terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Facebook inaugura serviço para prevenir suicídio - Índice é maior em época de Natal

Zuckerberg, o criador do Facebook crê poder ajudar os candidatos a suicidas a partir de agora - Telegraph

Facebook inaugura serviço para prevenir suicídio - Índice é maior em época de Natal

Por Marise Jalowitzki
13.dezembro.2011

Creio não ser ao acaso que o serviço oferecido pelo Facebook, em parceria com a organização americana National Suicide Prevention inaugure nesta época do ano, próximo ao Natal. Não tenho índices estatísticos dos EUA ou do mundo, mas, no Brasil, o índice de suicídios aumenta espantosamente nesta época do ano. Motivos: solidão, sensação de derrota, de impotência frente aos desafios que a vida impõe.
A iniciativa é meritória. Aqui no RS tínhamos alguns órgãos, há algumas décadas, onde os que se sentiam à margem da sobrevivência podiam ligar por telefone. 
Esperamos que o resultado seja realmente alvissareiro.
"A maior rede social do mundo, em parceria com a organização americana National Suicide Prevention, criou um serviço online para ajudar suicidas através de um aplicativo de mensagens instantâneas. Você pode conversar diretamente com psicólogos da organização americana via Facebook – o serviço é gratuito e pode, de fato, salvar centenas de vidas mundo afora.
Outra forma de atuação do serviço passa pela ação dos amigos das possíveis vítimas. Caso um amigo veja um post suicida no mural de algum amigo, ele pode entrar em contato com o serviço. Dessa forma a National Suicide Prevention, via Facebook, poderá entrar em contato e prevenir o pior.
A iniciativa, que começa hoje, dia 13, contemplará primeiramente apenas os americanos, mas poderá se estender para outros países. A Inglaterra conta com um serviço parecido, criado em parceira com os Samaritanos.
O grande objetivo do serviço é desencorajar o possível suicida através de um canal prático e instantâneo, e cuja amplitude é imensa. Segundo o Telegraph, um número crescente de mensagens suicidas vem sendo registrado na maior rede social do mundo. Nesses casos, a pessoa posta uma mensagem no Facebook e logo depois tira a vida. O serviço atuaria precisamente nesse intervalo, quando a pessoa através do “bilhete suicida virtual” se despede do mundo e tira a vida.
Mês passado, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, um homem de 40 anos, postou uma mensagem suicida no Facebook pouco antes de matar a mulher, os filhos e por fim, a si próprio."
http://henrique.geek.com.br/posts/18499-facebook-inaugura-servico-para-prevenir-suicidio

Nota em 2013:
Se vir algum post preocupante por parte de um amigo, pode reportar o post em si ou procurar pela palavra “suicide” na barra de pesquisas ou no Centro de Ajuda do Facebook. Ao fazer isso, irá surgir uma lista com alguns recursos e com uma mensagem que pode (deve) enviar ao seu amigo.
Pode ainda contactar diretamente o Facebook que, por sua vez, irá tentar entrar em contacto com as autoridades locais para verificar o estado da pessoa em questão.
O seu gesto pode fazer a diferença.

Mais sobre o tema na página de links, neste blog:
 http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/suicidio-o-que-leva-uma-pessoa-desistir.html

Direito à Vida



Suicídio - O que leva uma pessoa a desistir

Por Marise Jalowitzki
10.janeiro.2012

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário