quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CENSURA - EXCESSO DE LIBERDADE DE IMPRENSA




CENSURA - EXCESSO DE LIBERDADE DE IMPRENSA
Marise Jalowitzki

Sou de 1953 e uma das coisas que mais marcaram minha infância e juventude, bem como boa parte da idade adulta, foi o "tapa-boca" físico e mental a que fomos sujeitos. Até meus 11 anos de idade, falávamos de muitas coisas, incluindo política, governo, ações sociais e comunitárias, música, letras, bandas.

Sou uma pessoa simples, criada em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul. De repente, a partir de 64, ninguém mais falava nada, não se podia nem sequer desenhar a bandeira nos desenhos infantis, as pessoas não se reuniam mais. As músicas passaram a ter uma letra boba, surgiram algumas bandas novas e todos ficaram a ver a banda passar... canções estrangeiras com letras onde quase ninguém entendia o que era falado; jornais fechados, partidos políticos fechados. Mudou tudo. Regime militar de exceção.

A gente se cria, assim mesmo. Fica meio que um vazio, não há acesso a literaturas de livre pensar. Nem em arte, nem em história, que dirá em política, economia. Aos poucos se vai ouvindo de alguns fossos onde são encontrados cadáveres de quem ousou falar contra o regime, mais tarde se escuta de um Araguaia. E todos comentam que, para ter opinião, é preciso restabelecer, antes de mais nada, o direito à informação e ao conhecimento. Liberdade de imprensa. Esta foi a bandeira que da década de 80 para cá, foi a mais levantada.

Agora, com muito espanto, escutamos que a mesma liberdade de imprensa tão cortejada, ansiada e conquistada, está novamente ameaçada!!! Pelos mesmos que antes a defendiam??? Escutamos do próprio presidente que não é preciso formar opinião, que há informação demais...

Gente, agradeço TANTO à liberdade de imprensa que nas últimas décadas esteve presente neste país! Quanta coisa foi esclarecida, quanta coisa se pode saber! É certo que SEMPRE houve manipulação de dados, por todos os lados, políticos ou não. Continua-se a esconder da população informações importantes, continuam sendo os programas de madrugada (que o trabalhador não pode escutar/assistir), continuam sendo estes programas os mais esclarecedores da real situação...mas, querer cortar até isso? Onde vamos chegar se jornais e redes televisivas forem novamente silenciados?

Notícia divulgada pela CBN, onde Heródoto recebe informações de Lúcia Hipólito.

Assistam o video da CBN e tirem suas próprias conclusões: 
http://cbn.globoradio.globo.com/Player/player.htm?audio=2010%2Fcolunas%2Flucia_100915&OAS_sitepage=cbn/comentarios/luciahippolito
 
BRASIL, ABRE TEUS OLHOS!

 

4 comentários:

  1. Pois é, acho que vou-me embora pra Pasárgada, como diria Manuel Bandeira!!!

    E o controle começou pelo Ceará.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Querido Moa!
    O momento é de alerta, sim! É um retrocesso sem tamanho, mas está acontecendo já há tempos, bem pertinho de nós, em países "amigos".

    Há um novo artigo: COMPROMISSO CONSCIENTE: CONTINUA A CENSURA À LIBERDADE DE IMPRENSA http://t.co/ij91jWF

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Marise,
    Grave, muito grave a questão!
    E nos países "amigos",como você disse, já está mesmo acontencendo esse retrocesso, ou seja a INVOLUÇÃO!
    E tudo o que queremos e do que precisamos é de EVOLUÇÃO!
    Andar de marcha a ré?
    Não dá mesmo!
    E o passo para trás, dado pelos mesmos que defendiam o contrário?
    Incoerência das incoerências.
    E como você ainda apontou:
    se não há podres, esconder o quê?
    Não faz sentido.
    E não se trata de boatos, são FATOS.
    Vídeos e áudios os comprovam.
    Vou repassar, sim.
    Bom trabalho o seu,
    Abraços,
    Eliana Crivellari

    ResponderExcluir