sábado, 5 de fevereiro de 2011

O que VOCÊ produz de lixo? Quantidade ou Qualidade?




Embalagens plásticas precisam ser utilizadas com consciência ambiental

Quanto de lixo? ou: O que é lixo? O que VOCÊ produz de lixo?


Por Marise Jalowitzki
05.fevereiro.2011
http://t.co/WEZ6jOE


Várias são as campanhas para que cada cidadão se torne mais responsável pelo lixo que se avoluma a cada dia mais e mais em todo o planeta. As nossas ruas são tristemente "enfeitadas" todos os dias com o lixo que se acumula, que "voa" quando há vento, que apodrece e fede quando não é retirado, que entope bueiros quando chove, alagando ruas, trazendo prejuízos aos carros que entalam na água suja, trazendo riscos à saúde de todos.


Não estamos nem falando das pobres comunidades que moram perto dos locais de descarte, que dirá daqueles que tiram o sustento de suas vidas nos lixões imundos que a tudo misturam.


Este artigo tem por objetivo trazer uma reflexão e uma análise muito pessoal: O que VOCÊ produz de lixo?


As pesquisas mostram que cada um de nós, habitantes das grandes metrópoles, consumimos, em média, de 500 gramas a um quilo de lixo por dia. Estes dados são repassados em entrevistas, reportagens, palestras, seminários e nas escolas. E as pessoas que se tocam para a responsabilidade individual, declaram:
-Eu, com certeza, vou diminuir a quantidade de lixo que produzo!


A pergunta é: qual a NATUREZA do lixo que você produz? Ou seja, de que é feito o SEU lixo?
 Sim, pois
- se você comprar e consumir um pacote de balas com 20 balas, embalado com celofane; onde, dentro de cada pacote cada uma das 20 balinhas são também embaladas individualmente, ao final do pacote, seu lixo é de apenas alguns gramas, mas O CELOFANE É ALTAMENTE TÓXICO e de difícil desintegração.

- se você compra os saquinhos-sachet de café solúvel (embalagem econômica) de 50 gramas, em um mês, quantos saquinhos terá descartado? São só alguns gramas, mas a embalagem é, igualmente, tóxica.

- se você utiliza copos plásticos descartáveis, quantos copos plásticos descartáveis você utiliza por dia? O peso é mínimo. O dano, por dois séculos.

- se sua alimentação é toda seca (grãos, farinhas, etc.) ou pré-pronta (congelados, pizzas, nuggets, etc), as embalagens que acondicionam todos esses produtos pesam bem menos no descarte, mas a poluição que acarretam é imensa.


Portanto, você poderá estar BEM ABAIXO da média de produção individual de lixo diário, mas estará POLUINDO O PLANETA DE UMA FORMA AGRESSIVA E IRREPARÁVEL.




Alimentação natural e o peso do lixo


O que de lixo você produz?



Agora, se você é desses que já se deu conta de que comer alimentos crus - frutas, legumes, verduras - é bem mais saudável, ou se você gosta de preparar seus alimentos, descascando batatas, cenouras, beterrabas, milho verde, etc., com certeza já notou que o lixo que você produz É MUITO MAIS PESADO do que semanas de descarte daqueles que utilizam os produtos relacionados acima. Por favor, não se preocupe! Este lixo não é problema. Este lixo vira adubo, deixa a terra mais fértil, em menos de um mês já está todo absorvido pela terra.


Lembretes:


1 - Latas possuem melhor mercado, em quase todos os postos de venda de material reciclável. O profissional que seleciona e coleta o lixo de sua residência ou trabalho terá maiores condições de vender as latas do que centenas de pequenos saquinhos de celofane ou plástico que, muitas vezes, ainda estão lambuzados de açúcar ou podres (caixinhas de leite condensado, molho de tomate, etc.) e, portanto, nem são comercializáveis.


2 - Dê uma enxaguadinha em certas embalagens antes de jogá-las do saco de lixo seco. Depois de pegar o hábito, não fica difícil de cortar a embalagem no topo e enxaguar, antes de descartar. Quando o produto foi recém utilizado, a limpeza, ainda que superficial, é bem mais rápida e eficiente do que depois de colar e apodrecer. Ajudar o reciclador é para o nosso próprio bem! É menos lixo que vai virar o nojento e mal cheiroso chorume.


3 - O papelão é o mais procurado. Ainda que o seu descarte seja mínimo, coloque em sacola específica.


4 - Sempre que for adquirir algum bem de consumo, procure adquirir embalagens econômicas. Os pacotes contendo rolos de papel higiênico, por exemplo. Quatro rolos com 90 metros cada um podem sair mais em conta do que 08 rolos com 30 metros cada um. Perceba quanto mais de papelão (em cada rolo) você joga para o meio ambiente, além da embalagem (plástico ou celofane).



Detergentes, produtos de limpeza - embalagens econômicas diminuem a quantidade de lixo. Na próxima compra, lembre-se disso e veja onde pode aprimorar. 

5 - Ao adquirir balas para suas crianças, use a criatividade. Um vidro contendo balas sem embalagem (balas de coco, gominhas, etc), onde a mamãe entrega uma (ou duas) por dia para sua criança, pode se tornar um acordo afetivo bem carinhoso. Mãozinhas limpas. Prática de consciência do não desperdício.



Balas sem embalagem - ajudando a criança a criar consciência de não-desperdício


6 - Mesmo que na sua rua não tenha coleta de lixo seletivo, coloque seu lixo em sacolas diferentes. Os coletores (carrocinhas com tração humana) podem selecionar antes da coleta tradicional pelas prefeituras.


No edifício onde moro (que não possui coleta seletiva), nos dias de coleta municipal, o portão onde estão localizadas as lixeiras é aberto para que os coletores individuais possam recolher o material que lhes aprouver, sem rasgar ou espalhar o lixo que não lhes interessa. Tem funcionado bem.

Assim, separe:
- orgânico (cascas, restos de comida, lenços de papel, papel higiênico)
- papel-papelão (limpos)
- latas
- vidros
- plásticos (limpos e sujos em sacolas diferentes).
- pilhas, celulares e demais material nesta linha: veja se o seu supermercado possui a caixa de descarte. Senão, peça que providenciaem. É lei.



Não basta ser simplesmente contra o plástico. Ele está nas nossas vidas. É preciso aumentar nossa consciência de consumo. Consumo Consciente. Compromisso Consciente.



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora,  Ambientalista de coração,
Coordenadora de Grupos,
Pós-Graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
compromissoconsciente@gmail.com.br 








-----
Links relacionados:

Sobre Vila Gilda, em Santos-SP - a maior vila-esgoto-palafitas das Américas - Link:  http://t.co/xD3IB8e
----------


Sobre o celofane (cf. comentário nesta página):
Celofane, QUANDO soubermos EXATAMENTE sua fonte, ode ser chamado de "papel celofane", pois há de originar-se exclusivamente de árvores (cânhamo, entre outras) e não de milho ou petróleo.
AINDA ASSIM, vamos ver como o celofane é produzido: celofane é feito dissolvendo fibra vegetal em DISSULFURETO ALCALINO E CARBONO para criar algo chamado viscose. A viscose é então RECONVERTIDA de celulose em forma de celofane depois de um banho de ÁCIDO SULFÚRICO E SULFATO DE SÓDIO. O celofane é adicionalmente tratado com glicerol para tornar o celofane seco, menos quebradiço. O celofane pode, então, ser revestido com nitrocelulose ou cera para torná-lo impermeável ao vapor de água (e conservar pães e outros alimentos 'molinhos'. Alguns produtos químicos desagradáveis ​​neste processo - por exemplo, elevados níveis de dissulfureto de carbono são tóxicos; que afetam o sistema nervoso.

No entanto, dada a quantidade de processamento e sujeiras que leva para virar petro-químicos, ou seja, produtos químicos derivados de petróleo bruto, em plásticos e os danos que esses plásticos promovem por muito tempo depois de ter sido descartado, o celofane acaba sendo, ainda, o "menos-pior".... Cabe a cada um discernir se vai querer utilizar... (eu não uso!)

Grata pela visita ao blog. Abs

http://www.greenlivingtips.com/articles/cellophane-a-green-plastic.html

5 comentários:

  1. Ola tudo bem?? Gostei muito do seu post! estou encarregado de planejar um folder para uma campanha de conscientização escolar exatamente com o tema sobre o lixo mas, seu ponto de vista é algo que não é muito difundido sabe, a questão mais da qualidade do que quantidade de lixo então gostaria muito de usar dados, informações do seu texto para que possa sair do clichê de consumir menos e etc....Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça bom proveito, amigo! Quanto mais divulgarmos estes temas, melhor para todos nós!!! Grata pela visita ao blog! Abs!

      Excluir
    2. E, querendo, encaminhe pelo e-mail compromissoconsciente@gmail.com o folder e dados, que publico. Felicidades!

      Excluir
  2. Olá Marise! Vc diz em seu texto que o celofane é altamente tóxico. Eu acreditava que ele era um substituto não tóxico ao plástico. Por favor, esclareça essa dúvida para saber se posso riscá-lo da lista dos materiais ecológicos. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas! Celofane, QUANDO soubermos EXATAMENTE sua fonte, ode ser chamado de "papel celofane", pois há de originar-se exclusivamente de árvores (cânhamo, entre outras) e não de milho ou petróleo.
      AINDA ASSIM, vamos ver como o celofane é produzido: celofane é feito dissolvendo fibra vegetal em DISSULFURETO ALCALINO E CARBONO para criar algo chamado viscose. A viscose é então RECONVERTIDA de celulose em forma de celofane depois de um banho de ÁCIDO SULFÚRICO E SULFATO DE SÓDIO. O celofane é adicionalmente tratado com glicerol para tornar o celofane seco, menos quebradiço. O celofane pode, então, ser revestido com nitrocelulose ou cera para torná-lo impermeável ao vapor de água (e conservar pães e outros alimentos 'molinhos'. Alguns produtos químicos desagradáveis ​​neste processo - por exemplo, elevados níveis de dissulfureto de carbono são tóxicos; que afetam o sistema nervoso.

      No entanto, dada a quantidade de processamento e sujeiras que leva para virar petro-químicos, ou seja, produtos químicos derivados de petróleo bruto, em plásticos e os danos que esses plásticos promovem por muito tempo depois de ter sido descartado, o celofane acaba sendo, ainda, o "menos-pior".... Cabe a cada um discernir se vai querer utilizar... (eu não uso!)

      Grata pela visita ao blog. Abs

      Excluir