quinta-feira, 9 de maio de 2013

Terreno usado como lixão no Passo D'Areia em Porto Alegre agora tem cerca e seguranças





Proprietários do terreno da ex-Zivi Hércules tomam primeiras providências em final de abril de 2013


Cerca e postes dentro da área que estava sendo ocupada irregularmente  para depósito de lixo

situação se arrastou por anos, gerando preocupação e angústia na população que vive no entorno




Terreno usado como lixão no Passo D'Areia em Porto Alegre agora tem cerca e  seguranças


Por Marise Jalowitzki
09.maio.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/05/terreno-usado-como-lixao-no-passo.html

ACHO que a população já pode respirar!!! O local que havia se tornado um verdadeiro lixão (o mais novo da Zona Norte!!!) foi "desativado". A operação acontece em etapas:

1) Apareceram trabalhadores, descarregaram moirões e cercas e fincaram os moirões. DURANTE A NOITE, cidadãos do mal ARRANCARAM TRÊS MOIRÕES, derrubaram o que já havia sido colocado de cerca e COLOCARAM MAIS LIXO!!!! Quanta falta de educação! Eram pessoas que chegavam de outros bairros (ou ruas) em seus carros e, descaradamente, depositavam o lixo ali!!! (Dizem que o interior dos prédios estava sendo usado para a prática de drogadição.)


Este ainda é um sinal de que cidadãos insistiam em colocar o lixo clandestino


2) No outro dia, lá voltaram os trabalhadores, recolocaram moirões, passaram a cerca em toda a dimensão do prédio desativado. Dia seguinte, no que restou de terreno público -  somente a largura de uma calçada -, lá estava mais lixo!! Isopor em quantidade, restos de embalagens industriais!!!! Pelo jeito, de varejistas!!!

3) Os responsáveis colocaram, ao longo de toda a extensão da nova cerca, placas indicativas de que o local está sendo monitorado 24 horas. Se tem caixas de imagens, não sei, pois não se consegue perceber. Dois seguranças, uniformizados, passam turno integral ali, sentados bem perto de onde o lixo era costumeira e vergonhosamente depositado, a fim de impedir que novos despejos aconteçam.


Cerca impede que cidadãos desleixados venham até o local e depositem lixo em lugar impróprio


Diz o dito popular; QUANDO OS GATOS SAEM, OS RATOS TOMAM CONTA!!!!! Agora, que há cuidadores, acabou-se! MAIS QUE TUDO, MAIS QUE LEIS, PRECISAMOS É DE FISCALIZAÇÃO  e programas educativos, que MUDEM A MENTALIDADE DO CIDADÃO!!!

Bem, agora os cidadãos porcos tem de seguir um outro caminho. Pena é saber que quando a mente de certas pessoas está assim desviada, apenas vão procurar um novo local (impróprio, é óbvio!) pra despejar clandestina, criminosa e obscuramente os seus dejetos.

Sim, obscuramente, pois agora, que o local conta com dois seguranças, uniformizados e motorizados, "à espreita", os carros já não param, nem as carrocinhas. Os carroceiros, ultimamente, eram os que mais "limpavam" o local, pois selecionavam o lixo reciclável, como se fosse um depósito "oficial". Os maiores despejadores eram cidadãos classe média.. VERGONHA!!!


Agora, dá até vontade de rir. Que vergonha! Sacos como estes não aparecem mais! Carros passam, algumas carroças também, e passam adiante, vendo os dois seguranças de plantão!!!


COM RELAÇÃO À LIMPEZA NO PASSO D'AREIA

Agora estamos, felizmente, recebendo a visita mensal dos trabalhadores municipais responsáveis por retirar a grama que cresce no meio fio e na calçada. MUITO MELHOR!!!!


COM RELAÇÃO À COLETA SELETIVA

Continua UMA BAGUNÇA!!!! FORTUNATTI, fiscaliza os terceirizados!!!! Os dias contratados NÃO ESTÃO SENDO CUMPRIDOS!!! Eles não passam, ou, quando chegam a passar, ficam olhando MAS NÃO PARAM PARA RECOLHER!!!! Há lixo reciclável, pequenas peças (desmontadas) de móveis, isopor, sacos com vidros, latas, QUE CHEGAM A FICAR DUAS SEMANAS!!! Os catadores informais é que dão conta de muita coisa (especialmente as pet). O demais, acaba sendo recolhido pela coleta usual, que, sabemos, tem destino de esmagamento no aterro sanitário. 

DE QUE ADIANTA GUARDAR AS EMBALAGENS TETRAPAK, por exemplo, durante um, dois meses, lavadinhas, cortadas, sequinhas e, depois, saber que, igual, foram todas parar no lixo comum???



COM RELAÇÃO AO TERRENO DA EX-ZIVI HÉRCULES, transcrevo o que venho recebendo de oficial:


ex- Zivi Hércules - terreno continua em litígio, compra foi suspensa




Em 8 de março de 2013 18:09
A boa notícia é que os terrenos já foram arrematados em leilão. Resta agora saber o destino que terão.

http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/visualizar_documento_gedpro.php?local=jfrs&documento=8172987&DocComposto=&Sequencia=&hash=f89c9d7cd32671aeb1054de211b7bcb6

Li o documento na íntegra e ali consta que os terrenos foram vendidos a uma empresa de Farroupilha-RS, por 35 milhões, sendo assinada pelo juiz em maio de 2012.
Espero mesmo que as coisas melhorem, pois o lixão permanece!!! Também, que a ocupação seja uma COISA BOA, POIS POLUIÇÃO OU PRESÍDIO SÓ PIORARIAM!!!

Transcrevo excertos:
EXECUÇÃO FISCAL Nº 94.00.06017-3/RS
EXEQUENTE
:
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS
EXECUTADO
:
HERCULES S/A FABRICA DE TALHERES
ADVOGADO
:
RAFAEL DIAS TOFFANELLO
:
ANDRE DA COSTA RIBEIRO
:
CAMILA FOREST
:
GERALDO BEMFICA TEIXEIRA
EXECUTADO
:
JORGE FERREIRO PAUTASSO
EXECUTADO
:
PEDRO RON CEITLIN
ADVOGADO
:
DANILO KNIJNIK
APENSO(S)
:
97.00.02858.5, 97.00.02862.3, 97.00.25178.0, 2000.71.00.006458-4, 2001.71.00.018612-8, 2001.71.00.037786-4




CARTA DE ALIENAÇÃO










O Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal Substituto da 1ª Vara Federal de Execuções Fiscais de Porto Alegre/RS,
Adquirente VENEZA NEGÓCIOS E PARTICIPAÇÕES LTDA., pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ [...] com sede e domicílio [...] em Farroupilha-RS.




Terreno onde funcionava a antiga fábrica de talheres e cutelaria Zivi Hércules  segue em negociação



Segundo informações, terreno continua de propriedade da Eberle Múndi e não da Veneza Negócios e Participações de Farroupilha - RS



Recebi em 22 de abril de 2013 20:00

Sra. Marise, A execução fiscal 94.00.06017-3/RS teve seus efeitos suspensos em 03/10/2012 na execução fiscal 2006.71.00.049349-7/RS, até pronunciamento do executor INSS, então até o presente estes terrenos em questão ainda pertencem ao Grupo Eberle Múndi.E não a Veneza negócios e Participações LTDAs de Farroupilha/RS.


Com certeza, é necessária a continuidade da fiscalização, para que o local não volte a ser...


... como estava antes!!!!

Assim, VAMOS ACOMPANHANDO!!!! O IDEAL é ocupar, construir, movimentar um espaço tão grande e que poderia estar servindo para creches comunitárias, postos de saúde, instituições de ensino, que seja shoppings, varejos, menos o abandono!!!

O LINDO PÉ DE MANGA PLANTADO POR UMA MORADORA DO BAIRRO (que também está reflorestando a praça próxima) é uma demonstração do quanto pode ser feito quando há CONSTÂNCIA DE PROPÓSITO!!!


 Querendo, leia mais SOBRE O TEMA:


Porto Alegre conta com mais um lixão 
Por Marise Jalowitzki
12.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/sugestao-ao-prefeito-fortunatti-novo.html
Sugestão ao Prefeito Fortunatti - Novo Lixão de Porto Alegre como Ponto Turístico para a Copa

Morador anônimo ateia fogo na madrugada do domingo para acabar com o lixo a céu aberto que Prefeitura não recolhe



Quem quer comprar sofá cativo para descansar no mais novo lixão de Porto Alegre?
Por Marise Jalowitzki
13.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/quem-quer-comprar-sofa-cativo-para.html 



SOS Prefeito Fortunatti - Moirões que separam lixo do terreno e prédio abandonado na ex-Zivi-Hércules ameaçam cair. Lixo clandestino avança no Passo d'Areia em Porto Alegre.



Educação Ambiental precisa de Concursos, Premiações, Sorteios, Incentivos
Por Marise Jalowitzki
03.janeiro.2013
LINK: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/educacao-ambiental-precisa-de-concursos.html 

GOVERNOS!! Ofereçam prêmios para a rua mais limpa, a quadra mais limpa, a praça mais limpa, o bairro mais limpo, a praia mais limpa! E, pomposa e abertamente, exibam, divulguem e distribuam o prêmio! Aí, sim, teremos uma população engajada e consciente!!! 

Os governos não atacam o problema de frente. Uma grande faixa da população é desleixada, porquice pura!
Qual o interesse dos órgãos públicos para que haja menos lixo, menos poluição, mais limpeza?

Leia na íntegra: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/educacao-ambiental-precisa-de-concursos.html 

LEIA TAMBÉM:

Fortunatti - Praça pública utilizada como estacionamento põe em risco circulação de crianças e adultos

Por Marise Jalowitzki
16.setembro.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/09/fortunatti-praca-publica-utilizada-como.html


Passo D'Areia - Porto Alegre - Praça Pública Largo 1º de Junho, próxima à ex-Zivi-Hércules é invadida por veículos. Já que os órgãos competentes da Prefeitura não se manifestam, solicitamos ao Prefeito Fortunatti que interceda junto aos responsáveis!!!


Você pode imaginar uma criança brincando em um espaço público de lazer lotado de carros? Pois é assim na Praça próxima à ex-Zivi-Hércules, no Passo D'Areia!








Nenhum comentário:

Postar um comentário