sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ABRAÇOS AOS MEUS AMIGOS MARINEIROS!



ABRAÇOS AOS MEUS AMIGOS MARINEIROS!
Marise Jalowitzki



Cheguei agora, já madrugada, para ler as mensagens!


Percebo o sentimento desalentado de alguns, pela "guerra eleitoral" que se formou. Confesso que a situação tocou-me profundamente. Por empatia, por semelhança.


Entretanto, quero dizer que é preciso continuar.


Eu já expliquei para alguns que estou de resguardo, devido a uma cirurgia. O resultado atual é uma convalescença um tanto incômoda.


Devido a isto é que fico um pouco afastada do Movimento dos Amigos Marineiros e procuro manter meu blog atualizado.


Sinto o blog como uma maneira de compartilhar com mais pessoas, pensamentos, idéias e reflexões que nós vislumbramos. No Movimento e, antes disso, em nossos corações: O Novo, a maneira nova de fazer política, o desabrochar de uma NOVA ATITUDE.


Lembro de Mahatma Gandhi, o arauto da não-violência, que conseguiu segurar a revolta, a ira, o descontentamento de milhões de indianos, pregando a resistência pacífica. E conseguiu, durante todo o tempo em que esteve a frente, como Líder que foi. Entretanto, tão logo foi assassinado, aconteceu a mais sangrenta guerra de que se tem notícia na Índia.


Porque?


Porque as pessoas estavam muito felizes por ter encontrado um líder que amavam, cujas idéias faziam eco em suas almas. Sentiam-se pertencendo e pertencentes. Ao perder seu líder, a tristeza, a decepção e o desencanto foram tamanhos, que deram lugar aos velhos sentimentos de agressão e violência. E tudo foi barbárie, como sempre.


Quando se tem esperança em ações mais abrangentes é preciso, simultaneamente, fazer crescer um sentimento de constância, de perseverança, de sólida persistência.


Eu também me afastei um tanto dos grupos, quando vi que a coisa ficou ferrenha, tipo "este" ou "aquele". Claro que as pessoas ficaram "meio sem chão", pois se esperava Marina no 2º turno. Muitas pessoas ficaram indignadas com a veiculação das pesquisas (escrevo sobre isto no artigo "Pesquisas - Entenda o Jogo!").


Milhões e milhões de brasileiros estão febris, hipnotizados pelas promessas de "riqueza" e "bem-aventurança" que, de acordo com os discursos, "já estão aí", para serem usufruídos "por todos". Calma, pessoal. Não é tão simples assim! Vem muita coisa, antes da realidade. Riscos no pré-sal, queda crescente do dólar, desvarios internacionais, além dos conhecidos e famigerados e mesquinhos interesses individuais e de alguns grupos, que sempre se beneficiaram dos favores do poder instituído.


Como vamos nos manter? Em vigília. EXERCITANDO o novo jeito de fazer política. Respeitando uns aos outros, sem entrar em discussões pueris de quem sabe mais ou de quem consegue expor mais podres!
Com tranquilidade, declaro: Respeito cada um, com sua decisão de voto. E convido a todos para que respeitem uns aos outros, concedendo o "poder" de cada um decidir pelo que é melhor para a SUA ALMA!!!


Cada um de nós tem a sua própria história, a sua própria trajetória, cada um sabe de si mesmo, do quanto está cansado de acreditar em promessas que não se realizam! Branco, nulo, candidato um ou candidato dois, muito pouco irá mudar!


Para mim, o que é importante é não permitir que diminuam o espaço florestal à beira dos rios, impedir o avanço do desmatamento, dizer "não" às Angras I, II, III...(!) - dizer "não" a toda esta loucura de extração irrefletida de petróleo; promover ações para garantir coleta seletiva de lixo e a instalação (real) de um lixão em cada município, além da base da pirâmide, que é comida e moradia e escola e saúde!!! É nisso que me mantenho concentrada. É a isso que dispenso minhas energias. Para que mais e mais pessoas digam "NÃO!!!" ao Brasil exportador de Bombas Cluster (isso TEM DE ACABAR!!).


Candidato Um ou Candidato Dois - eles não estão preocupados com isso. Estão contaminados pela onda de "progresso" que prima pela quantidade, pelo tamanho (quanto maior, melhor!), pelo esplendor, independente dos "efeitos colaterais"...


O mundo, o planeta é a razão para continuar!


(Aproveito para convidá-los a ler, opinar e divulgar o artigo "Código de Defesa do Eleitor" - Texto de Marcio Fialho, do RS
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/10/codigo-de-defesa-do-eleitor.html )


Abraços a todos!


___________________________________________________



MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisej@terra.com.br
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
http://www.marisejalowitzki.blogspot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil
__________________________________________

4 comentários:

  1. Nós Marineiros é que te agradecemos pelo carinho e generosidade, sempre trazendo novos esclarecimentos e reflexões importantíssimas, que nos permite mantermos essa chama de esperança trazidos pela nossa admirável Marina Silva.

    ResponderExcluir
  2. Querido Amigo!
    Acompanhei muito de tua trajetória neste tempo de Vanguarda e posso afirmar sem hesitar: tu és um apoiador precioso pró-Marina.
    Cada um, a seu tempo e em seu espaço, faz brilhar a chama da esperança que renasce e cresce a cada dia!
    Abraços Marineiros!

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando passear pelo seu blog, corajosa Marise. Parabéns. Precisamos multiplicar nossas verdes vozes.
    Abraço marineiro.

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA CECI, VOLTE SEMPRE QUE QUISER!

    Motivação, Amor, Relações, Objetivos - é tudo a mesma coisa: para continuar forte e natural, precisa ser regado todos os dias, igual plantinha nova.

    Abraços Marineiros!

    ResponderExcluir