domingo, 10 de outubro de 2010

CUIABÁ FUMAÇA - Por Gabriel Novis Neves



CUIABÁ FUMAÇA
Gabriel Novis Neves


Transcrevo aqui o artigo do Dr. Gabriel Novis Neves que, com sua clareza e foco, aliado a uma fina e mordaz ironia, escreve realidades que interessam aos que querem fazer alguma coisa de efetivo por nosso país.

Parece que teremos que esperar até o próximo ano para que o sofrimento impingido pelo clima desértico às crianças e velhos deste Estado, principalmente Cuiabá, seja minimizado. Estou me referindo à construção das inúmeras Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) prometidas pelos políticos. Vamos esperar então, e que São Benedito nos ajude!

O Pronto Socorro Municipal, que atende o Estado todo, está trabalhando acima de seu limite. A rede hospitalar privada, que não atende pacientes do SUS, também está operando no seu limite. Enquanto isso a população pobre, as crianças e idosos sofrem diante desse grave desastre ecológico. Estão simplesmente órfãos de atendimento. Marcelândia é o retrato vivo do descaso e abandono das autoridades – para abafar o incêndio o governo manda cesta básica e cobertores.


O que é intrigante nesta política vigente é que problemas externos recebem toda a atenção e empenho do governo: a paz no Oriente Médio, o desarmamento nuclear do Irã, o perdão da dívida aos países pobres da África e do Caribe. O socorro financeiro ao padre do Paraguai e ao cocaleiro da Bolívia. A recuperação da infra-estrutura de Cuba é questão de honra nacional. Cuba acabou nos últimos 50 anos. Como país democrático é nossa obrigação essa colossal ajuda.
Nossos políticos são capazes de formar um governo de coalizão política, tão bem avaliada pelo povo brasileiro, e não conseguem resolver as queimadas em Mato-Grosso? A maior injustiça que fazem com a gente do nosso Estado, é que não somos culpados pelas queimadas – inclusive afastamos do Ministério do Meio Ambiente a ministra in}competente e des/compromissada com as causas ambientais.




Deixemos os escrúpulos de lado e vamos tentar salvar Mato Grosso do incêndio. Passou da hora de convocar as cabeças pensantes deste país, para uma reunião emergencial em Cuiabá. Vamos convocar com urgência, Erenice, Sarney e Sarney Filho (que já foi ministro do Meio-Ambiente), Collor, Renan, Barbalho, Roseana, Maluf, Temer, Tiririca, aloprados, sanguessugas e tantas outras personalidades, para encontrar uma saída para as queimadas.




Enquanto esperamos, a fumaça cada dia aumenta mais. Mesmo com a nossa Secretaria de Meio-Ambiente proibindo queimadas, no período dos incêndios.

Gabriel Novis Neves
1ºReitor da UFMT - Cuiabá-Mato Grosso - Brasil
30-09-2010

---------
Leia também:
Vulcão Chaitén, no Chile - Fuligem e Cheiro da Fumaça no RS (Foto:Claudio Santana)


Cheiro horrível - Queimadas ou Vulcão Chaitén? Chile - Fuligem pode chegar ao RS

Por Marise Jalowitzki
06.junho.2011

-----------

4 comentários:

  1. Marise,
    Meus parabéns por sua página luminosa e pelas belas escolhas que faz dos textos que a integram.
    Adorei esse texto aqui.
    Realmente, ironia fina, como você disse,e mordaz ironia na transcrição das tristes realidades brasileiras.
    Parabéns a você ao ao Dr. Gabriel Novis Neves,
    Eliana Crivellari

    ResponderExcluir
  2. Lili,
    sim, pois UPAs continuam sendo paleativos, ações remediativas, quando a prevenção para EVITAR AS QUEIMADAS é que deveriam ser o foco das autoridades!!!
    Revoltante!

    Leva meus agradecimentos ao autor e, recebe-os também, por nos colocar em contato através dos textos.
    Feliz Semana!

    ResponderExcluir
  3. Feliz Semana,
    Marise,
    E vi seu texto esplêndido sobre a eleição do palhaço Tiririca.
    Uma vergonha nacional!
    Senti toda a sua indignação que também é a nossa!
    Parabéns pelo seu texto, e acabei de lhe enviar pps com redação do Dr. Gabriel sobre o mesmo tema.
    Abraços,
    Eliana Crivellari

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Amiga! Que tristeza, não é mesmo?
    Tenho amigos em Portugal, e em um dos blogs há uma gozação fortíssima sobre o fato.
    Com certeza, é motivo de chacota mundial.
    O mais importante é ENTENDER a jogada política que há por detrás disso tudo!
    Sujeira!

    Por isso a importância do conhecimento!
    Bjs

    ResponderExcluir