terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ONU Recomenda Comer Insetos

Insetos - Entomofagia - Alimentação do Futuro?


ONU Recomenda Comer Insetos

Por Marise Jalowitzki

É verdade. A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da sua Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), vem incentivando a produção e o consumo de insetos como fonte alternativa da alimentação humana.

Os argumentos: Acabar com a fome mundial e diminuir a produção de carne vermelha.

Pergunta: Por que não incentivar a introdução gradativa de vegetais ricos em proteínas, para suprir as necessidades diárias da população mundial?

Olha o número imenso de insetos que deverão ser produzidos para se obter a quantidade prevista para uma dieta “normal”. Além do que, quem hoje aprecia a carne vermelha, se deleita com os “pedações”, quer ver o “sangue escorrendo”. Aqui no sul as pessoas pedem nas churrascarias “um churrasco com o boi berrando”!... Mudar a cultura de um povo vai muito além da mera substituição. É conscientização, mesmo. Quem ainda está no estágio de achar bacana “o boi berrando”, vai achar até humilhante comer pequenos corpos estranhos de insetos. Quem come carne não está preocupado com saúde ou nível de proteínas. É o costume arraigado do sabor, da visão e da reunião.

Insetos comestíveis são populares na Ásia


Comer Inseto é saudável?

Mania que alguns humanos tem de olhar para outros seres e pensar logo em se alimentar deles. Conheço pessoas que não conseguem ver um passarinho, nem apreciá-lo, seja pela beleza, seja pelo canto. O que conseguem exclamar é: “Daria um bom galetinho”, no caso de um Bem-te-vi; ou “tá muito pequeno pra um espetinho”, no caso de um pardal. Isso é primarismo. E, para um estágio primário, a condução de evolução terá de ser consistente e gradativa. A substituição no cardápio deverá ser, igualmente, gradativa, mas por outros alimentos de outra origem, alimentos saudáveis e que fazem bem aos olhos, enfeitam os pratos e nutrem. Um pedaço cada vez menor de carne vermelha, junto com muitas saladas e purês, vai atrair bem mais do que encher de besouros, escorpiões e baratas.

Ademais, alguns insetos podem conter bactérias nocivas ao ser humano. É sabido que animais de cor vermelha, laranja ou amarela são prejudiciais, venenosos mesmo e podem causar, no mínimo, alergias. Se você quer experimentar, coma preferencialmente os insetos de cor verde, marrom ou preta. Na Ásia já são conhecidas mais de 1.400 espécies de insetos que podem ser comestíveis, geralmente usados em estágios de larva ou pupa. O mais utilizado é o besouro, com mais de 344 variedades.

"Os insetos podem até ser fontes de nutrientes, mas é preciso matar um grande número de animais para alimentar as pessoas. Me pergunto por que não considerar a alternativa milenarmente mais fácil que é consumir vegetais, que são fonte garantida de proteínas de alto valor. Me parece que a ONU quer apenas colocar mais uma alternativa diferente, mas não quer fazer as pessoas repensarem seus modos nocivos de viver", diz a bióloga Ellen Augusta Valer de Freitas, que defende que a pecuária dê espaço às plantações.

Aliás, esse tema da substituição da pecuária por plantações vem sendo discutido cada vez mais. E é o segundo argumento da FAO.

Quarenta por cento de todos os alimentos produzidos no mundo vão para o lixo


Faltam mesmo alimentos no mundo?

Com certeza, não. A vergonhosa, triste e dramática situação em que sobrevivem alguns povos, nações inteiras, são resultado de uma omissão de quem tem o poder nas mãos e não se mobiliza efetivamente para resolver a situação de miséria que se perpetua em condições degradáveis e degradantes. O que falta é uma distribuição mais racional, humana e solidária dos alimentos já produzidos. Uma administração mais coerente do que já existe. É sabido que mais de 40% (QUARENTA POR CENTO!!!) de TUDO O QUE SE PRODUZ no mundo é desperdiçado!!! Vai pro lixo!

Então, o concreto e eficaz é a adoção de uma filosofia e prática de NÃO DESPERDÍCIO! Por parte de cada um! Indivíduos, produtores, empresários, governos.

Trabalhar a temática do efeito estufa, isso sim, precisa ser revisto urgentemente. Mas é uma questão que merece um outro olhar.

(continua)


Fonte da informação: EFE -  http://ning.it/tIv4Vc 

Querendo, poderá ler também: http://t.co/bdKKDqC

CARNE VERMELHA E EMISSÃO TÓXICA
- DIMINUINDO OS "PUNS" -


Carne vermelha e emissão tóxica - Diminuindo os "puns"


Leia, também: http://t.co/cOQxZxC
 Matança de Baleias Piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca - Lidando com Crenças, Valores e Economia




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

5 comentários:

  1. Livro do profeta Daniel.Daniel na corte do rei nabucodonosor.1-20.Tudo na vida é concedido ou negado pela vontade de Nosso Senhor,e isso,passa pela força e autenticidade da fé que cada um possa carregar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero.
      Carregar a fé com jovialidade e gratidão torna o caminho mais leve! Nossas escolhas determinam a emoção do Caminho. Abs, Domingos e tod@s!

      Excluir
  2. Quando o homem abrir a boca para saborear o pão da vida, não sera necessario fazer uso da medicina para derreter suas banhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Lucinda!!! Esperamos que não demore muito para este dia chegar!!! Abs!

      Excluir