domingo, 22 de janeiro de 2012

Você já come insetos! Insetos Torrados e Triturados em sucos, carnes, queijos, embutidos, refrigerantes, sorvetes, biscoitos, bolos...


Cochonilla fêmea utilizada como corante em alimentos, cosméticos e tintas, pode causar alergias e já foi responsável por choque anafilático em consumidores - Wiki

Você já come insetos! Insetos Torrados e Triturados em sucos, carnes, queijos, embutidos, refrigerantes, sorvetes, biscoitos, bolos...

Setenta mil insetos são triturados para obter 450 g de corante vermelho
Por que não usar a beterraba?

Por Marise Jalowitzki

Pessoas que leram o texto onde a ONU recomenda comer insetos, sofreram um impacto semelhante ao que eu tive. Depois, a maldade com os filhotinhos de canguru, para que tenhamos sapatos mais confortáveis! Agora, este sentimento péssimo ao tomar conhecimento que já estamos ingerindo insetos, sem saber! Por conta de um estômago frágil, fui detectando mal estares cotidianos, dando culpa "à idade"! "Ah, vão passando os anos, o corpo fica mais sensível!" Até os próprios médicos dizem isso. Ninguém te alerta para os componentes dos alimentos industrializados que, diga-se de passagem, já são bem restritos em nossa mesa, por conta da dieta vegetariana.

Agora, quem, vez por outra, não compra sorvete, pudim, iogurte, bolo, geléias, sucos, gomas, chicletes, até shampoo? Pois é, os produtos que tem a cor vermelha e suas desinências, até o laranja, recebem um corante feito de insetos tostados e esmagados - a Cochonilla ou Dactylopius Coccus!

Logo que soube deste fato, tive uma crise de choro. Pode rir, mas foi verdade. Já havíamos comentado entre nós, após uma notícia largada sem muito alarde. Um de meus netos ficou de procurar na web e chamou-me para lermos em conjunto. Estávamos entre três. Fui lendo em voz alta e não consegui reter o pranto. Eles me olhavam, preocupados com minha crise emocional, mas igualmente chocados.

Pode continuar rindo! Mas meu pranto foi um misto de tristeza, de raiva, de impotência, de se sentir traída! 

Novamente: embora tenha as minhas convicções, adotadas pelo princípio da não violência, não fico pregando o tempo todo, no afã de conseguir mais um adepto ao vegetarianismo. Não. Procuro respeitar e, sempre que me machuca, tento me afastar do convívio. Porém, o  que revoltou, profundamente, foi o DESCONHECIMENTO IMPOSTO desta realidade!!! 

QUEM pergunta se o consumidor quer comer insetos???¿¿¿ 

Quem perguntou se eu queria levar o peso da morte de milhares e milhares de insetos criados em laboratório - escravos dessa civilização podre – para tingir o suco “natural” de morango que eu servia à mesa para os meus queridos???¿¿¿


O corante à base de insetos está em muitos produtos industrializados - são necessários 70 mil para 450 g de corante

Fico perplexa, decepcionada e ultrajada! 

EM QUE MOMENTO a indústria, com a conivência das leis que legislam nosso mundo “civilizado e moderno”, optaram por NÃO DIVULGAR DE QUE SÃO FEITOS OS ALIMENTOS QUE INGERIMOS???¿¿¿ COMO, se somos nós os consumidores, os responsáveis pela manutenção e crescimento (desgovernado e irrestrito) das mega corporações???¿¿¿ SABER o que compramos e ingerimos é o mínimo que podemos e devemos exigir!

VOCÊ SABIA QUE O TERMO “CORANTE NATURAL” é estendido também ao reino animal?¿  E que, portanto, usar um animal na composição de alimentos “naturais”, vendidos em lojas “natureba” é perfeitamente normal??¿¿

SABORES MORANGO, CEREJA, FRAMBOESA SÃO TODOS TINGIDOS À  CUSTA DA MORTE DE INSETOS 

70.000 (isso mesmo! Setenta mil cochonillas  são assadas e esmagadas para obter apenas 480 gramas de pó de corante. Setenta mil!

Cochonilla é considerado uma praga na lavoura. A fêmea é a mais gordinha (esquerda) e é ela que serve de corante em iogurtes, balas e tudo o mais que leva a cor avermelhada 


O que mais estamos ingerindo, diariamente, sem saber?
E outros sabores?¿

No mais absoluto silêncio, os SAC, os 0800, os e-mails, há décadas, as cartinhas que eu enviava para diferentes órgãos e empresas, perguntando DE QUE SÃO FEITOS OS ACIDULANTES, ESPESSANTES, CORANTES, AROMATIZANTES E CONSERVANTES, ficando sempre sem resposta ou recebendo as denominações químicas que em nada esclarecem! 

Considero este um procedimento vergonhoso por parte da indústria alimentícia! Até quando o cidadão permanecerá apenas um mero, útil, necessário e ignorante instrumento para aumento dos lucros de alguns¿¿¿

E olha que não estamos falando em benzeno, em cianureto para não amadurecer as bananas, em DDE (derivado do DDT) que passa até pelo leite materno para s bebês... Câncer, câncer e câncer, cada vez mais casos são conhecidos. As doenças se alastram. Até crianças alimentadas exclusivamente com alimentos “naturais” adoecem e contraem doenças degenerativas, “sem que se saiba como”!!

Esse corante não é cancerígeno, mas pode causar alergias.  A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos!!!  

Brasil, segundo triste lugar no mundo em uso e produção de transgênicos. Brasil, primeiro triste lugar no mundo em uso de agrotóxicos. O mesmo país que incentivou o uso generalizado de pesticidas, criando um vício mortal nos semeadores-de-sementes- envenenadas (antigamente chamados de agricultores), hoje rejeita nossa laranja (entre outros) sob a alegação de ser um alimento pleno de veneno proibido...

Ao final da leitura, um deles pergunta:
-Vó e como tu vai fazê quando descobrir tantas outras coisas?¿
- Como sabiamente diz tua mãe, Meu Fofucho! A gente vai driblando, vai selecionando à medida em que se sabe e se pode. Procurar ao máximo fazer comida caseira, como a gente já faz, tentando descobrir a origem. Vai escolhendo novas fontes alternativas, possíveis, até quando der. Quando não der mais, se escolhe o menos pior!!!

Um brinde-ao-contrário ao falido modelo econômico e de desenvolvimento do qual só podemos nos envergonhar! Que mais devasta que preserva. Que mais queima que planta. Que mais exclui que integra.



Gelatinas, Balas, Doces, Sucos e refrigerantes - Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos, com casos de choque anafilático.


Nomes mencionados nas embalagens para o corante feito do inseto Cochonilla
- Vermelho 4
- Vermelho 3
- Carmim
- Cochineal
- Corante natural
- Corante natural carmim de cochonilha
- Corante C.I
- Corante ou Colorizante E120


Relação de produtos que contem "Carmim" - Corante do inseto Cochonilla tostado e esmagado


- Kibon - Ades e todas as demais marcas - Picolés de morango, sucos, incluindo os de laranja
- Refrigerantes e Xaropes para suco em geral, incluindo o de Açaí
- Peito de peru light
- Queijo gouda e provolone, geralmente servidos como aperitivos em tábua de frios, tem a superfície pintada com o inseto cochonilla, conferindo uma cor avermelhada
- Salsichas e patês e embutidos em geral (esses são ainda mais perigosos, por conter também nitritos e nitratos, sabidamente cancerígenos)
- Sorvetes, iogurtes e extratos de soja (leite de soja), sabor morango, acerola, laranja, mamão, maçã, etc.
- Shampoos, sabonetes e demais cosméticos, batons, sombras
- Detergentes de cozinha e outros produtos de limpeza com cores e fragrâncias 
- Tintas
- Campari, licores e várias outras bebidas alcoólicas.


Aplicações: alimentos pré-processados, bebidas, biscoitos, massas, produtos lácteos, rações, sopas, sorvetes, temperos, produtos cárneos, entre outros.




Mais sobre a Cochonilla:


Originário do México, o inseto mede de 2 a 5 milímetros de comprimento, é geralmente marrom ou amarelo, e se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Dentro da classe dos insetos, as cochonilhas são classificadas na ordem Hemiptera, sendo parentes próximas das cigarrinhascigarras e dos pulgões. São conhecidas mais de 67.500 espécies de Hemiptera.
Para defender-se da predação por outros insetos, produz ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante alimentício que leva seu nome.
No Brasil, a cochonilha é também uma praga de jardim. A primeira evidência de que a planta está infestada é o aparecimento de bolinhas brancas que parecem ser de algodão nos caules, próximos às folhas. Elas sugam a planta, roubando sua seiva, alojando-se principalmente na parte inferior das folhas e dos brotos. As cochonilhas secretam uma substância pegajosa, que deixa as folhas com a aparência de que estão enceradas, e que facilita o ataque de fungos como o fungo fuliginoso. Costuma atrair também as formigas doceiras.
Algumas cochonilhas têm uma casca dura que impede a penetração de inseticidas. Neste caso, é preciso fazer uso de soluções à base de óleo mineral e sabão que, uma vez grudadas à carapaça, impedem que o inseto respire. As melhores alternativas são a Emulsão de Óleo Mineral ou a Calda de Fumo. Caso o controle natural não produza os resultados esperados, é necessária a utilização de um inseticida organofosforado.
O corante de cor vermelho-escura é utilizado em larga escala pela indústria cosmética e alimentícia, emprestando sua cor a biscoitos, geléias, sobremesas, sendo também utilizado em medicamentos e roupas.
Uma das razões que trouxeram o corante cochonilha de volta ao mercado é o fato de que ele não é tóxico ou cancerígeno como muitos outros corantes vermelhos artificiais. No entanto, há evidências de que uma pequena porcentagem de pessoas, quando exposta à cochonilha, possa ter uma reação de choque anafilático.

