sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CÓDIGO DE DEFESA DO ELEITOR


CÓDIGO DE DEFESA DO ELEITOR



Propaganda enganosa merece punição.
E propaganda enganosa na política, por que não???

Por Marcio Fialho - RS
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2010/10/codigo-de-defesa-do-eleitor.html

Se uma empresa vai a TV, oferece determinado serviço, e depois se verifica que era propaganda enganosa, tal empresa é processada e tem que pagar indenizações a quem contratou o serviço.


Felizmente, as empresas são obrigadas cada vez mais a falarem a verdade sobre seus serviços e produtos, ou repor ou indenizar os danos que causam por vender uma coisa, dizendo que é outra, dizendo que tal produto faz uma coisa, mas faz outra, ou mesmo induzindo o cliente a pensar que o produto faz algo que ele não faz.


Há multas, há indenizações, há danos à imagem e à confiabilidade da empresa.


E há concorrentes trabalhando bem o suficiente para tomar os clientes desapontados e enganados.


Já pensaram como será bom, a partir do momento em que com a política acontecer igual?


Que maravilha será! As promessas de campanha terão de ser cumpridas, sob pena de rescisão de contrato, multas e indenizações!


Ao existir algo parecido com isso, os políticos mentirão bem menos, e suas promessas serão bem mais cuidadosas, pois terão que cumpri-las, ou serão tirados do cargo, deixando a vaga para o concorrente. Em curto espaço de tempo.
Que maravilha!!!


Não será mais preciso esperar mais 4 anos remoendo o erro, eleitor!


Também haverá menos boicotes às propostas um do outro, e os políticos serão obrigados a trabalhar em equipe, para o bem da Sociedade e do Estado (como reza a teoria), pois é uma questão de sobrevivência no cargo que tanto querem...


Assim, ao invés de boicotar, os políticos terão de combinar a ordem de aprovação das idéias e promessas que cada um fez para se eleger.


Teremos propostas de verdade, e não promessas vazias!
Poderemos selecionar os que têm os melhores projetos para Educação, para Saúde, para Segurança, para a Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente e para cada setor individualmente, já que muitos representantes são escolhidos a cada eleição.


Não cumpriu? Indeniza o cliente... nós... o Estado!


E fica com o “filme queimado”.


E entra o suplente, já sabendo o que lhe espera se agir da mesma forma.


Não será preciso descobrir e provar imoralidades para nos livrarmos desses políticos... Bastará não ser o que nos “venderam” na época das eleições...


Bastará o fato de nos ludibriarem dizendo tudo que queríamos ouvir, nos iludindo com promessas maravilhosas e, na hora de cumprir, não cumprir!
Se uma empresa fizesse na TV o que faz um político... ai dela! E olha que o dano causado pela propaganda enganosa do político ainda é imensamente maior do que o dano causado por um produto que não é tudo o que nos fizeram pensar que era.

Vamos pensar seriamente em criar uma forma efetiva de colocar em prática uma Lei que venha, de fato, em defesa do eleitor?

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Nota de Marise: 
A única alteração que fiz, foi no tempo verbal. "Puxei" mais para perto a idéia bem bolada, para que o sonho possa se tornar uma realidade, e nossa reflexão nos levar para novas possibilidades.

Mesmo que já exista algo parecido, não está sendo devidamente analisado ou observado na prática legislativa. Sem contar o teeemmmmmpo em que uma situação se arrasta até que, ou não leva a nada, ou cai no esquecimento.... o que vem dar no mesmo.

Caminhando para o Voto Consciente (e não, simplesmente, obrigatório), com certeza os cidadãos ficarão muito mais envolvidos e comprometidos a partir do momento em que souberem que terão o Direito, garantido por Lei, para cobrar, realmente, o não cumprimento das promessas de campanha.

Atualmente, mesmo quando se acessa o site do candidato em que votamos, e se encaminha um e-mail, na esmagadora maioria das vezes, nem resposta recebemos, que dirá uma adoção diferenciada de qualitativa ação!
O original está publicado em http://ning.it/c7ilTE  

Mudanças acontecem quando muito se fala sobre o que se deseja.
Vamos refletir?


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