quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quanto de emissões tóxicas VOCÊ joga na atmosfera - Transporte Urbano - Faça a Conta - Calculadora de Emissões



Calculadora de Emissões propicia avaliar individualmente quanto de emissões tóxicas cada  um produz  em transporte


Transporte Urbano – Quanto de emissões tóxicas VOCÊ joga na atmosfera? Transporte Urbano


Faça a Conta - Calculadora de Emissões

Por Marise Jalowitzki

Para não ficar só na reflexão, pense seriamente em REPOR, pelo menos repor, o que você já gastou em árvores até agora! Claro que é um investimento a médio e longo prazo, as árvores precisam do SEU tempo para crescer, o que exige uma nova consciência e, pelo menos, VOCÊ estará se responsabilizando pelo que já fez! E reparando!

No artigo anterior vimos o quanto somos todos desmatadores, ainda que indiretamente. E vimos, também, quais as alternativas para um consumo mais consciente. EVITANDO O DESPERDÍCIO!

Neste post, vamos sentir quantas árvores cada um deve plantar, ao ano, para repor o que joga de emissões tóxicas na atmosfera, APENAS COM TRANSPORTE . 

Olha que idéia bacana! Flávia Moraes e Paulo André Vieira, da ECO, criaram uma Calculadora de Emissões, para que cada indivíduo possa calcular mais precisamente quantas árvores cada um precisa plantar por ano, para compensar as emissões tóxicas jogadas na atmosfera, por conta dos meios de transporte que utilizamos diariamente (não estão contabilizados o gás carbônico de nossa respiração, transpiração e “puns”; nem da carne vermelha que você come (caso seja carnívoro), nem os aerossóis).

A Calculadora de Emissões calcula para você. Para tanto, basta entrar com os quilômetros percorridos utilizando os diversos veículos, tais como: Bicicleta, Trem, Metrô, Motocicleta, Ônibus, Carro (não estão contabilizadas, também, viagens de avião). 


A Calculadora de Emissões pode servir de incentivo ao aluno em sala de aula, ampliando a conscientização ambiental.


O cálculo é genérico, pois não considera tipo de carro, tipo de motor, etc. Mas dá uma noção e a calculadora serve de instrumento lúdico para conscientização do tema. Próprio para professores levar para seus alunos, cada um calculando o seu nível de emissão de GEE (gás de efeito estufa), internalizando conteúdo e conscientização.

Assim, vamos tomar por exemplo um(a) cidadão(ã) que:

- percorre 10km ida e 10km volta para o trabalho, de ônibus, 5 dias por semana: 10 + 10 = 20km x 5 dias = 100 km de ônibus por semana
- uma vez por semana vai pra balada, de carro, passeia, passa na casa de um amigo, totalizando 50 km
- no domingo vai passear de bike com a família totalizando, digamos, uns 30km.

Em um ano, mantendo essa média, cada cidadão envia 0,62ton de emissões tóxicas, os gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O)! Para compensar, você terá de plantar 63,32 árvores-ano.

Por favor, faça a sua parte! Arregace as mangas, consiga as mudas e plante! Fale com a prefeitura, veja quais áreas degradadas precisam ser recuperadas, quais as praças que carecem de árvores. Não precisa fazer muito! Mas faça alguma coisa!


Conscientização ambiental é para todos!

Fontes:





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

3 comentários:

  1. O álcool que estamos enviando de graça para fora do país poderia movimentar a frota de ônibus dos grande centros. Álcool não faltara se estimularem forma de cooperativas, os pequenos proprietários de terra a produzir a exemplo da bacia leiteira e sem prosperar a monocultura da cana conf. as leis existentes nos estados e engavetadas.

    ResponderExcluir
  2. Uma maneira em forma de cooperativa
    Álcool na Fazenda
    http://www.youtube.com/watch?v=hfA8sD4G0wc
    Mini Destilaria de Álcool
    http://www.youtube.com/watch?v=ogm37DpQBbA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, as contribuições foram valiosas! Assisti aos dois videos. Com certeza, saídas existem. Dependemos da vontade política em fazer acontecer. O que está acontecendo em Minas Gerais deveria, sim, estar sendo BEM mais divulgado. O planeta está no limite e a transição para fontes mais puras (eólica, solar, gravitacional) está acontecendo, sim, mas de forma lenta demais. Neste processo das destilarias (fazenda ou pequenas cooperativas), a única coisa que precisa ser otimizada é a captura dos gases jogados na atmosfera na queima do eucalipto para geração da energia para produção do álcool. O reaproveitamento de todo o demais é cem por cem!

      Excluir