quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EUS E OS PORCOS DE NITERÓI



EUS E OS PORCOS DE NITERÓI
Marise Jalowitzki


Porcos invadem ruas de Niterói para comer lixo

Além de Icaraí, outras regiões de Niterói, como os bairros Charitas e Fonseca, têm sofrido com a presença de porcos nas ruas. População convive com o problema a cerca de 2 anos.


Entrevistamos personagens que fazem parte desta história.


- EU me chamo João Pedro Correa de Assumpção. Moro aqui no Bairro Icaraí, em Niterói-RJ e estou de "saco cheio" com a história desses porcos que estão invadindo nossas ruas!

Como que a Prefeitura não dá conta disto? É uma pouca vergonha! Eu pago meus impostos, que são os mais altos do mundo, e exijo viver bem!

Sei que tenho este direito.

A Prefeitura que faça a sua parte! Afinal, isto aqui é um bairro de classe média-alta! O que está acontecendo aqui é uma vergonha!

Outro dia estava saindo de carro com a família e nos deparamos com uma cena dantesca! Carne e sangue de porco espalhados na rua, devido a um atropelamento! Isso acontece seguido por aqui! Pode uma coisa dessas? Isto é uma Vergonha!


 - EU sou José Silva Santos e sou um recolhedor de lixo urbano, contratado pela Prefeitura.

Na hora certa, passamos e recolhemos TODO o lixo que há nas ruas. Diga-se de passagem, aqui se produz lixo prá caramba! São sacos e sacos enormes, todos os dias! Não há lixeiras receptoras, os sacos estão todos espalhados pelas calçadas.

Claro que facilita para os porcos rebentar tudo e se fartar. O lixo está todo misturado! Se os porcos descem a toda hora é porque tem lixo espalhado pelas calçadas toda hora!

Quem respeita os horários que a Prefeitura estabelece? Um "saco" ter de juntar lixo derramado pelas calçadas e ruas, pelo motivo de sacos de lixo rasgados! Mas é o nosso trabalho! Tudo isso é uma Vergonha!




- EU me chamo Vanderson Freitas de Oliveira e sou catador de lixo. Como a maioria da população não seleciona o lixo, muitas vezes eu trago para casa sacos misturados, para reciclar no páteo, mesmo.

Como vem tudo misturado, comida, plástico, papel, vidro, lata, eu resolvi trazer "uns porquinho" prá criar, prá aproveitar os restos de comida e também garantir uma carninha prá família! Muitas vezes até vendo pros vizinhos. Dá prá tirar um "por fora".


Sempre é preciso arranjar um dinheirinho a mais! Catando lixo prá reciclagem, dificilmente dou conta de alimentar a família. Um quilo de papelão limpinho dá entre 0,89 e 1,00. Não tá fácil, não!


Do jeito que tá, muito papo, muita propaganda e "pouco real", a gente tem que se virá como pode! Uma vergonha o que tá acontecendo neste país!






- EU me chamo Zezinho (quer dizer, me chamam de Zezinho) e sou o porco mais gordo do pedaço.

Já fui pequeno, magrinho e bonitinho, cor de rosa e brincalhão. Mas me querem gordão e eu sei que um dia vão me matar e me comer. Não é fácil, saber que a gente vai crescendo e a vontade "dos home" que te criaram é só que "tu fique" bem gordo, "no ponto" como eles dizem, prá te matar e comer.

Mas, que Eu posso fazer? Eu não tenho como exigir meu direito à Vida. Nasci em uma sociedade que acredita que não pode viver sem comer carne, então!... É triste, mas é verdade!

Prá me alimentar, do tamanho que eu estou, claro que preciso de muita coisa por dia. Só com os restos dos páteos não dá. Tenho de sair catar minha comida. Aliás, sempre resto, sempre sujo, quase sempre bem podre!


Outro dia um de meus irmãos-porcos foi atropelado aqui no meio da rua. Foi carne e sangue prá todo o lado. Foi muito horrível de se ver! Se eu acho que esta situação é vergonhosa? Claro que sim! 




- EU sou Vinicius Moura Alves, trabalho na Prefeitura e sou o "cara" que atira o jato paralisante nos porcos, para imobilizá-los e recolher das ruas.

Este trabalho é um verdadeiro "saco". Vivemos em um caos social. Onde se viu, em um bairro chique como esse (e tem mais outros, viu? Não é só aqui, não!) aparecerem porcos nas calçadas e nas ruas? O que faço é um trabalho estafante! Imagina, recolher porco paralisado e levar prá matar! Situação vergonhosa, de país primitivo!



 - EU sou Luiz Godói e sou aquele que mata os porcos e enterra nos terrenos da Prefeitura. Acho isso o fim! A gente tá sempre correndo atrás do prejuízo!

Claro que às vezes dá vontade de comer aquele porco, afinal, ele tá bem gordo! Mas o pessoal diz que é prejudicial à saúde, porque eles se criam comendo só porcaria, sem que ninguém inspecione nada! Assim, prá não correr risco desnecessário, eu enterro.

Mas que eu penso que tudo isso tá errado, isso eu penso! Quando vai acabar? Não sei! Todo mundo empurra prás costas dos outros e ninguém faz nada! É uma Vergonha!



(P.S.: Notaram que todos os entrevistados, ao final de suas falas, concluíam: "Isto é Uma Vergonha!" ? É a Síndrome da impotência.)


 Fui procurar mais um cidadão, para emitir sua opinião. Ele declarou:


- EU sou Lúcio de Abreu e sou ambientalista. Quase todos não gostam quando eu apareço, se sentem incomodados. Mas, é meu dever dizer que:


1- A Prefeitura DEVE promover um trabalho de conscientização da população para a coleta do lixo.

Os dias de coleta, os horários. Destacar pessoas para promover reuniões com os síndicos e condôminos dos edifícios e demais moradores, para conscientizá-los de que o problema só irá terminar quando as ruas estiverem limpas. Instalar lixeiras gradeadas nas calçadas, acima do solo, é uma solução barata e eficaz.


2- A Prefeitura DEVE ampliar a coleta seletiva do lixo, urgentemente. Isto é um compromisso social!

Hoje nem 5% dos bairros tem recolhimento de lixo seletivo. Estamos décadas e décadas atrasados. Selecionar o lixo não é tão difícil.

Aqui, nem separação de lixo seco de lixo orgânico acontece, que dirá por material (vidro, lata, etc.). Há países desenvolvidos onde a cobrança da taxa de lixo é proporcional ao que cada habitação produz. Isso conscientiza as pessoas.



3- A População PRECISA ENTENDER que o problema do lixo e suas consequências não são somente da responsabilidade dos órgãos públicos. E tem de fazer a sua parte!

Assim, se o horário de recolhimento é a partir das 22h, por exemplo, e o zelador termina seu expediente e vai embora às 18h (e quase sempre é leva quem leva o lixo para a via pública), serão 04 horas que este lixo estará exposto. Claro que é um convite aos porcos, aos catadores, aos mendigos (hoje chamados "moradores de rua").


Eu sei que há pessoas já com consciência da necessidade de seleção do lixo, mesmo que seu prédio, rua, bairro, não tenha ainda esta prática. É preciso que estas pessoas se conscientizem de que estamos em um momento de transição para a responsabilidade social.

Estamos atrasados, sim, mas já começamos!


Assim, se os catadores, em suas carrocinhas-de-tração-humana (o que é um outro problema social), passam todos os dias pelas suas ruas e vocês querem ajudar, depositem APENAS o lixo seco para esses cidadãos recolher. Isso auxilia até mesmo a seleção por parte destes profissionais e não atrai animais, que são guiados pelo cheiro dos alimentos descartados.