Aditivos Alimentares

"Os aditivos alimentares são largamente utilizados pela indústria alimentícia. Aqui vale a máxima "é a dose que faz o veneno". Na prática isso significa controlar o consumo de alimentos industrializados, diversificando ao máximo a dieta. 
Assim, o consumidor elimina o risco de estar acumulando altos níveis de uma determinada substância química no organismo. 
A dosagem de cada um dos aditivos considerada segura é determinada pela FAC e pela OMS - respectivamente Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Organização Mundial de Saúde."

Como se sabe, os aditivos, até serem aprovados, passam por rigorosos testes em animais, com vistas a identificar as possíveis implicações em humanos. O comportamento dos animais-escravos é monitorado, em média, durante três meses, analisando reações, crescimento, mortalidade, alterações na reprodução, química do sangue e desenvolvimento de tumores. SEMPRE fui contrária aos experimentos científicos que usam animais como cobaias para nossas superficialidades! 

"A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradável, portanto, aos olhos do consumidor. Eles são extremamente comuns, já que a cor e a aparência tem um papel importantíssimo na aceitação dos produtos pelo consumidor. Uma gelatina de morango, por exemplo, que fosse transparente não faria sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com a aparência de água pura com gás, o que faria que parecesse mais artificial, dificultando sua aceitação. É inegável que uma bebida com sabor de laranja e com cor de laranjada é muito mais agradável de se beber do que uma bebida incolor com gosto de laranja.

Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados, como as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros."



Produto


Aditivos Possíveis


Principal Risco

Dicas
SalsichaAntioxidante e realçador de sabor
Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável.

Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.
Pudins e IogurtesEspessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante.
Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas.

Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.
HambúrguerAntioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor.
O glutamato monossódico, um reforçador de sabor já foi alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica a respeito.

Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.
Gelatinas, Balas e DocesAcidulante, aromatizante e corantes artificiais
Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos.

Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.


Fontes:
Cartilha Novas Tecnologias - Procon -PBH
pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cochonilha  (imagem)
pt.wikipedia.org/wiki/Cochonilha 


E, querendo, conheça mais sobre o tema OPÇÕES ALIMENTARES em:

Opções alimentares - Carne, insetos, vegetarianismo
Página de Links


Somos o que comemos - Hipócrates, Pai da Medicina, sabia o que estava dizendo



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

6 comentários:

  1. Quero agradecer pela alerta Fiquei indignado por tratarem nos consumidores como uma coisa qualquer e toda essa cadeia do capitalismo e órgãos governamentais e leis condizentes! Negar e omitir informações tão importantes envolvendo a segurança na questão saúde para mim e o pior crime a ser cometido Com certeza mudei meu modo de ver as coisas referente a área nutricional e vou mudar e rever muita coisa em relação a minha alimentação vou repassar aos desavisados Muito obrigado João Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo João! Este é o objetivo! Repassar, divulgar, comentar, esclarecer, conhecer! Acho que fomos todos MUITO CRÉDULOS, por MUITO TEMPO, tempo suficiente para os lobos em pele de cordeiro nos convencerem de que só queriam o "nosso" bem. AGORA, É HORA DE CORRER ATRÁS DE NOSSA QUALIDADE DE VIDA. Sem violência, mas sabedores do que se passa, poderemos [ainda] fazer algumas escolhas!

      Fico deveras contente em saber que já estás multiplicando junto aos desavisados! Felicidades e Gratidão, são os meus desejos pra ti!Abs

      Excluir
    2. Parabéns pelo blog Marise! Fiquei chocadíssima com esse fato exposto por você no artigo. É muito desrespeito com os bichinhos e conosco, consumidores! Infelizmente, ingerimos todos os dias substâncias das quais não temos nem idéia da origem... Obrigada pelo esclarecimento, já compartilhei! Abraços e sucesso com seu trabalho ambiental e de conscientização.
      Patricia Guarnieri
      Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

      Excluir
    3. É ou não é para se sentir traída? Como os varejistas colocam algumas menções nas embalagens, de coisas que não sabemos o que são? Com os remédios, a mesma coisa, só que, aí, a situação de dependência, motivada pela doença, nos deixa mais reféns da situação. Mas, a escolha do alimento!..
      Abraços e obrigada!

      Excluir
  2. Outra coisa que ingerimos sem saber está nos espessantes à base de gelatina, de origem animal. Colaboro com o vídeo a seguir:

    http://www.youtube.com/watch?v=ZGNEXA9MAj4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Ana, pela contribuição! À época em que consumíamos gelatina industrializada, ela era feita com músculo de boi (Isso foi há mais de 30 anos). Só piorou! Vou publicar em artigo específico. Beijos!

      Excluir