domingo, 10 de outubro de 2010

Pontos Fracos e Fortes do Movimento Marina

Você já deu sua opinião?
 http://ning.it/9ZTElq

A minha está aí!!




Queridos Marineiros!


Chegando agora, quando quase uma centena de Amigos já colocaram seus pareceres, e convalescendo de uma cirurgia ocular, estou meio "às ganha", como se diz aqui no RS. Digito assim mesmo.


Vou colocar o que penso, pois já intentara formatar um texto e enviar.


Aí vai:



Vou analisar tudo que percebi.
 Esta ferramenta (web) PRECISA SER utilizada até à exaustão, divulgando TODOS os seus recursos a todos os que participam do Movimento.


Eu fui descobrindo aos poucos e criando meus próprios "utilitários, como por exemplo:


- A questão da tua localização no mapa. É um PODEROSO instrumento de fazer política com consciência. Creio que poucos souberam que, ao clicar sobre CADA BONECO, num RAIO de 5 km, localizavam ou outro MARINEIRO, em condições de estabelecer contato via e-mail do movimento.



Creio que, havendo autorização para divulgação do e-mail particular, este dado poderia constar também, junto aos dados do "bonequinho".
 - Incentivar as pessoas a estreitar laços com aqueles próximos, sugerindo reuniões na casa de um ou outro, encontro em uma praça próxima, etc.



- A mesma coisa com as CASAS DE MARINA. Reunir pessoas, compartilhar. Isto aumenta o entusiasmo prá caramba. Vitaliza a chama.
 No RS, onde é Movimento (e o próprio PV) são tão fraquinhos, o incentivo é primordial.

 


COM RELAÇÃO AOS GRUPOS do MOVIMENTO MARINA


Mesmo sendo um espaço bastante democrático, é importante não pluralizar TANTO os grupos. Há grupos com 2, 3, 4 participantes, sendo que há vários outros similares (seja proximidade geográfica, seja religião, etc.). Não que haja proibição, mas o incentivo para que, pelo menos, façam parte TAMBÉM daquele grupo mais forte.






COM RELAÇÃO AO PV


Estou aguardando os próximos passos de Marina Silva.


Embora VERDE seja a proposta maior, o Partido Verde, em vários segmentos, não parece TÃO interessado assim em ter novas adesões, seja na pessoa da própria Marina (explico mais adiante o porque desta minha percepção) seja nos que já são adeptos ao partido.
 Eu não sou filiada ao PV, nem tenho atividade política alguma, exceto esta, que me pegou por crença, idealismo, tudo em que acredito sobre preservação e cuidados - pessoas e ambiente.



Quando entrei em alguns grupos (incluindo os do RS), não recebi nenhum alô, por parte do fundador do grupo e até mesmo, houve alguns comentários do tipo "tem gente que está entrando agora, verde de oportunismo".... Gente!






NO DIA DA ELEIÇÃO


No dia da eleição, ainda com bandagens no olho (a cirurgia tinha sido UM DIA antes) encontrei uma guris, isolada, em meio a duas árvores, segurando uma bandeira de uma candidata à deputada estadual (não ganhou, como todos os outros). Paramos para falar com ela. Declarou que sua candidata estava tendo sérios problemas para obter adesão. Falei que agora "era tarde", mas, perguntei como havia sido a utilização dela (candidata) com o site do Movimento Marina Silva* SIMPLESMENTE NEM ELA NEM A CANDIDATA SEQUER SABIAM DA EXISTÊNCIA DELE!


"Como faço para ter acesso a essas informações?" - pergunmtou a moça. E se surpreendia "Hâ!" quando falei da localização no mapa, etc.



Claro que isso tem a ver com FALTA DE INTERESSE, com falta de atenção, com falta de curiosidade, falta de UNIÃO. A pergunta que deixei para a moça e que me faço ainda agora é:


QUANTOS, DO PV, QUERIAM EFETIVAMENTE MARINA?




COM RELAÇÃO À POSTURA DOS CANDIDATOS`A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL.


ALGUNS só "deram as caras" bem próximo ao dia das eleições e... para MOSTRAR SEU SANTINHO!!! Acho uma ofensa isto! Ainda que não tivessem tempo para se dedicar "fisicamente" a estar na WEB, que destacassem algumas pessoas, autorizadas por eles, para conectar com todos, mostrando propostas, incentivando, mobilizando, criando eventos.


AQUI NO RS, NEM O BANNER ACONTECEU!






COM RELAÇÃO AOS POSTOS DE PEGAR MATERIAL


Uma vez anunciado, mesmo que a visitação seja zero, TEM DE HAVER ALGUÉM LÁ, atendendo, fisica e por telefone! Creio que não há desestímulo maior do que se deslocar até um endereço e ele estar fechado!!!






QUANTO A NÃO TER MAIS MATERIAL


Isto pode acontecer sempre. Creio ser muito bacana INCENTIVAR que as pessoas façam seu próprio material, incentivando para que enviem fotos, videos, para o movimento, para serem exibidas COM ALARDE em em lugar de destaque (Ratificando sempre que o material não poderá ser vendido).



Vocês leram meu artigo "ONDA VERDE DE MARINA INTERESSA NORUEGA"? - www.compromissoconsciente.blogspot.com Logo estarei postando mais um sobre esta repercução, principalmente sendo a Noruega um dos países mais interessados em "nosso" petróleo.


Enfim, creio que coloquei tudo que analisei.


ADOREI ter participado. Vou continuar. Contem comigo!

Marise Jalowitzki
Escritora
Porto Alegre - RS


MARINA 2014!!!




6 comentários:

  1. Oi Marise, gostei muito da sua análise e diagnóstico apontando erros cometidos por nós na campanha da Marina. Eu não consegui escrever no Pontos Fracos e Fortes do Movimento Marina então vou usar esse espaço para fazer um comentário, se você me permite.
    Achei a ferramenta Ning excelente e acredito que o seu uso por nós foi muito importante para o resultado das eleições.
    Eu analisei a localização do mapa e procurei me comunicar com as pessoas que estavam próximas de mim. No entanto acho que foi pouco, poderia ter sido utilizada muito mais. Nós poderíamos que ter criado núcleos no momento em que descobrimos quem estava perto, e poderiamos nos reunir em um barzinho ou até na casa de algum deles, desde que convidados. Acredito que a gente foi muito bem nos contatos por e-mail, mas demorou, pelo menos no meu caso , a conhecer pessoas e fazer contatos pessoais. Logicamente que isso deve ter sido motivado por falta de tempo ou outras razões que não me convem analisar aqui agora. Só acho que a gente deveria ter se encontrado mais, para isso facilitaria, como você sugere, a colocação do e-mail particular no mapa ou até do telefone celular.
    As casas de Marina também poderiam ter sido usadas como pontos de reunião, e poderiamos nos encontrar em salas de colégio ou univesidade, hall de hotel, barzinhos ou salas de igrejas. Sempre se encontra um local destes pois que algum de nós frequenta e tem acesso.
    Isso é passado e é lição. O que podemos fazer para o futuro? Criar grupos de discussão, encaminhar material para ser discutido.
    Quanto a entrar em vários grupos, estava liberado e eu utilizei isso e vi que você também. Eu entrei em todos os grupos com os quais eu tinha outro ponto em comum, além da Marina. Tipo, eu sou do Maranhão e moro no DF, então entrei no grupo do DF, mas entrei também no grupo do Maranhão e isso foi muito bom, teve troca de experiências e eu fiquei sabendo que eles estavam precisando de material, daí encontrei com uma moça do movimento em São Paulo no chat do ning e falei para ela. Ela entrou em contato com o pessoal do Maranhão e me disse que encaminhou material por sedex.
    Acredito porém que essas falhas se deveram a exiguidade de tempo. Nessa eleição nós mexemos com valores das pessoas e isso não é comum. Ela inicia uma revolução transformadora. Eu amei ter participado de todo o processo e me coloco à disposição . E parodiando a Marina, digo : Nada segura uma idéia quando chegou o seu tempo de desabrochar.

    ResponderExcluir
  2. Cara Ana Rosa!
    Grata pelas sinceras e pontuais considerações.
    Vou repassá-las.

    Com relação aos grupos, considero interessante, sim, a liberdade de ir e vir. O que pondero é, por exemplo, no RS, onde a adesão foi(´) ainda pequena, existiam vários grupos (pequenos). Grupos de Evangélicos, 04 ou 5. Percebo que a soma seria mais motivadora: um por estado, um por linha espiritual (sendo um movimento espontâneo, um por linha de defesa à natureza. Mas é só uma idéia que visa o fortalecimento. Nunca de caráter impeditivo.

    Há muito por fazer.
    Vamos em frente!
    Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  3. Ufa!!! Finalmente encontrei um espaço digno da Marina Silva. Um espaço Marineiro. Estou bastante decepcionado com o espaço do Movimento. Depois que metade da direção do PV foi para um lado e, a outra metade para outro (Serra/Dilma)a direção do Movimento ficou muito estranha. Decidir apenas consultar a página mas, não mais postar. Postei reportagens do Greenpeace e também sugeri no futuro, Marina & Heloisa Helena e isso, foi suficiente para apagarem algumas postagens interessantes. No movimento sempre tomei uma posição de neutralidade pois o meu voto radical é nulo e isso, acho que desagradou muitos da direção do "Movimento" O que não entendi ainda, foi um dos principais assessores da Marina, apoiar a Dilma. Bom...adorei o seu Blog. Vamos para 2014???

    ResponderExcluir
  4. Tem muita coisa que voltou ao terreno conhecido, Amigo!
    Por isto é que insisto tanto para que aqueles que estão despertos e SABEM exatamente o que querem, continuar a falar, divulgar, praticar o foco, mantendo os objetivos macro, que são: MELHORIA DO PLANETA, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE, CONDIÇÕES DIGNAS PARA TODOS.

    São tudo itens tão básicos, deveria ser a mola de propulsão. Entretanto, estes itens estão num "reino tão, tão distante"... daqueles que hoje ocupam os cargos e que lá estão para nos representar!

    2014 é mais uma meta! Agora, há muitas questões a serem conquistadas.
    Como diz uma canção feita para Marina:
    "TER O FUTURO NOS OLHOS, A HISTÓRIA NA MENTE E O PRESENTE NAS MÃOS!!"

    ResponderExcluir
  5. Parabéns e obrigado pela resposta.
    Abraços Verdes!!!
    Luiz Fernando Babdetti da Câmara.

    ResponderExcluir
  6. Abraços bem Verdes, também, Luis Fernando! Que estão achando da censura que estão planejando para um futuro bem próximo? Leiam os artigos e divulguem. Muito grave!

    ResponderExcluir