sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Dia de Elis

Elis Regina com Alma

O Dia de Elis


Por Marise Jalowitzki
20.janeiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/o-dia-de-elis.html



Juro que havia esquecido do Dia de Elis. Ontem, desavisadamente, estava caminhando por uma ladeira no IAPI, muros plenos de plantas-que-colam nos muros, de uma única casa ouvia-se um som de vinil, antigo, rachado, desusado. Era a voz inconfundível de Elis Regina, voltando de decênios empoeirados  para se mostrar novamente. Pelo menos uma vez ao ano, como é perfil dos esquecidos pelo avassalador presente sem história que parece vestir a todos. “...são as águas de março, fechando o verão...” e estamos em janeiro, com enchentes e tudo. É, tudo muda, mesmo. Estamos piorando, sim. “Alô, alô, Marciano. Aqui quem fala é da Terra. Prá variar, estamos em guerra, você nem imagina porque...” Claro, continua sem porque, apenas os interesses mesquinhos dos mesmos de sempre.

Segui, sem ainda me dar conta do dia. Na volta, “e eu me agarrei nos seus cabelos...”, aí, não deu. Sentei no bosque em frente e ouvi mais um pouco. Olhei a casa-sem-ninguém de onde continuava o som de vinil, antigo, rachado e usado. Que viagem! Lembrei do sofrimento, da beleza da interpretação, do amadurecimento sofrido de uma vida que não foi cor-de-rosa, do desfecho e da saudade.

Refletindo sobre minha vida, suspirei, aliviada. Consegui estar aqui. Minhas dores de amor não me desatinaram. Minhas desilusões não me fizeram entrar em depressão profunda, nem a recorrer a aditivos químicos para esquecer. Lição aprendida. Tantos mestres ensinam pela visão de sua própria experiência. 

Obrigada, Estrela Regina - Rainha, pela sensibilidade!

Elis, com carinho e reverência, te digo:  Talvez não fosse a casa de tua família, talvez sim. Talvez fosse de um amigo que, fã até hoje, também te homenageia. Mas, para mim, este 19 de janeiro foi de uma significância bacana. Para mim, eu passei em frente à casa onde Elis morou no IAPI, em Porto Alegre, e de onde saiu para alçar vôo. E a ouvi cantar!

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário