quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desmatamento na Amazônia cresce 994% em 1 ano, diz ONG - Querem estatísticas? Aí estão!

Desmatamento na Amazônia cresce 994% em 1 ano! Degradação teve um aumento de 4.818%!
Mato Grosso foi o estado que mais degradou em 2010
Rondônia foi quem mais desmatou em 2010


Por Marise Jalowitzki
23.fevereiro.2011

Como? Claro que soa estranho, já que a proposta divulgada é a de diminuir o desmatamento e a degradação das florestas. Estamos no Ano Internacional de Preservação das Florestas.

Para além de todos os dematamentos ilegais, o criminoso uso de correntões, queimadas e tudo o mais a que assistimos (Veja no link http://t.co/4xvHGSk ), o que ocorre, também, é que o desmatamento que acontece com a anuência do governo em nome do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - para construção de hidrelétricas e criação de novas fábricas de cimento, etc., estas derrubadas da floresta não entram nos relatórios que são enviados ao órgãos internacionais de preservação do meio ambiente. Devastar a floresta para megas hidrelétricas é considerado projeto sustentável.

Em maio de 2008 o desmatamento na Amazônia cresceu 775% em um mês! Aí, recrudesceram as campanhas na mídia, as manifestações, as COPs, estavam próximas as eleições. Muitos legisladores vieram em favor da causa e o Brasil divulgou seu compromisso em frear o desmatamento.

Estará a ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) mentindo?

O relatório divulgado nesta quarta-feira, apresenta um quadro desalentador: um aumento de 994% no desmatamentona Amazônia Legal no período de um ano. Ou seja, a supressão total da floresta com exposição do solo, teve um aumento de quase 1.000%! 

E os acordos internacionais de redução?
Cadê COP-16, 17, 18, 147, 3666ª?
O que dizem os países que estão investindo para a preservação da floresta amazônica?
Noruega é o maior investidor para a preservação das florestas brasileiras.

Em dezembro de 2009, o sistema de alerta detectou 16 km² de destruição. Já no último mês do ano passado, a área de desmate havia saltado para 175 km².


Desmatamento aumentou em 994% em um ano! Rondônia foi o estado que mais desmatou em 2010

Outro aumento que chamou a atenção dos pesquisadores foi em relação às florestas degradas na Amazônia - intensamente exploradas pela atividade madeireira e/ou queimadas, para posterior utilização na pecuária.

Em dezembro de 2009, foram 11 km² danificados, contra 541 km² registrados em 2010 - o que corresponde a um aumento de 4.818%!!

Segundo o Imazon, o desmatamento acumulado no período de agosto de 2010 a janeiro de 2011 totalizou 858 km².

Houve um ligeiro aumento de 3% em relação ao mesmo período anterior (agosto de 2009 a janeiro de 2010) quando o desmatamento somou 836 km².

Já a degradação da floresta acumulada no mesmo período chegou a 3.722 km². Com isso, houve um crescimento na degradação de 338% em relação ao período anterior, quando a soma total chegou a 850 km².

Estados que mais desmataram:
1º - Rondônia - 43% da área total destruída
2º - Mato Grosso, com 31%
3º - Amazonas, com 16%
4º - Pará com 5%
5º - Acre com 4%
6º -Tocantins com 1%.

Estados que mais degradaram a floresta:
- Mato Grosso - 53%
- Rondônia - 32%
- Amazonas - 10%
- Acre - 4%
- Pará, com 1%.
-------
Chico Mendes, Defensor da Floresta, você faz falta! Baluarte da Paz!


 
Camila Pitanga, junto com os colegas artistas, entregou ao Ministro da Justiça um ofício pedindo o fim da barbárie que persiste na ilegalidade dos desmatamentos e grilagem de terras na Amazônia









Maria Joelma da Costa é mais uma marcada para morrer. A Pastoral da Terra faz o que pode para proteger os sindicalistas, padres, ativistas, todos ameaçados. Na lista deste ano, a Pastoral menciona 125 pessoas juradas.



Mulher marcada para morrer recebe apoio de artistas  Atores e atrizes vão a Brasília protestar contra a violência no campo.






------
E mais: Tá tudo conectado!  

Desenvolvimento Sustentável. Há dois mundos no Mundo. O que quer o desenvolvimento-de-qualquer-jeito, que contabiliza quantos edifícios, estradas e shoppings são construídos por dia. E o mundo que quer o desenvolvimento que leva em consideração as pessoas, a fauna e a flora, que faz as mudanças levando em conta os desejos e as verdades de cada um.




02.setembro.2011




----
E tudo sobre emissão tóxica e poluição ambiental do cimento - Cimenteiras são construídas próximo à jazidas de calcáreo. Um dos maiores alvos, na atualidade, é o Pará:

Legislações específicas e Convenções Internacionais - Cimento e Petróleo - Desmatamento e Sustentabilidade - Resíduos Tóxicos e Legislação




02.setembro.2011


Conheça a notícia fonte deste artigo:

Leia na íntegra: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4960045-EI306,00-Desmatamento+na+Amazonia+cresce+em+ano+diz+ONG.html

Em um relatório divulgado nesta quarta-feira, a organização não governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) aponta um "aumento expressivo" de 994% no desmatamento (supressão total da floresta com exposição do solo) na Amazônia Legal no período de um ano. Em dezembro de 2009, o sistema de alerta detectou 16 km² de destruição. Já no último mês do ano passado, a área de desmate havia saltado para 175 km².

Outro aumento que chamou a atenção dos pesquisadores foi em relação às florestas degradas na Amazônia - intensamente exploradas pela atividade madeireira e/ou queimadas. Em dezembro de 2009, foram 11 km² danificados, contra 541 km² registrados um ano depois - o que corresponde a um aumento de 4.818%.

Segundo o Imazon, o desmatamento acumulado no período de agosto de 2010 a janeiro de 2011 totalizou 858 km². Houve um ligeiro aumento de 3% em relação ao mesmo período anterior (agosto de 2009 a janeiro de 2010) quando o desmatamento somou 836 km². Já a degradação da floresta acumulada no mesmo período chegou a 3.722 km². Com isso, houve um crescimento de 338% em relação ao período anterior, quando a degradação somou 850 km².

Ainda conforme o relatório, o Estado de Rondônia foi o que mais contribuiu para o desmatamento registrado em dezembro de 2010, com 43% da área total destruída. Em seguida, aparece Mato Grosso, com 31%, e Amazonas, com 16%. Nos outros Estados, desmatamento foi proporcionalmente menor, sendo o Pará com 5%, Acre com 4% e Tocantins com 1%.

Já em relação à degradação florestal, Mato Grosso contribuiu com 53% do total registrado no final do ano passado, seguido de Rondônia, com 32%, Amazonas, com 10%, Acre, com 4% e Pará, com 1%.




Querendo, leia mais:

Links sobre Desmatamento, Degradação, atuação do IBAMA, Preservação das Florestas e dos Animais Selvagens, Condições de vida das populações ribeirinhas, Impactos Ambientais, Encontros 
em: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/links-sobre-desmatamento-degradacao.html

Preservação ambiental e dos animais selvagens



Pra ter opinião, tem de conhecer!



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora e pós graduada em RH, pela FGV.
International speaker pela IFTDO-USA
compromissoconsciente@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil

4 comentários:

  1. E as linhas de alta tensão?
    Desmatamento sob 2500 km desde Porto Velho ate São Paulo?
    E mineração "selvagem"?
    Quando temos outras possibilidades para a produção de eletricidade!

    ResponderExcluir
  2. Vou incluir este comentário no artigo sobre o desmatamento (novo). Governo divulga um índice, Imazon outro! É aquilo: o que é derrubado pelo governo não deve entrar nas estatísticas!!??!!

    Grata e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Marise,
    Já me inscrevi para receber seu blog por e-mail.
    Já confirmei a inscrição.
    Mas não sei se vai chegar.
    Quero um favor seu:
    envie-me seus artigos por e-mail, mas
    não só os links, também o texto no corpo
    do e-mail, pode ser?
    Já levei Gabriel Novis Neves para Literacia,
    uma revista virtual em que, agora, tenho
    uma coluna.
    Pretendo levar outros autores para lá,
    na minha coluna.
    Você aceita meu convite?
    Autoriza-me a publicá-la?
    Escreva-me, querida,
    Beijos,
    Eliana Crivellari-Lili-BH-MG

    ResponderExcluir
  4. Lilli, já contatamos! Desejo que esteja sempre tudo muito bem!!! Felicidades e Parabéns pela Literacia!!! Bjs

    ResponderExcluir