Agora, vamos ser sinceros, quem está REALMENTE preocupado com tudo isto? ALGUNS! E é para estes ALGUNS que falo: FAÇAM A SUA PARTE! E DISSEMINEM ESTAS IDÉIAS!

 CONSCIENTIZAÇÃO é um processo lento! Só que não temos mais tempo para que a coisa aconteça devagar! FAÇA A SUA PARTE!!! Fale com os seus amigos, conhecidos, com todos que puder!!!


OS MAIS LESADOS, NESTE PROCESSO, SÃO OS COITADOS DOS PORCOS, sempre tratados pelos humanos como objetos. Eles, como tantos outros animais "urbanos" são vítimas de um sistema que precisa, URGENTEMENTE, se reciclar!!!


RESPEITO JÁ!!


E você, ainda acha que não tem nada a ver com isso?

Você sabe que fatos assim ocorrem em vários pontos do país.
Qual a mobilização que está acontecendo na sua rua para melhorar este triste quadro?



______________________________________________________________________
Nota da autora: Cabe destacar que os nomes aqui citados são ilustrativos e fictícios
___________________________________________________

Leia a reportagem original:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4708048-EI8139,00-vc+reporter+porcos+invadem+ruas+de+Niteroi+para+comer+lixo.html
vc repórter: porcos invadem ruas de Niterói para comer lixo






29 de setembro de 2010 • 18h47 • atualizado às 19h04
Porcos invadem ruas de Icaraí, bairro nobre de Niterói


Foto: Alfredo Bartoly/vc repórter
Moradores de Icaraí, bairro de classe média alta de Niterói (RJ), têm se deparado com um problema atípico. Na esquina da rua Joaquim Távora com a travessa Emílio Angrada, porcos descem do Morro do Cavalão e vão comer o lixo doméstico que se acumula no local.


Alfredo Bartoly, que mora na área, afirmou que o problema vem acontecendo há cerca de dois anos. "Diversos porcos têm sido atropelados na região", conta.


A Secretaria de Zoonoses de Niterói confirmou que acidentes com esses animais tem acontecido na área e informou que a prefeitura adquiriu novas pistolas com dardos tranquilizantes para intensificar a captura dos porcos. Após apanhados, os animais são abatidos e enterrados em um terreno da prefeitura.


De acordo com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), o problema se agrava porque os moradores colocam o lixo na rua fora do horário da coleta, que, no bairro, acontece diariamente a partir das 20h.


Em nota, a Clin afirmou que enviará uma equipe de fiscalização para identificar e notificar os autores dos despejos irregulares de lixo.


Além de Icaraí, outras regiões de Niterói, como os bairros Charitas e Fonseca, têm sofrido com a presença de porcos nas ruas.
________________________________________






Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! link: http://t.co/7Z4PBPu 

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!

19.abril.2011

DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe!

--------------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil



4 comentários:

  1. Fiquei super contente ao receber um e-mail do amigo Serafim, professor de teatro, dizendo que vai utilizar o texto com seus alunos de 7a. série, para representar na festa de final de ano no colégio.
    Muito grata, Serafim.
    O texto recebeu este cunho didático, mesmo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Deixa os porquinhos em paz! Pior se fosse invasão de bandidos.

    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Oi boa noite, eu trabalho na Reciclagem da clin( reciclin), muitos moradores também são como porcos , eles não reciclam os seus lixos, para a gente pega, quando a gente chega para pega os reciclados muitos estão misturados com lixos orgânicos, eles são pessoas sem consciência, do que é lixos reciclados. Assim fica dificil!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos maiores problemas que enfrentamos, Dureis, no planeta. A falta de educação e consciência do povo. E não é por falta de informação, não. É falta de cuidado, mesmo, achando que "não vai dar em nada". Todos vimos há dois dias atrás o entulho que veio com a tsunami no Japão. lixo de todos nós! triste, preocupante, devastador!

    ResponderExcluir