domingo, 10 de outubro de 2010

QUEIMADAS NÃO SÃO "PRIVILÉGIO" DO CENTRO DO PAÍS

QUEIMADAS DE NORTE A SUL: UM PROBLEMA CULTURAL




DE NORTE A SUL DO PAÍS,

AS QUEIMADAS DESTROEM E INTOXICAM
Marise Jalowitzki

http://t.co/bvGqlKp

Por políticas públicas punitivas contra as queimadas e o desmatamento ilegal

As décadas se sucedem e várias reportagens se repetem:
- fraudes e desmandos
- secas e enchentes
- população carente em sofrimento e descuido
- saúde pública defasada
- queimadas e intoxicação ambiental
- doenças e desamparo
- visão de lucro imediato.

Vírus que contamina a quase todos, esse, do imediatismo. Desde que me conheço por gente os agricultores e pecuaristas praticam este rito ilegal de efetuar queimadas nas terras, para "prepará-las para o plantio"!

Desde menina, causava-me espanto aquele triste e assombroso espetáculo (primeiro, ver tudo em chamas, depois, aquela cor-de-morte espalhada por tudo). Ao expressar meu assombro, os "senhores-da-terra" respondiam, incontinenti:

- Depois, vem tudo com mais força! Cresce tudo rápido e forte! Vem tudo "vil"! (Expressão que significa: fortalecido, selvagem).

Essa crença antiga está incrustrada na população. Mesmo as senhoras urbanas disseminam uma prática para quem quer criar flores dentro de casa. 

- Para que floresçam as violetas - dizem elas com propriedade - você tem de gritar com elas. (as plantas!) Quando você grita, bem perto delas "Olha, dá um jeito de dar flor!, senão eu te tiro de minha casa", logo, logo, aparecem flores... As plantas sentem!!!

No caso de plantas "mais fortes", a "receita" dada é dar pequenos tapas nas folhas, enquanto fala a mesma coisa...

Vejam que há a consciência de que "as plantas sentem"... Mas é uma Filosofia de ameaça. Filosofia da brutalidade. De que o avanço só é possível a partir de um "solavanco emocional", o medo da perda!!!

(Muita gente ainda tem essa filosofia para com os humanos, também, e a exercitam dentro do seio familiar!... xingar para que o outro "se sacuda" e, através do demérito, passe a "querer provar" que é bom!...Que lástima!)


O que esses relatos tem a ver com as queimadas?

A cultura. O enraizamento cultural que cega, que torna difícil o acesso ao novo pensar, que, pelos "resultados" obtidos até o momento presente, fazem acreditar que as pessoas estão certas.

Quando ainda no lar materno, tornei a pedir explicações a minha mãe sobre a questão das queimadas. Ela, de alguma forma, já "sacara" o estrago do qual a terra era alvo, só não havia identificado pontualmente que eram as queimadas a causa principal do desgaste.

Dizia ela:

"- Em casa, meus pais faziam assim: plantava-se por 7, 8 anos, determinados "eitos" de terra. Todo o ano se queimava os restos da plantação e os inços (ervas daninhas). Era muito trabalhoso limpar tudo, quase nem havia tratores. Mas, depois desses anos plantando, a gente via que a terra não tinha mais viço, que a colheita ía diminuindo. Daí, se abandonava aquela parte, deixava descansar e se plantava em outros hectares. A terra precisa descansar. E assim se ía alternando."

Sabedoria do "descanso", dando a chance da terra se recuperar. O tempo passou. Vieram as roçadeiras, as colheitadeiras, o aumento da pecuária, a corrida insana para o lucro crescente e imediato. Sem tempo para "deixar descansar", que dirá reflorestar.

Pensamento imediatista sem precedentes. Ilógico. Pois não se precisa ser cristão para ponderar. Sim, pois alguns acusam de "praga religiosa" quando se diz que haverá um tempo em que os alimentos não mais brotarão. Mas, repito, não é preciso ser cristão para ponderar. Mesmo sendo ateu, além de ateu, é preciso ser MUITO EGOÍSTA, sem amor! Pois nossa vida é finita, curtinha; que vida queremos deixar para nossos filhos e netos? e os filhos de nossos netos?

Aqui em Cambará do Sul e toda região da serra (Caxias, Gramado, Canela), a mesma região-turismo, que encanta o restante do Brasil pelas suas atrações turísticas, que tem Papai Noel o ano todo, aqui também se encontra a mesma prática. Queimadas, ar intoxicado. Quando a Brigada Militar rastreia e procura identificar e multar os que praticam as queimadas ilegais, as reportagens recebem comentários insultosos, de cidadãos "ofendidos", mandando a "polícia cuidar dos criminosos" e deixá-los em "paz".

Cultura é fogo! Literalmente falando!

Neste inverno, nos dias de maiores queimadas em Mato Grosso, o vento veio até aqui, trazendo o ar intoxicado, juntando-se ao nosso! Foram dois, três dias irrespiráveis!

E muitos agricultores e pecuaristas, no norte do país, "aproveitando" as "queimadas naturais" para incendiar também os seus pastos e restos de plantações, pois "é bem mais barato e o fogo taí mesmo!"

As pessoas parecem não entender! Parecem não acreditar! Os ambientalistas são ridicularizados. As falas parecem discursos vazios!

Em minha prática organizacional sempre percebi que as mudanças para melhor sempre aconteceram quando se implementavam leis e pesadas multas para quem as descumprisse. Nas empresas, as ISO e OSHAS são a prova mais contundente disso.

Agora, nas questões ambientais, para que as leis surtam efeito, é preciso implementar valores muitos mais onerosos  junto a uma supervisão MUITO, MAS MUITO mais numerosa, para que a aplicação das multas aconteça, para que os emissários da lei não sejam corrompidos e "comprados" para manter seu silêncio e "deixar passar".

Os avanços tecnológicos estão sempre de passo mais acelerado do que os avanços humanitários.

Desta forma, pelo que se precisa lutar é, em primeira instância, por leis mais rígidas e contingente humano para supervisionar o cumprimento estrito destas leis.

Paralelamente, continuar disseminando a Cultura da Paz, a Cultura da Conscientização, principalmente nas novas gerações.

Os mais velhos já estão tão doentes, tão cegos, que dificilmente responderão satisfatoriamente a uma ação que não seja a punitiva! (Lembram da "filosofia" de "xingar" a plantinha para que floresça?...) Que triste! Mas, real! Não dá para "esperar" que tudo acabe para, daí, "reiventar" um novo jeito de se alimentar e viver! Não há tempo! Não dá para "esperar" que tudo acabe para, daí, "reiventar" um novo jeito de se alimentar e viver! Não há tempo!
_________________________________
Clicrbs - 10/09/2010  - 13h19min



Queima de vegetação rasteira é uma prática antiga e ilegal de produtores rurais para renovar a pastagem para o gado.

Operação da Brigada Militar flagra focos de queimadas na Serra


Trinta PMs em 10 viaturas estão mobilizados, com auxílio de helicóptero


A Brigada Militar (BM) flagrou grandes focos de queimadas durante sobrevoo em São Francisco de Paula e Cambará do Sul, realizado hoje, na Operação Centauro Queimadas do Comando Ambiental. Trinta PMs em 10 viaturas estão mobilizados, com auxílio de helicóptero, para coibir incêndios em campos na serra gaúcha.


A queima de vegetação rasteira é uma prática antiga e ilegal de produtores rurais para renovar a pastagem para o gado. Já foram fiscalizadas 65 propriedades nos últimos 40 dias. Os donos foram identificados e autuados.

O comandante do batalhão ambiental da região, major Eliel de Souza Roque, adianta que a multa é de R$ 5 mil por hectare queimado. O dono fica responsável ainda por acabar com a queimada.

As equipes devem visitar propriedades em Canela, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Um balanço da ação será divulgado no final da tarde de hoje.

RÁDIO GAÚCHA E ZEROHORA.COM

_________________________
Leia também neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/10/cuiaba-fumaca-por-gabriel-novis-neves.html

-----
E mais:

Vulcão Chaitén, no Chile - Fuligem e Cheiro da Fumaça no RS (Foto:Claudio Santana)



Cheiro horrível - Queimadas ou Vulcão Chaitén? Chile - Fuligem pode chegar ao RS

Por Marise Jalowitzki
06.junho.2011
LINK: http://t.co/gNlhKzI

-----------------------------------------
Marise Jalowitzki
Escritora
Porto Alegre - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário