quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Aposentadoria por Invalidez por Toxoplasmose - Doença transmitida pelos gatos e carnes mal cozidas

Toxoplasmose - gatos também são transmissores da doença que pode invalidar


Aposentadoria por invalidez por Toxoplasmose - Doença transmitida pelos gatos e carnes mal cozidas


Por Marise Jalowitzki
05.janeiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/aposentadoria-por-invalidez-por.html


Quando trabalhei pela FIERGS em Desenvolvimento Gerencial e de Equipes do interior do RS, chamava-me a atenção o relato de alguns trabalhadores que afirmavam haver contraído toxoplasmose, verificável em situação de cegueira parcial. Relatavam que conheciam outras pessoas, parentes ou não, que também tinham a doença. À época, pesquisamos em conjunto para saber um pouco mais, já que era corrente a atividade agrícola ou em matadouros, dos cidadãos. 


Principalmente na região de Erechim e Passo Fundo, muitos abatedouros de suínos. A referência à "doença que o porco passa" era comum.


Bem, tenho recebido algumas mensagens solicitando informações sobre possibilidade de aposentadoria devido a essa doença. 


Hoje compareci à agência da Previdência Social que administra meus dados de aposentadoria. Lá, fui atendida por um agente previdenciário muito cortês e atencioso, de nome Elton, que, além de esclarecer as minhas dúvidas, também se dispôs a prestar outras informações que solicitei. As informações são de alguns leitores deste blog, que enviaram seus comentários também por e-mail. 


Assim, mesmo sabendo que os mesmos poderiam tirar suas dúvidas por conta própria, incluindo pesquisa na web, disponho-me a repassar o que recebi.
1º - Por acreditar que possa ser útil a mais pessoas, que pesquisam em primeira mão.
2º - Por saber que, nem sempre, mesmo ao se dirigir aos órgão devidos, recebemos uma informação correta, dada em detalhes e com boa vontade.
3º - Por ter a certeza de que, quanto mais divulgamos, mais e mais cidadãos, conscientes de seus direitos, terão assegurado o que lhes é devido.



oi marise boa tarde tenho toxoplasmose na minha vista direita ela ja cicatrizou a possibilidade de aposentadoria na estou enxergando dela mas obrigado pela sua atençao tenho 20 anos







O que o agente previdenciário Elton - do Posto do IAPI - Porto Alegre, explicou:


Esta é uma doença que precisa ser monitorada, pois, mesmo havendo a recuperação da visão no olho afetado, pode atingir também o outro olho. Por isso, é NECESSÁRIO o acompanhamento médico periódico, mesmo havendo a cicatrização. Caso reapareçam os sintomas o primeiro passo é procurar o médico para diagnóstico e requerer auxílio doença, se és contribuinte da Previdência Social. Daí, será o perito que irá diagnosticar a gravidade e se é caso de aposentadoria. 


No caso do agricultor/produtor rural, que não contribui mensalmente com a Previdência, há o direito ao Benefício Assistencial e, aí, inicia-se o mesmo procedimento descrito no parágrafo anterior. Telefone de contato: 135 para agendar.


Toxoplasmose - Cuidados que os Humanos precisam ter



O QUE É TOXOPLASMOSE



A toxoplasmose  pode ser contraída  pela ingestão de carne crua ou mal cozida, também de suíno, mas não é só. O oocisto (ovo) pode ser encontrado na carne mal cozida, mas também na terra contaminada pelas fezes desses animais e de outros, como bovinos, cabras, aves, animais silvestres (Olha o perigo para o agricultor) e até mesmo nos cães e gatos domésticos. No caso dos animais domésticos, a incidência é maior nos gatos. A UFRGS, em 2003, fez um estudo nesses felídeos, constatando que, de cada 100 animais pesquisados, 37 apresentavam o toxoplasma gondii. A incidência é maior nos gatos que tem convivência com o ambiente externo (não vivem só dentro de apartamentos) e, principalmente, naqueles que caçam (aves, ratos, etc.). Ao ingerir o animal caçado, vira hospedeiro do agente infectante.

