantando, tudo dá?"


Noutro dia ainda me perguntaram: Tu és verde, és do pv?


Não tenho partido. Há decênios, ainda no milênio passado, houve uma proposta do pdt, que nunca se efetivou. À época, movida pelos projetos do cieps e das hortas comunitárias, tentei conhecer mais de perto o que o Brizola intencionava como governo. Projetos maravilhosos. Igual, não consegui conviver com aqueles que eram "a ponta". Políticos são "partido", pensam por "pedaços", há ambição e ressentimento. Não consigo participar.

Minha única mobilização foi quando Marina lançou seu nome e suas propostas. Por certo que ela também não é perfeita, como eu e você também não somos, mas, a sua preocupação com desmatamento zero, com fontes alternativas, com sustentabilidade, vão bem além do que estas palavras podem significar.


Portanto, com tranquilidade, declaro que o quadro que aí está é de total responsabilidade de quem sempre fez política neste país e de nós, que ainda achamos melhor ir gritar "filho da pu..." em um estádio ou assistir ao rebolado de uma garota funk, bebendo cerveja (ou pitú), do que procurar se inteirar de idéias, causas e projetos. Se antes era difícil o acesso a informações além das triviais (como comprar um refrigerador em 24 parcelas ou uma tv plasma em 36x) agora é MUITO MAIS FÁCIL obter informações dos fatos. Internet, Google, sites de busca. É só procurar, ler, conhecer, comentar, refletir e tirar suas próprias conclusões.


Ontem, ao assistir ao debate dos presidenciáveis, cheguei a escrever as frases vagas pronunciadas pelos dois lados "O Brasil PRECISA se conscientizar..." - "Nós TEMOS de mudar esta situação..." - "Assim como está não pode continuar..." - "Tem de haver uma ação efetiva..." - e nenhum dos dois declarava um compromisso quantitativo e qualitativo. Só para variar, a esmagadora maioria das ações urgentes trazidas pelos eleitores indecisos ficava em aberto: QUANTO iriam fazer, COMO iriam fazer, até QUANDO iriam fazer, COM QUE recursos. Assim é fácil.


Poderia deixar para publicar este artigo amanhã. Mas vou colocá-lo hoje mesmo.


Independente do resultado das eleições, independente de quem chegará ao poder, tenha a certeza: você que está lendo este post é tão responsável quanto todos pelo que aí está.

Igualmente, você e eu fazemos parte do percentual que tem o compromisso de fazer a diferença entre os seus, convidando-os a pensar e tomar conhecimento de muitos fatos, do presente e do passado, para vislumbrar um futuro diferente.


Continuo afirmando:


- O "Ouro Negro" que é o petróleo, é um tesouro de dois lados: é precioso, sim, pois é cobiçado, fica fácil vender e receber dinheiro (divisas); mas os efeitos colaterais de seu uso - da extração ao consumo - são nefastos e trarão muitas dores para milhares de pessoas.


- O desmatamento irrefletido é causa urgente e não será fácil contê-lo. Brasil é muito grande e não há milícia suficiente para fiscalizar, prender e punir os infratores.


- O aquecimento global é um fato e se, desde 1992, ainda estão tentando em nível de conversação, o que esperar? A COP-10 terminou, novamente, com algumas intenções e promessas que só hão de se mostrar positivas, caso forem efetivamente cumpridas - coisa que não aconteceu até agora, apesar de todas as calamidades de que somos espectadores (por enquanto!).


- A miséria em que vivem milhões de pessoas não tem razão de ser e pode, sim, ser erradicada! Há decênios já aconteceu um levantamento de que 3 semanas economizando em exploração armamentista, daria para erradicar a fome mundial por um ano!





Quando vejo tantas soluções alternativas acontecendo:


Saneamento = pneus usados para criar canos de esgoto, com total segurança e durabilidade
Água potável = projeto de irrigação proposto pela USP
Moradia = garrafas pet podendo se transformar em casa durável e térmica (aquece no inverno, resfria no verão) e outros projetos de baixo custo
Luz para todos = iluminação pública abastecida pela luz solar (em um país luminoso como o Brasil e tantos outros países), pela energia eólica, pela energia gravitacional (veja no ícone "Energias Alternativas" na barra lateral neste blog)
Telefone = telefonia em áreas onde o "sinal não pega", tendo uma solução barata, intermediando o celular à telefonia fixa
Carros = movidos a energia solar ou abastecidos eletricamente, com baterias, podendo rodar mais de 300km


Como não acreditar que é possível mudar com energias limpas?


É preciso esgotar as alternativas fósseis para, só então, recorrer aos outros meios alternativos, possíveis e baratos? Para atender a quais propósitos? Das mega multi nacionais que insistem em desovar seus produtos feitos à base da poluição, emissão tóxica?


Daqui, continuo emitindo meus desejos de Felicidades e de Muita Luz para aqueles que detêm o poder e tem em suas mãos a possibilidade da Mudança Positiva.


Felizes Eleições a Todos!

----------------
Links relacionados neste blog:
- Política atraente nas escolas e voto livre - "Dinheiro na cueca" é atraente? - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/politica-atraente-nas-escolas-e-voto.html









- Eleitor ruim, presidente ruim - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/eleitor-ruim-presidente-ruim.html






----------------
Links da notícia:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/06/29/ministerio-da-saude-estima-r-60-milhoes-para-reconstrucao-de-hospitais-no-nordeste.jhtm

http://www.google.com.br/search?q=Ditadura+anunciada.+++Lula+anuncia+Congresso++alternativo.&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

2 comentários:

  1. Bela drusa!!! Deve ser ametista nè? Eu tenho uma.
    Boa para limpar cristais.
    O que tinha que ser dito, foi dito...agora, é com a consciência de cada um.
    Manterei contato com o seu blog.
    Depois das eleições, vou voltar a morar no meu veleiro. Vou passar mais 4 anos a bordo. Não gosto da maioria dos seres humanos.
    Abraços Verdes e boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Para um entendedor!
    É ametista, sim! Cor e pedra da transformação, da transmutação.
    Boa para limpar cristais, boa para limpar ambientes; no meu ideal, e na minha escolha, boa para limpar as mentes e coração das velhas manias, vícios e desmandos.
    Meio idealista. Mas, que seríamos sem o nosso ideal?
    Com certeza, Amigo Fernando, tudo foi dito.
    Vou continuar minha escolha de continuar informando, na tentativa de esclarecer.
    Entendo MUITO bem tua decisão de te afastar de muitos jeitos tristes de ser.
    Desejo Felicidades e, grata pelas contribuições de sempre.
    mantenha contato, sim!
    Abraços Verdes, também, pela Natureza!

    ResponderExcluir