quarta-feira, 2 de junho de 2010

POUPANDO ENERGIA, ADMINISTRANDO O VÍCIO DE CONSUMIR


Modelos de celulares despertam o desejo de consumir

POUPANDO ENERGIA, ADMINISTRANDO O VÍCIO DE CONSUMIR
Celulares, Ar condicionado, pilhas e etc.



Lembretes nunca são demais. Mesmo que todos já tenhamos ouvido falar nos itens a seguir expostos, vale a pena reforçá-los. Eles já viraram hábito para você? Legal! Então repasse aos que estão próximos e que, talvez, ainda estejam esquecendo do quanto é importante diminuir o consumismo irrefreado. Alienação não combina com Compromisso Consciente.

1. - CELULARES - Aqui o desafio é ficar com o celular durante todo o tempo de vida útil dele. Como não ceder à tentação de trocá-lo frequentemente acompanhando os novos modelos lançados no mercado? Já foi o tempo em que celular era sinal de status. Hoje em dia "todo mundo" tem. Mesmo assim, as novas funções podem ajudar e, mesmo, tornar a vida mais fácil para quem está fora de casa e tem muitas atividades no dia a dia. Trocar por um mais moderno só para estar na moda? Mesmo que entre os adolescentes ainda cause certo frisson, com uma boa conscientização de sua parte, com certeza, eles vão entender e aceitar em permanecer por mais tempo com o mesmo aparelho.

Assim, se você é daquelas pessoas multifuncionais, que precisa aproveitar cada minuto, e concluir que um celular "bem moderno" pode ajudar, troque. Atualize-se. Entretanto, procure um meio de se desfazer do aparelho mais antigo, de forma que alguém seja beneficiado. Há tanta miséria à nossa volta. Centros comunitários, centros de assistência, centros espiritualistas são locais onde você pode doar seu aparelho mais antigo para que possa servir a alguém que não tem condições de comprar um. Agora, se você pertence ao grupo de pessoas que usa o telefone "mais para telefonar, mesmo", então, procure monitorar-se e fique com o antigo enquanto estiver funcionando perfeitamente e em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício de trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Informe-se sobre os locais de descarte. Atualmente as mesmas lojas que vendem o produto são as responsáveis pelo recebimento em devolução. Resta saber que encaminhamento as lojas estão dando aos aparelhos... Brasil tem esse sério problema de falta de fiscalização e controle. Informe-se. Faça a sua parte.

Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Conviver "naturalmente" com essa realidade é acenar que "sim" aos que exploram o capital humano. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos. É importante revisar nossos hábitos de consumo. Desperdício é sempre algo desprezível. Conscientização já!

2. - VENTILADORES - Compre e use um ventilador de teto. Mesmo nos dias de calor intenso, procure administrar utilizando alternadamente o ventilador de teto e o ar condicionado, diminuindo o consumo de energia. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente, gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois é a melhor saída. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

3. - PILHAS - Use somente pilhas e baterias recarregáveis.
É certo que são mais caras, mas com o uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes. Compre um recarregador e abasteça-as regularmente. Divulgue este tema. É comum encontrar pilhas jogadas em meio à rua. Elas são altamente tóxicas, o grau de poluição é altíssimo!

4. - AR CONDICIONADO - Limpe ou troque os filtros do seu ar condicionado regularmente. O recomendado, caso o uso for regular a intenso é uma vez ao mês. Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano. E aqui estamos apenas abordando a questão de diminuição no consumo de energia. Imagine o estrago no organismo com o ataque dos ácaros. Nas regiões onde o frio é mais intenso e a umidade do ar é acentuada, os profissionais da saúde recomendam que se faça circular o ar puro regularmente, mas que, também, se evite deixar correntes de ar úmido circularem por muito tempo dentro de casa (ambientes fechados em geral). Assim, um ambiente aquecido PRECISA estar limpo. Limpeza combina com saúde.

5. - LÂMPADAS - Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente. Com a utilização das lâmpadas fluorescentes, torna-se necessário mudar um hábito arraigado, que nos foi ensinado na infância e incorporado já nos ditos populares: "O último a sair apaga a luz!" - Agora, mudou! Não é preciso desligar constantemente as lâmpadas. Se você usa o aposento várias vezes ao dia é preferível deixar acesa a lâmpada. Gasta menos energia que o liga-desliga.
Felizes Ações!

Abraços a todos!

MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e
palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação
em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
Porto Alegre - RS - Brasil

Querendo, leia também:
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/07/celulares-use-fone-de-ouvido-para.html 


Como evitar a radiação do celular






Nenhum comentário:

Postar um comentário