"A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados.

Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos.



Toxoplasma gondii é um coccídio que pode ser encontrado de três formas: taquizoítos,  bradizoítos ou cistos teciduais e oocistos, este último somente no intestino dos felídeos, que são os hospedeiros definitivos.


Os hospedeiros intermediários são várias espécies animais incluindo o ser humano (DUBEY, 1998).


O gato é considerado a principal fonte de infecção para suínos, e demais espécies de vertebrados, através da  contaminação da água e  ração com oocistos (VIDOTTO et al., 1990; ARAUJO, 1999). Os suínos podem, também,  ingerir cistos teciduais comendo roedores infectados ou carne infectada, oferecida na forma de restos, ou adquirir infecção transplacentária (GIRALDI et al., 1991;  LINDSAY et al., 1992).


A toxoplasmose é uma zoonose e pode causar, em humanos, linfadenopatia, encefalite em indivíduos imunodeprimidos e grave infecção pré-natal, quando a primoinfecçcão ocorre durante a gestação (ACHA e
SZYFRES, 1987)."  (1) 




COMO ACONTECE A TOXOPLASMOSE EM HUMANOS


"Apenas 10% das pessoas imunologicamente preservadas (saudáveis) apresentam sintomas, sendo o principal a presença de ínguas, geralmente no pescoço. Febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo podem ser outros sinais da toxoplasmose.

Inflamação da retina (coriorretinite), apresentando conjuntivite, hemorragias oculares, embaçamento da visão, dentre outros sintomas, pode ocorrer, principalmente, em crianças - nos seus primeiros dez anos de vida. A doença pode ser transmitida pela mãe no período fetal (toxoplasmose congênita).

Esta doença permanece latente após certo tempo de infecção podendo, mesmo que raramente, ressurgir em situações de baixa imunidade.

Para diagnosticar a doença, exames de sangue são necessários. Mulheres gestantes ou que pretendem engravidar devem fazê-los, a fim de evitar outras complicações, como aborto, crescimento retardado do feto, nascimento prematuro e malformações." (2)





Cuidados que os humanos precisam tomar


"A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondii
A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite." (3)
A toxoplasmose pode ser transmitida na gestação e já foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas.
Por isso, além dos cuidados com os bichos de estimação, há que cuidar também da alimentação, além dos sempre relevantes cuidados com a higiene, LAVANDO SEMPRE E MUITO BEM AS MÃOS, além da atenção para a ingestão de água potável. Ferver a água, em todas as situações, pode se tornar um aliado importante, não só para evitar os riscos de contaminação desta doença, como para o aumento da imunidade física. Corpo fortalecido evita contágios.

Público masculino, entre 20 e 30 anos, é o mais afetado por toxoplasmose




Toxoplasmose ocorre mais em público masculino


Resultado de Pesquisa em Botucatu - SP


"Com o objetivo de conhecer as características da toxoplasmose ocular em nossa regiäo, analisamos os últimos 100 portadores de toxoplasmose ocular tratados no Ambulatório de Uvea da Faculdade de Medicina de Botucatu - SP. 
Observamos que 60,0 por cento dos pacientes foram do sexo masculino, a maioria com idade de 20 a 30 anos, apresentando queixa de diminuiçäo da acuidade visual. Seis deles tiveram toxoplasmose sistêmica previamente e 2 tinham história familiar de toxoplasmose. Os precipitados ceráticos e o flare aquoso foram os achados biomicroscópios mais freqüentes. 
As placas se localizam mais freqüentemente na regiäo temporal e nasal superior. No hemograma, leucocitose com linfocitose e eosinofilia foram os achados mais frequentes. A reaçäo de Imunofluorescência Indireta foi negativa em 28,3 por cento dos casos, apresentou títulos baixos de IgG na maioria deles e IgM positivo em 2 pacientes. 
O tratamento näo foi capaz de prevenir a cegueira em 26,7 por cento dos casos, o que reforça a necessidade de medidas preventivas, visando diminuir os casos de cegueira por toxoplasmose.(AU). (4)



O Ciclo da Toxoplasmose

O Toxoplasma gondii assume diferentes formas em diferentes estágios do seu ciclo.

O ciclo inicia-se pela ingestão de cistos presentes em carne (por exemplo, de porco, rato ou coelho), pelos felídeos. A parede do cisto é dissolvida por enzimas proteolíticas do estômago e intestino delgado, o parasita liberado do cisto, penetra nos enterócitos (células da mucosa intestinal) do animal e replica-se assexuadamente dando origem a várias gerações de Toxoplasma através da reprodução assexuada. Após cinco dias dessa infecção, inicia-se o processo de reprodução sexuada, em que os merozoítos formados na reprodução assexuada dão origem aos gametas. Os gâmetas masculino (microgameta) e feminino (macrogameta), descendentes do mesmo parasita ou de dois diferentes, fundem-se dando origem ao ovo ou zigoto, que após segregar a parede cística dá origem ao oocisto. Este é expulso com as fezes dos animais após nove dias (cada gato expulsa mais de 500 milhões de oocistos em cada defecação).

O gato é o hospedeiro do T.gondii. Já no exterior, sofre divisão meiótica (esporulação) novamente após alguns dias, formando-se dois esporocistos cada um com quatro esporozoítos. Uma forma altamente resistente a desinfectante pode durar cinco anos em condições úmidas. Estes são activados em taquizoítos se forem ingeridos por outro animal, chamado hospedeiro intermediário: por exemplo, um rato ou coelho que coma erva em que algum gato ou outro felídeo tenha defecado ou uma criança ou adulto que mexa com os dedos em material contaminado com fezes e depois leve-os à boca



Os taquizoítos podem se infectar e replicar em todas as células dos mamíferos, exceto nas hemácias. Uma vez ligados a uma célula do hospedeiro, o parasito penetra na célula e forma um vacúolo parasitóforo, dentro do qual se divide. A replicação do parasito continua até que seu número no interior da célula atinja uma massa crítica que provoca a ruptura da célula, liberando parasitos que irão infectar outras células adjacentes. A maior parte dos taquizoítos é eliminada pelas respostas imunes humoral e celular do hospedeiro. Algumas dessas formas produzem oocistos, contendo muitos bradizoítos, ocorrendo em vários órgãos do hospedeiro, mas persistem no SNC (sistema nervoso central) e nos músculos. Se o animal for caçado e devorado por um felídeo, os cistos libertam os parasitas dentro do seu intestino, infectando o novo hóspede definitivo. (4)


Fontes: 
(1) http://www.scielo.br/pdf/cr/v33n5/17136.pdf
(2) http://www.brasilescola.com/doencas/toxoplasmose.htm
(4) http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=276020&indexSearch=ID
(3 e 5) Wikipedia - Toxoplasmose
Patrícia Ridell Milarhttp://www.uff.br/higiene_veterinaria/teses/patricia_milar_completa.pdf


Querendo, veja também: http://t.co/wgoGjYt

Aposentadoria por Invalidez - INSS concede 25% a quem precisa de acompanhante



INSS concede 25%  para Aposentados por Invalidez que precisam de acompanhante

Aposentadoria - Considerações, Esclarecimentos, Possibilidades
Página de links

Maturidade e Aposentadoria



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com


Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
legre - RS - Brasil

37 comentários:

  1. Olá, me chamo Levi e tenho 37 anos, desde criança sempre falava para minha mãe que tinha uns pontinhos em meu olho esquerdo, nunca me deram atenção, como consequência a partir dos meus 20 anos eles se juntaram e segaram meu olho, o campo visual central não existe mais. Em 2010 em uma brincadeira olhando para um jardim percebi um pontinho no olho direito, fui ao oftalmologista e descobri que tinha coriorretinite em ambos os olhos, sendo que, o esquerdo não tem mais como recuperar a visão central do mesmo. Após 4 anos o problema do olho direito só se agrava, de um pontinho no canto do olho virou uma mancha que a cada dia cresce mais e está se aproximando do centro do olho. Amiga Marise, o que faço? Não consigo mais arrumar emprego, pois, recentemente fui dispensado e minha profissão é motorista. Como faço para requerer alguma ajuda não só financeira para sustentar minha família mas também para ter uma qualidade de vida melhor? Sofro muito de dores de cabeça, tenho sensibilidade a luz e meu olho direito embaça a toa. Desde já agradeço pela atenção, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Levi, o que posso te aconselhar: PROCURA URGENTEMENTE UM ADVOGADO que te oriente sobre os próximos passos. Infelizmente, de agora em diante, é lidar com a situação e ver o que é possível fazer!!! Para poderes requerer aposentadoria tens de ter 15 anos de contribuição à previdência. Não sei quanto tempo trabalhaste com carteira assinada. Cada dia conta. E, enquanto exerceste a profissão de motorista, contribuíste com o inss? Senão, vê com o advogado se tem como pagar retroativamente, uma vez que podes comprovar o exercício da profissão (duas testemunhas não parentes, a compra do carro, ou o aluguel dele, essas coisas!).

      Excluir
    2. Sobre a coriorretinite encontrei isso:
      e a imunidade cai, a coisa muda de figura. A pessoa não consegue mais reter o parasita dentro dos pequenos cistos residuais, e ele volta à atividade sem encontrar barreiras. E, por não as encontrar, agride o organismo para valer. Agride o sistema nervoso central, provocando um quadro de encefalite grave. Agride o pulmão, causando pneumonite. Agride o coração, que é um músculo, e causa a miocardite. Todas essas são doenças que, se não forem identificadas e tratadas precocemente, poderão ter consequências desastrosas para a vida dos pacientes.

      Drauzio – Quais são as principais características da encefalite?

      João Silva de Mendonça – A encefalite ataca o sistema nervoso central e provoca sintomas como dor de cabeça, febre, perda da noção de relacionamento ambiental, convulsões, estado de torpor que evolui para coma. É uma doença muito grave que será fatal se não for diagnosticada e tratada precocemente.
      COMPLICAÇÕES OCULARES

      Drauzio – Que complicações oculares importantes a toxoplasmose pode provocar?

      João Silva de Mendonça - A toxoplasmose pode provocar coriorretinite, uma inflamação no fundo do olho. Se o surto for leve, pode passar despercebido; se for intenso, a visão fica turva e diminuída. Caso a infecção pelo Toxoplasma atinja a mácula, pode causar cegueira.
      Em geral, a coriorretinite se manifesta na adolescência ou no adulto jovem.

      Drauzio – Existe tratamento para a coriorretinite?


      João Silva de Mendonça – O tratamento é à base de sulfa e pirimetamina. Cortisona pode também ser indicada para reduzir a inflamação. Não tratada adequadamente, a coriorretinite pode levar à perda parcial ou total da visão.

      A toxoplasmose é uma doença de evolução lenta, dura semanas. Nas pessoas com a imunidade elevada, pode ser tratada ou regredir espontaneamente, isto é, o parasita fica circunscrito numa situação residual apenas."

      Levi, eu não sei se entendi bem, mas, pelo que li do artigo do Dr. Drauzio Varella, se não fores soro positivo do hiv, precisas reforçar pra caramba teu corpo, para que fiques mais forte (sistema imunológico) e a doença poderá parar ou reverter, fazendo o tratamento com a sulfa e outro aí descrito.
      Deixo mais este trecho. Corre atrás!

      "Em se tratando dos imunocompetentes, a doença irá desaparecer sozinha, depois de um mês, um mês e meio de duração. Entretanto, a prescrição médica para encurtar esse período será muito útil para os pacientes com sintomas,

      Drauzio – É um tratamento complicado, de difícil aceitação?

      João Silva de Mendonça – Não é muito complicado. São remédios antigos como a sulfadiazida associada à pirimetamina, medicamento que já mereceu preocupação quanto às características de toxicidade. Trinta anos atrás, a medicina usava pirimetamina sem conhecer direito seus ciclos de metabolismo e eliminação. Hoje, eles são bem conhecidos e lida-se melhor e com mais segurança com esse medicamento.

      Drauzio – Durante quanto tempo deve ser mantido o tratamento e a recuperação, quando acontece, é completa?

      João Silva de Mendonça – O tratamento deve ser mantido durante algumas semanas, nunca menos do que três. A recuperação é completa. A resolução dos gânglios aumentados é um pouco lenta de tal sorte que a pessoa ainda pode apresentar gânglios menores do que estavam na fase aguda, embora maiores do que o normal, mas aos poucos o quadro irá se recompondo.

      Drauzio – Depois de infectada, curando-se espontaneamente ou com o uso de medicamentos, a pessoa pode adoecer novamente ou adquire imunidade?

      João Silva de Mendonça – A pessoa passa a ter o parasita residual em seus músculos. Se ela se expuser novamente, terá o que chamamos de reforço imunológico, sem risco de adoecimento. Se voltar a adoecer, será por causa de seu próprio parasita residual, o que geralmente significa queda das defesas orgânicas."
      site: drauziovarella.com.br/mulher-2/toxoplasmose-2/
      Desejo que tudo corra bem! A única coisa que não dá é ficar deprimido!! Força, Fé e Ação!

      Excluir
  2. ola tenho toxo desde 2001 sempre tratei mas desde o ano 2012 descubri que ja tinha cicatrizado,no olho esquerdo tive uma informaçao que eu teria direito a um tipo de aucilio do inss.tenho 29 anos é verdade.OBS;o ofitamolojista disse que não tinha cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, sim, até onde sei esta doença não tem cura e precisa de acompanhamento para não invadir o outro olho.
      Não sei a tua situação, se trabalhas ou já tiveste emprego.
      Junta todos os documentos que tiveres em mãos e procura um advogado. Ele vai saber te orientar certinho, querida.
      Desejo Felicidades e que tudo dê certo!

      Excluir
    2. O meu caso é quase igual o da Roberta, tive toxo no olho direito e a cicatrização me deixou sem enxergar deste mesmo olho, e me informaram que já é deficiência, pois só enxergo vulto e nunca fui informada de nada...

      Excluir
    3. Karla, importante procurar o médico e solicitar uma investigação mais cuidadosa - o que inclui exames. Por vários depoimentos, esta doença pode se manifestar muitos anos mais tarde, incluindo a cegueira total. Por isso, nada melhor que um parecer por quem pode te encaminhar melhor, seja para um tratamento (caso houver), seja para uma aposentadoria por invalidez. Abs e que dê tudo certo!

      Excluir
  3. Olá, tenho uma irmã, que atualmente tem 13 anos. Ela foi diagnosticada desde os 2 anos de idade com toxoplasmose congênita e visão subnormal pelos oftalmologistas. Eles disseram que não há cura, que está cicatrizada a retina, e para sempre ela terá a "visão embaçada". Nesse caso, será que ela tem direito a algum auxílio do INSS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, analisando assim, ela deve fazer jus a auxílio, sim. Só não sei dizer onde se enquadraria, já que é congênita. Importante procurar um advogado que entenda de aposentadoria por invalidez, pedir uma perícia, ver qual a probabilidade real que ela tem de trabalhar um dia, em qual atividade, se existe o risco de agravar e como será conduzida a situação. Enfim, são vários detalhes que, quanto mais cedo vocês souberem, melhor. Em princípio, para obter aposentadoria, tem de ter um tempo de contribuição. Mas, no caso da menina, como ela já tem a doença desde os dois anos, é um caso diferente.
      Desejo Felicidades e fico torcendo pra que tudo dê certo.

      Excluir
  4. Sou Maria 44 anos e tenho esta doença desde 20 anos j aperdi a vista esquerda e tou perdendo a outra tou sofrendo da coluna e dos braços tem haver com ESA doença dos olhos eu não sabia que eu podia me aposentar porque tente da coluna e não cosegui o que devo faser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria Aparecida! O primeiro a fazer é procurar um advogado que entenda desta área e expor toda a situação para ele: se trabalhaste de carteira assinada, se trabalhaste como autônoma, quantas contribuições ao INSS já fizeste. Junta todos os papéis que eventualmente tenhas (bulas de remédios, receitas médicas, eventuais laudos). Se não tiveres nenhum laudo, agenda uma perícia no INSS. Vê com o advogado se há possibilidade de recolheres para o INSS como autônoma-artesã (não sei se ainda há a possibilidade de recolher retroativamente). Desejo amplo sucesso pra ti! Já te informa também sobre a questão do outro olho. Caso precises de acompanhante, há a possibilidade de 25% adicionais. Bênçãos e Perseverança!!

      Excluir
    2. perdi minha visão direita.Causa "descolamento de retina" Estava com lesões no olho esquerdo fiz um tratamento a laser um mês atras e hj recebi um relatório medico onde graças a Deus deu tudo certo a retina colou porem ao ler o relatório falava sobre a cicatriz de coriorretinite fiquei curiosa e fui pesquisar, só que minha preocupação aumentou. Me ajudem essa CORIORRETINITE volta?

      Excluir
    3. Sinceramente, Leila, não sei dizer. Também vou pesquisar. Bjs

      Excluir
  5. Semana passada descobri que peguei toxoplasmose minha medica falou que foi na gestacao de minha mae nao enchergo do olho esquerdo mimha medica falou para mim casar meus direito mais nao sei nem por onde comesar


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeira providencia é esta médica te dar um laudo, que vais levar até a agência da previdencia mais próxima de tua residencia e solicitar uma perícia. Se demorar demais, melhor contratar um advogado. Boa sorte, querida!

      Excluir
  6. Boa tarde!
    Tenho toxoplasmose há mais ou menos 15 anos. não exergo quase nada da vista direita e tenho grau na esquerda. Sou administradora e trabalho muito no computador. Atualmente estou saindo de um estágio. Gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria ou auxilio por invalidez. desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Unknown", a primeira providencia é procurar um médico e solicitar um laudo. Depois, solicitar um perícia médica em uma agência do INSS. Como a própria marcação da perícia costuma demorar, o aconselhável é contratar um advogado para te representar junto à Agência da Previdência. Conforme a gravidade do problema, sim, ha´condições de aposentar por invalidez. Depende do parecer do perito. Desejo tudo de bom!

      Excluir
  7. Quando eu tinha aproximadamente 13 anos de idade me senti muito mal com febre muito alta e muitas inguas pelo corpo,fui ao pronto atendimento da cidade ao qual residia e fiz alguns exames e foi constatado Toxoplasmose e Mononucleose,e meu pai não acreditando nos resultados que o exame apresentou me levou em uma clinica particular e repeti os exames, e foi constatado Toxoplasmose e Pneumonia, e o medico disse que a toxoplasdmose não irira me atrapalhar em nada e que a unica coisa que poderia acontecer é que por azar o virus parar na vista,fiz apenas o tratamento da pneumonia com medicamentos muito fortes e alguns sintomas desapareceram como a febre, e fui tocando a vida e depois de 4 anos de casado com meu filho recen-nascido tive uma dor muito forte no olho e procurei o oftalmo e foi diagnosticado Toxoplasmose e por muito pouco não fiquei cego e tenho a vista esquerda muito debilitada e a direita um pouco melhor ,mais de o médico que me atendeu lá atras tivesse levado o diagnostico a sério acredito que hoje eu teria uma visão melhor,sofro muito com dores e com a claridade,não sei precisar a porcentagem de perda que eu tive da visão mais ele é bem significativa..eu só enxergo bem ao redor o centro está comprometido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alannorberto, procura um médico, é o primeiro passo, um oftalmologista e pede uma avaliação. Com esta avaliação, mais todos os medicamentos, atestados, eventuais receitas e registros de consultas que tiveres em mãos, comparece a uma agência do INSS e solicita a marcação de perícia. Estas dores de cabeça podem se tornar mais agudas. E, pelo tempo da doença instalada, aparentemente sem tratamento correto, talvez haja novas complicações. Somente um especialista vai poder te esclarecer direito. Desejo Felicidades!

      Excluir
  8. boa noite meu filho tem 19 anos descobriu tem toxoplasmose ocular tem direito algum auxilio inss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a primeira providencia é obter um laudo do médico que o está atendendo. Daí, levar toda a papelada, inclusive as receitas e tentar marcar uma perícia.
      Desejo que dê tudo certo!

      Excluir
  9. olá me chamo Leila e no momento estou afastada do trabalho.sou operadora de caixa.em 2013senti a visão muito embaçada e fui diagnosticada c toxoplasmose.desde ai passei a enxergar tudo embaçado só vejo vulto.fui ao oftalmo ele disse q tenho cicatriz de coriorretinite no olho direito e manchas na retina do olho esquerdo.tenho direito a algum benefício ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai depender da gravidade da doença, se ela ainda está ativa, se há chances de aumentar, etc. Pega toda a papelada e procura um oftalmo da Previdencia. De posse deste laudo, marca uma perícia, Leila.
      Felicidades sempre, querida!

      Excluir
  10. Tive toxoplasmose desde criança e hj perdi a visão parcial dos dois olhos,, orem um perdi mais e não consigo ler com ele. Nunca trabalhei. Queria saber se posso fazer concurso para deficientes visuais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, a legislação prevê como deficiencia a incapacidade, "perda ou anormalidade da função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade dentro do padrão considerado normal para o ser humano".
      Sob este ângulo, a resposta parece ser positiva. Informa-te na própria Central de Concursos.
      Desejo toda a Sorte e Felicidades!

      Excluir
  11. Bom tenho 19 anos , como a maioria dos casos desde 12 sentia as "mosca volantes , pontinho pretos e n me davam atenção" hj tenho toxo no olho esquerdo e trato a dois anos mas dessa ultima vez so tenho visao periferica, li todos os post desse artigo e vi que a maioria deu nos dois olhos, depois de um longo periodo de tempo. :/ espero n perde a visao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querid@, torcendo por ti para que fique somente neste olho e que este melhore!!
      Cuida da alimentação e todo o demais. Embutidos também são altamente contaminados com mil coisas que colocam em seu fabrico.

      Permaneça em avaliações periódicas junto ao oftalmo e vê se te encaixas em benefícios financeiros que possam, de alguma maneira, minimizar teu sofrimento e decepção.

      Infelizmente, a vida tem dessas coisas. Seja em cada, seja pelos próprios médicos, muitas vezes não ouvem por achar que "é coisa de criança".

      Tocando em frente, amig@!
      Daqui, torcendo para que o melhor aconteça sempre em tua Vida!
      Abraços e Felicidades!

      Excluir
  12. Olá sou professora e há 3 meses fui diagnosticada com toxo , ainda estou em tratamento. Será que tenho algum direito a aposentadoria sou efetiva no estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem provável que sim, querida! Depende do grau de periculosidade que tens, depende de como se dará a evolução do quadro. Pede uma nova avaliação do oftalmo, para que tenhas esta previsão, segundo ele e, a partir disto, pede um agendamento com a perícia.

