sábado, 16 de outubro de 2010

CUIABÁ MERECE AVANÇAR - Um Apelo Cuiabano pelo Meio Ambiente




Recebo o texto de Lima Neto e, com responsabilidade, publico-o, no afã de que mais e mais vozes e vontades se somem.


Aprendi a amar Cuiabá e Mato Grosso, onde prestei consultoria em desenvolvimento de lideranças durante quase 3 anos. As belezas naturais e a simplicidade e acolhimento de sua gente, deixam todos à vontade. Cartão Postal do Brasil e do Mundo, precisa ter os olhos das governanças voltados para a sua sustentabilidade.



Convido-os a ler com atenção o apelo desse compromissado profissional, ao mesmo tempo em que solicito divulgação irrestrita, como sempre!


Vamos aumentar sempre mais o número de cidadãos que querem um BRASIL JUSTO E SUSTENTÁVEL!





CUIABÁ MERECE AVANÇAR
- Um Apelo Cuiabano pelo Meio Ambiente -
Por Archimedes Lima Neto

No limiar dos seus 300 anos, Cuiabá merece avançar nas estruturas de planejamento e tornar realidade as aspirações sócio-ambientais de nossa sociedade na velocidade que é solicitada.


Precisamos avançar nos instrumentos de gestão de planejamento, inserindo a questão ambiental como um todo, e não reduzido a uma única Secretaria.


A ação governamental precisa ser estruturada em planejamento sistêmico da cidade, que deve ser fundamentado por gestores públicos de carreira. Esta missão estratégica poderia ser assumida por profissionais de Nível Superior em uma nova carreira de Gestor de Ordenamento Urbanístico e Ambiental. A Engenharia Pública é um dos importantes instrumentos para a reforma das cidades.


Fortalecer categorias profissionais que não recebem atenção dos setores públicos seria um indicador válido da vontade em organizar e enfrentar o enorme passivo urbano. Este seria um grande exemplo para Mato Grosso inteiro, na defesa e reconhecimento dos profissionais, como engenheiros e arquitetos, necessários à construção e disciplinamento da infra-estrutura de nossas cidades.






Em jogo os nossos 300 anos... A hora é essa! Construímos no Centro Geodésico da América do Sul uma das cidades que mais cresce no Brasil, com uma população que deseja a sustentabilidade sócio-ambiental. O Governo do Estado de Mato Grosso sinalizou com a Arena Pantanal. Haverá democraticamente a participação cidadã nas discussões de outros empreendimentos? O COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e todos os cidadãos responsáveis querem saber o que querem fazer com a Salgadeira. Os conselhos urbanos querem opinar, querem discutir o próprio futuro, pois nenhum outro projeto além da Arena Pantanal foi apresentado ou discutido por qualquer conselho coletivo municipal.


Cuiabá merece avançar, desde que respeite alguns preceitos firmados com a sociedade pela ética e compromisso comunitário, pelo mérito do conhecimento técnico-científico e planejamento urbanístico-ambiental, e pela responsabilidade fiscal da gestão com priorização de investimentos e capacidade gerencial. Assim, firmar um novo jeito de encarar velhos problemas.


Se mudanças vierem, que sejam para trilhar o caminho do equilíbrio ecológico e econômico. Cuiabá merece mesmo avançar, sem temer os desafios... Sim, nós podemos e merecemos!
________________________________________________


ARCHIMEDES LIMA-NETO - Engenheiro Civil, Mestre em Educação e Meio Ambiente, consultor ambiental. Atualmente, Secretário Municipal do Meio Ambiente em Cuiabá


________________________________________________
O texto, encaminhado por Eliana Crivellari, continha, entre outras, duas expressões que destaco:
"- É o Efetivo Exercício da Cidadania."


"- É o Brasil somando forças pelo desenvolvimento sustentável!"


Abraços, Amiga e parabéns pelo exercício responsável!
_________________________________________________


Minhas ponderações:






De norte a sul do país, cidadãos mostram seu comprometimento, sua vontade de clamar por providências urgentes em meio aos descaminhos daqueles que, mesmo detendo o poder, costumam operá-lo por vias diversas, tratando efeitos, não causas.

A incerteza quanto aos rumos que nosso país irá tomar, independente de qual dos candidatos venha a receber o "título", a incerteza, esta é MUITO grande!


Referencio novamente a estranheza que me causou a resposta de uma das pessoas candidatas, quando Marina perguntou como iria tratar o angustiante tema das queimadas {criminosas}. A resposta foi: Vamos aumentar o contingente de nossa guarda florestal, brigadas para apagar os incêndios... nenhuma resposta no sentido de PREVENIR, de conscientizar, de ENSINAR a população, intervenções de mudança cultural e não, simplesmente, repressoras!


Abraços a todos!


_________________________________________________
MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e
palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação
em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisej@terra.com.br 
www.compromissoconsciente.blogspot.com 
F (51) 97056424
Porto Alegre - RS - Brasil
________________________________________________

2 comentários:

  1. Marise,
    Brilhou você uma vez mais!
    Corrija meu sobrenome, por favor: Crivellari, e não Crivellaga (Parte de meu endereço de
    e-mail, esse último).
    Também me causou estranheza a resposta de um dos candidatos: nada de prevenção?
    Gostei de seu apontamento.
    Quanto ao texto do ambientalista cuiabano, tudo
    de bom!
    E Cuiabá crescendo, fica um exemplo, não só para Mato Grosso, mas para todo o Brasil!
    E gosto de seu trabalho, cara Marise, pois sinto a união do Brasil de ponta a ponta na defesa das questões ambientais, imprescindíveis e inadiáveis!
    Brilhe sempre a Sua Luz,
    Eliana Crivellari

    ResponderExcluir
  2. Correção feita, Lili.
    Saiu a posição de Marina.
    É isso aí!
    Vamos continuar construindo as bases da Sustentabilidade Justa!
    Abraços!

    ResponderExcluir