quinta-feira, 27 de maio de 2010

DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA - PEQUENOS HÁBITOS DOMÉSTICOS -




DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA E PROTEGER O PLANETA
- PEQUENOS HÁBITOS DOMÉSTICOS -
Marise Jalowitzki

O caos que estamos vivendo já não será mais solucionado, ou revertido, por uma simples utilização consciente das sacolas plásticas ou reciclagem do lixo por parte dos cidadãos comuns. A situação alcançou índices de anormalidade tamanha que somente políticas ambientais bastante fortes, gerais, mundiais, poderão causar impacto favorável para deter tal destruição ao meio ambiente.

Entretanto, cabe, sim, plantar conscientização, cada vez mais. A coisa já está ruim, vamos trabalhar para que não fique pior. Não precisamos dirigir nosso olhar apenas a remediação. Fazer o correto, fazer o melhor, é compromisso, é hábito, precisa estar incorporado em nosso comportamento habitual.


Seguem cinco dicas para incorporar:


1. Aprenda a se alimentar usando mais alimentos crus. Frutas e vários legumes são deliciosos. Acredite... é só criar o hábito! Uma boa maneira de adquirir este hábito saudável é propor-se a ingerir, pela manhã, em primeiro lugar, um copo de água e, após, uma fruta. Uma mação, uma banana, uma pera. Se não conseguir comê-la inteira, pelo menos a metade!

2. Para os dias de calor, mantenha uma garrafa térmica com água gelada. Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo dágua.

3.Tampe suas panelas enquanto cozinha. Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

4. Cozinhe os alimentos em fogo mínimo. Você sabe: Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida. Há verduras, como o brócolis, couve, mesmo batatas, que, somente murchando ao vapor, viram alimentos deliciosos e nutritivos!

5. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez. Evite o abre-fecha da geladeira toda vez que precisar pegar o alface, uma cebola, uma cenoura, etc...


Pode parecer simples, mas estão aí pequenas ações que, ao virar hábito, fazem uma boa diferença!

Abraços a todos!

Link deste post: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/05/dicas-praticas-para-voce-economizar.html
__________________________________________________________
MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e
palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação em RH
pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisejalowitzki@gmail.com
Porto Alegre - Rs - Brasil
__________________________________________________________

2 comentários:

  1. Marise, parabéns pelo blog. Gostei das dicas que deste para economizar energia. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Legal, Luis!
    Muito grata pela visita e apreço!
    Abraços!

    ResponderExcluir