sábado, 21 de janeiro de 2012

A Carne Vermelha do Futuro cultivada in Vitro

Carne vermelha criada em provetas, em laboratórios

(Foto: Clipart)



A carne vermelha do futuro cultivada in Vitro


Por Marise Jalowitzki
21.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/carne-vermelha-do-futuro-cultivada-in.html

Os primeiros anúncios aconteceram há mais de um ano http://ning.it/wubQug  ). Por que não emplaca? O grupo de pesquisadores carece de patrocínio para viabilizar a produção em larga escala. Segundo afirmações dos pesquisadores, gosto e textura estão garantidos e os impactos ambientais, são bem menores do que os resultantes do método tradicional (criação em pastagens, para abate).


- Se hoje está comprovado que a criação de gado bovino e caprino, no mundo inteiro, é responsável por 20% das emissões de metano que é um GEE - gás de efeito estufa.


- Se os cientistas, em especial os norte-americanos, se empenharam em estudar uma forma de alterar geneticamente A NATUREZA BOVINA, para que fosse reduzida a emissão de "puns".


- Se, após estudos, chegaram à conclusão que não são os "puns" dos bovinos, mas o prolongado ato de mastigar (ruminar) que é o responsável pela elevada emissão tóxica.


- Se uma das propostas da ONU é de incentivar o consumo de insetos como forma de "manter o sabor da carne", sem aumentar a produção-criação de animais... (Link: http://ning.it/w5gt7W  )


- Se criar o gado, além de tudo isso, ainda tem a questão das extensas áreas de pastagens, necessárias para que os animais se desenvolvam saudáveis para o abate.


- Se para cada quilo de carne que chega em um supermercado, são utilizados 300 litros de água (lavar o sangue). 


Então, há motivos DE SOBRA para ir diminuindo gradativamente toda a atividade pecuarista, sinalizando e facilitando novos caminhos para que o criador de animais para abate tenha alternativas sustentáveis de trabalho e desenvolvimento.


E, principalmente, SE QUEREMOS DEIXAR DE BARBÁRIE E EVOLUIR, temos de parar com a matança de animais, seja para consumo, vestuário, experimentos científicos. 


Grupos de pesquisa que trabalham em núcleos separados nos Estados Unidos, Holanda, Noruega, Portugal e Suécia, estão agora se reunindo para conhecer os diferentes métodos utilizados e para aprimorar os resultados até agora obtidos, incluindo a questão dos impactos ambientais advindos de uma produção em larga escala.


Os projetos carecem de fundos para investimento. 



Análise dos Impactos Ambientais 



Esta questão foi a base de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Amsterdam e publicado em Ciência e Tecnologia Ambiental.



A análise levou em conta o ciclo de vida da carne cultivada."Como fonte de energia para o crescimento das células musculares utilizaram uma cianobactéria hidrolisada. 


Os resultados mostram que a produção de 1 t de carne in vitro requer entre 26-33 gigajoules de energia, entre 367 e 521 m3 de água, entre 190 e 230 m2 de terreno e 1900-2240 kg de CO2 emitidos.


Ao contrário do sistema tradicional de produção de carne, produção de carne in vitro requer o uso de energia 45% menor, emitindo entre 78 e 96% menos gases de efeito estufa e os requisitos de terra são 99% mais baixos. Ao mesmo tempo precisa entre 82 e 96% menos água, dependendo do tipo de produto.


Conclusão: O impacto ambiental da produção de carne in vitro é substancialmente menor do que os métodos tradicionais de produção de carne."


Assim, esta carne in vitro pode tornar-se uma alternativa concreta, através de uma produção mais saudável e mais eficiente do que a tradicionalmente conhecida.Fontes: 
www.alimentariaonline.com
http://alimentarnos.com/blog/2011/08/31/carne-vitro-analisis-medioambiental/


Leia também:

Carne vermelha e emissão tóxica
- Diminuindo os "puns"
 


CARNE VERMELHA E EMISSÃO TÓXICA 
- DIMINUINDO OS "PUNS" -



27.maio.2010
LINK: http://t.co/bdKKDqC  









E, querendo, conheça mais sobre o tema OPÇÕES ALIMENTARES em:

Opções alimentares - Carne, insetos, vegetarianismo
Página de Links


Somos o que comemos - Hipócrates, Pai da Medicina, sabia o que estava dizendo



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário