terça-feira, 26 de outubro de 2010

CENSURA NO CEARÁ - Coronelismo



CENSURA NO CEARÁ - Coronelismo
Marise Jalowitzki




http://ning.it/a0PBcZ
26.10.2010


Federação e Conselhos Estaduais

"Jornalismo é publicar o que alguém não quer que seja publicado; todo o resto é publicidade!" George Orwell


Vamos refletir sobre esta frase? 


Publicidade é a divulgação dos fatos, é dar conhecimento ao maior número de pessoas possível, de situações que, sem a publicação de tais acontecimentos, poderiam passar desapercebidos; jornalismo, segundo Orwell, tem um compromisso de instigar, de trazer a público a opinião própria, é um relato que provoca reflexões, pode fazer brotar dúvidas, leva o leitor/espectador a procurar outras referências, pesquisar para, daí, possibilitar a cada indivíduo retirar suas próprias conclusões e formatar a sua individual leitura do que constitui a sua realidade. A isso se denomina: formar opinião.


Para que um grupo de pessoas e, mesmo, toda uma sociedade, possa "ter opinião", quanto maior o número de pessoas tiver condições de argumentar, com base em situações múltiplas, mais coerente serão as decisões tomadas. Melhores e mais justas e ajustadas situações estarão estabelecidas.


Quando Zé Ramalho canta "Vida de Gado, Povo Marcado, eh, Povo Feliz!" - a quem ele está se referindo? A pessoas que pouco sabem, a pessoas que, assim, pouco pensam, premidas pelas necessidades e cegas pelo convencimento daquilo que acreditam ser as suas sinas.


Milhões de pessoas neste país ainda estão convencidas de que precisam e dependem de "um pai" ou de "uma mãe" no governo, para que possam "ajudá-las" já que estão convencidas de que sua sina é ter nascido na miséria e "para melhorar um pouquinho", precisam de um auxílio.





Desconhecem seus direitos, desconhecem os deveres daqueles que ocupam os lugares de representantes do povo e que bem recebem para melhorar as injustas situações da hierarquia social instituída.


Quanto maior o acesso a informação, mais e mais situações, leis, direitos e opiniões serão socializados e mais cada um aprenderá a argumentar, opinar, exigir e agir em prol do bem comum.


Nisso, um dos papéis mais relevantes é o da imprensa e seus jornalistas.



COMO PENSAR EM CERCEAR ESTE MOVIMENTO QUE JÁ TANTO SOFREU, POR DÉCADAS DE SILÊNCIO IMPOSTO?


Coronelismo


É sabido que o coronelismo no Brasil apenas mudou a vestimenta. Os "coronéis" não usam mais seus "uniformes de coronéis" mas a saga continua.


Por muitos anos, a Bahia era ACM. Ainda hoje, quem domina rede de televisão, jornais, rádios e até redes de supermercado em
Minas Gerais -  Aécio Neves
Maranhão - Sarney e Família
Ceará - os irmãos Gomes
Alagoas - Collor
Goiás - Iris Rezende - e por aí afora.

Assista: FEDERAÇÃO NACIONAL E CONSELHOS ESTADUAIS - conferência nacional em 2009 - http://www.youtube.com/watch?v=MwYS2aN_JQY


Video internacional sobre MG - Le Monde 
http://www.youtube.com/watch?v=R4oKrj1R91g&feature=related


Censurado - Marco Nascimento - Ex diretor de Jornalismo da Globo Minas -Aécio - MG
http://www.youtube.com/watch?v=UqEimwCupsQ


Paulo Beringhs - Goiás - Jornalista alega censura e pede demissão ao vivo http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI181198-16349,00-JORNALISTA+ALEGA+CENSURA+E+PEDE+DEMISSAO+AO+VIVO+EM+GO.html   

_______________________________________________
MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e
palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação
em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisej@terra.com.br
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/  
Porto Alegre - RS - Brasil
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário