quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ELEIÇÕES: AS PESQUISAS NÃO ERRARAM!!!



ELEIÇÕES: AS PESQUISAS NÃO ERRARAM!!!
Marise Jalowitzki


É verdade! As pesquisas não erraram!
FALTOU ENTENDER!!!


Vejo muitas pessoas indignadas com a veiculação do resultado das pesquisas durante a campanha dos candidatos para as eleições que aconteceram em 03 de outubro. Só que as pesquisas estavam certas! Certas, sim. O que era preciso - e que nunca foi divulgado - era atentar para:


- em que cidade, estado, reduto elas foram realizadas;
- quais as pessoas entrevistadas/pesquisadas - a pesquisa aconteceu durante um comício de determinado candidato? a pesquisa aconteceu dentro do senado?... ou foram abordadas pessoas andando na rua? (Você já foi pesquisado alguma vez?...)


Sim, pois, dependendo do LUGAR e PESSOAS em que a pesquisa é/foi realizada, o resultado muda dramaticamente! Quando entramos em uma zona onde mora um grande número de simpatizantes de um ou outro partido, claro que as respostas são previsíveis.


O MAIS IMPORTANTE, porém, é observar:

1) QUANTAS PESSOAS FORAM ENTREVISTADAS!!!
2) QUANTOS MUNICÍPIOS FORAM PESQUISADOS!!!


O Brasil possui 5.565 municípios, 190 milhões de habitantes e mais de 135 milhões de eleitores (cadastrados).


Se você atentou para este item, deve lembrar que, ao final da pesquisa, o Bonner da Globo informava:
"A pesquisa encomendada pela Rede Globo ao IBOPE (ou Data Folha) ouviu duas mil (2.000) pessoas em 200 municípios." - Essa era a média!


2.000 pessoas - para um total de 130 milhões
200 municípios - para um total de 5.565 municípios em todo território nacional.


Uma pesquisa sempre acontece por amostragem!
E A AMOSTRAGEM, com a ética que temos neste país, interessa a quem a encomendou!



O Brasil é a quinta maior área territorial do planeta e o quinto maior contingente populacional do mundo (8.514.876,599 quilômetros quadrados de área, equivalente a 47% do território sul-americano).
O que O CIDADÃO PRECISA, URGENTEMENTE, É CRIAR CONSCIÊNCIA POLÍTICA, VISÃO CRÍTICA, necessita observar (e exigir) onde foi feita a pesquisa e lembrar que se trata de uma amostragem, a serviço da governança no atual modelo!


Enquanto não acontecer essa observação mais cuidadosa por parte do eleitor, as pesquisas continuarão mostrando o que querem e nós, os incautos, sequer poderemos reclamar.


Muito se ouviu durante o período pré-eleitoral:
- A Marina tem boas idéias, mas ela não vai ganhar! Eu não quero a Dilma (alguns falavam "o Dilmão"), então, vou garantir o Serra, que é o "menos pior"!


Com certeza, esta frase você também ouviu muitas vezes, não é? E, até, talvez, pronunciou, não é mesmo?


O importante é ACORDAR! ACREDITAR! E se POSICIONAR!


E, acredite, essa maneira de ver a vida sempre pelo (comodista) lado pessimista é que é responsável pela atual situação.


Eu não aceito levar a vida apenas escolhendo o "menos pior"! É nosso direito usufruir do lado melhor! É para isso que viemos ao mundo! Para ser sempre mais feliz!




_______________________________________________
Declaração de Marina sobre Pesquisas:


Terra - http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4719939-EI15315,00-Para+Marina+o+que+esta+em+jogo+nao+e+o+apoio+mas+a+posicao.html


Para a verde, as pesquisas de intenção de voto realizadas durante a campanha podem ter atrapalhado sua candidatura, já que ela sempre aparecia na terceira posição. "E agora, se você vê a quantidade de e-mails que as pessoas estão mandando dizendo que elas se arrependeram por não terem votado (em mim), por terem acreditado nas pesquisas...", contou. Marina disse ainda acreditar que as urnas "teriam revelado muito mais se as pesquisas tivessem conseguido alcançar o que estava nas ruas".




_________________________________________________


E mais:
E não é verdade que apenas os intelectuais são os que mais abraçaram a causa verde. As questões de preservação e melhoria ambiental passam também por infraestrutura, saneamento básico e saúde da população e esse é o clamor dos mais desprovidos.


Olha o depoimento de Maria do Rosário Rosa, que trabalha como empregada doméstica para uma família no bairro de classe média da Tijuca , no Rio de Janeiro.


"- É hora de dar a Marina e ao Partido Verde capacidade de governar, e meu voto vai para ela porque ela é mulher e porque ela vem de uma vida difícel, assim como eu. Além disso, eu quero que os políticos que irão governar nosso país, governem com seus próprios pés . Caso Dilma seja eleita, Lula vai continuar a mandar pelo quarto dos fundos ", disse ela.
http://blondieibrasil.blogspot.com/2010/10/tror-pa-en-grnn-framtid.html


____________________________________________
E MAIS: Em 28 de Setembro, olha o depoimento emocionado do Eliozan Miranda


Marise, depois de ler esse texto, meu voto e de minha família com certeza será dessa mulher guerreira, vou votar nela porque vejo nela o espírito que tabém deu forças a minha mãe, uma mineira que vindo com esposo e filhos , de Itanhomi-MG, o esposo Ozoni Rodrigues Costa, doente, (resultado de comelança e bebedice e depois andar a cavalo de qualquer jeito) já ha 6 anos na época(1983)veio ficar viúva aos 32 anos de idade(1985) com 5 filhos para tratar na roça, nunca vi minha mãe reclamar sobre falta de nada. Lembro que ela preparava algumas coisas pra eu vender na cidade de Santa Luzia DOeste-RO (feijao, café limpo, laranjas)e galinhas gordas na Vila Cassol, época e que existia uma grande serraria da familia Cassol.Minha mãe acreditou, nos ensinou trabalhar e ser honestos, vencemos, superaos os dias difíceis.Graças a Deus e a essa mulher de Fé e de obras. Minha mãe, Maria Helena Miranda Costa, grande exeplo de Fé. Vejo que, Marina não é diferente de minha mãe. Ela merece nossos votos!
  http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2524816




ACORDA, BRASIL!!!


MARISE JALOWITZKI
Escritora
marisej@terra.com.br
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
http://www.marisejalowitzki.blogspot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil
__________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário