terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Desmatamento - Quantas árvores VOCÊ já cortou em sua vida

Árvore Maravilhosa - Quantas árvores você já cortou em sua vida?


Desmatamento: Quantas árvores VOCÊ já cortou em sua vida?

Por Marise Jalowitzki

Somos todos desmatadores, já pensou nisso? Você já calculou o quanto de árvores você já cortou em toda a sua vida? Pode não ter sido diretamente, mas indiretamente, com certeza, você cortou muitas!

- Dê uma olhada nos móveis de sua casa e procure avaliar: quantas árvores foram necessárias para fabricá-los? Mesas, cadeiras, armários, bidês, estantes...

- Se mora em regiões frias e possui lareira, ou se adora o gostinho da comida em um fogão à lenha no inverno, QUANTAS árvores foram decepadas para que cada um se sentisse melhor, mais confortável, quentinho e feliz?

- Se você possui escadas de madeira em sua casa ou apartamento,  já parou para pensar que linda e majestosa árvore foi abatida para que os degraus estejam ali, conduzindo você para o andar de cima?

- Casas inteiras, assoalhos, cercas, chalés, trapiches, caixas, baús, carrinhos, brinquedos...quanta coisa, tudo de madeira!

- E o que dizer do papel? Para presente, embrulhos, papel higiênico, papel toalha, livros, cadernos, folhas avulsas? Envio de currículos.

Na fabricação de papel, a madeira é transformada em polpa. O rendimento é cerca de 50% - mais ou menos metade da árvore são nódulos, lignina e outras substâncias que não servem para fazer papel.

Além do que, para a produção do papel  faz-se necessário o uso de energia e água. Para se produzir 1kg de papel são necessários 540 litros de água! O consumo brasileiro, por indivíduo, só de folhas de papel A4, é de 44 kg por ano. São 23.760 litros de água só para as folhas de papel.

Seja em casa ou nas empresas, continuaremos a usar papel, invento que revolucionou o modo de vida do ser humano. Quando falamos em sustentabilidade, queremos aprimorar a consciência do não desperdício.


Quando, nos idos de 80, comecei a dar aulas utilizando flipchart, guardava as folhas usadas de um lado e as trazia novamente no outro dia, para reutilizar do outro lado. Enquanto trabalhava em empresa de economia mista, recebia a chacota de alguns colegas que me chamavam “puxa saco do governo” já que era tudo “de graça”... Mais tarde, como autônoma, escutava “mão-de-vaca esta consultora, heim?” De nada adiantava explicar, tanto em uma como em outra situação, que estava evitando o abate de árvores. A gozação continuava. “Se atravessar o rio com um sonrisal na mão, ele chega seco do outro lado, heim?” 

"Mão-de-vaca" significa sovina



Eu ria junto com eles, mas o significado de meu riso era outro: “Crianças!” – eu pensava “Um dia despertarão!” Agora, parece que o momento do despertar chegou! Pelo menos se está falando mais nisso. Consumo com Responsabilidade!



Para organizar uma oficina de reciclagem de papel em sua escola ou comunidade (folhas, cartões, máscaras, potes e vasos), acesse: 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

4 comentários:

  1. Olá, Marise.
    muito bom seu artigo! Tb tenho essas suas manias ( ótimas manias) p/ economizar papel rs
    Abs,
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Maria! Realmente, são "manias" que, hoje, recebem outro nome! É a economia consciente que o projeto de Decrescimento Econômico propõe. Produzir mais para quem não tem, e, os que tem, consumir com mais parcimônia!

      Adorei tua passagem por aqui!

      E Viva o Meio Ambiente Saudável!!!

      Bjs!

      Excluir
  2. Marise,
    Excelente, parabéns, e já compartilhei em meu mural no Face,
    bjs,
    Eliana Crivellari-BH-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lili!
      Muito grata, minha amiga, sempre, pela força na disseminação da conscientização!

      Beijo grande!

      Excluir