      Desejo o melhor pra tua vida!
      Abraços e Felicidades!

      Excluir
  13. Olá me chamo Camila tenho 20 anos, há pouco descobri que tive toxoplamose ocular e que tenho cicatriz na macula do olho esquerdo. Tenho a visão periférica boa mas só enxergo um borrão no centro, embora o olho direito não tenha problema algum. Quero saber se sou considerada deficiente visual ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mesmo que eu te diga: "Na minha opinião, sim!", querida, é meu parecer de leiga! Tens de ver com um advogado (pode ser da defensoria pública, que é gratuito) para saber se a lei considera assim em todos os estados emunicípios. Conforme a resposta dele, ingressa com pedido para obtenção de benefício.

      Antes de tudo, porém, até como descarte de consciencia, passa em uma agência do INSS e te informa.

      Beijso e Bençãos!

      Excluir
  14. Olá boa noite! Tenho um bebê de 1 ano e 3 meses ele tem o olho direito Totalmente atingido e o esquerdo foi atingido tbm pela toxoplasmose mas não na visão central (no canto do olho esquerdo) será que meu bebê tem algum direito pelo inss ou até mesmo passe livre nos ônibus público?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sheila, urgentemente vá a uma Agência do INSS e te informa.
      Independente do que te disserem (sim ou não) procura um advogado e ingressa com pedido! Como teu pequeno precisa de atendimento constante, é bem provável que haja esta brecha de, pelo menos, o transporte gratuito (teu, que o levas).

      E, caso esta brecha ainda não exista, tem de ter alguém que a faça existir. Procura também um vereador da cidade, quem sabe consegues da verba pessoal dele. Quem sabe ele se interesse e crie um PL (Projeto de Lei) para aprovar para todos!
      Avante, minha amiga! Esta causa é super justa!
      E que teu pequeno possa receber um tratamento que ajude o mais possível nesta situação tão delicada!
      Abraços e Felicidades!
      Daqui, fico torcendo pelo melhor!

      Excluir
  15. Eu fui capaz de me livrar do meu vírus do herpes no ano passado, eu fui diagnosticado com o vírus do herpes desde o final de 2015 e eu estava com prescrição médica desde então, eu não estava satisfeita em precisar remover o vírus do meu sistema, passando por um blog para encontrar novas informações sobre o Herpes Simplex Virus me deparei com uma revisão de uma senhora que foi curada pelo Dr. Freeman entrei em contato com o médico herbal e eles me orientaram sobre como comprar a fórmula à base de plantas, os produtos à base de plantas duram para mim 14 semanas que me ajuda a se livrar do vírus totalmente você pode enviá-lo via
    drosasherbalhome@gmail.com
    WhatSAPP +2349035428122

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Marise .
    Me chamo Taís, tenho um filho de 5 anos que tem toxoplasmose congênita. Ele faz exames todo ano , até entao está tudo bem, sobre a visao dele normalmente aparece alguma lesão mais aparentemente está tudo bem, gostaria de saber se ele tem direito ao benefício ou só casos graves pois tenho todos os exames desde que ele nasceu com a sinatura da medica que compravam que ele tem a doenca . Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Taís, não sei te dizer pois não sou médica nem advogada. Mas, sem dúvida, tens de averiguar. O primeiro passo para requerer auxílio junto à Previdência Social é, de posse do laudo, contratar um advogado ou defensor público para te acompanhar e assessorar em uma solicitação formal junto à Previdência.

      Aí, uma vez acolhida a solicitação, a instituição vai marcar uma perícia.

      O perito é quem vai avaliar a gravidade da doença e se ela impede teu fiho de trabalhar. Ou, pelo menos, indicar quais as atividades que ele pode exercer, com menos risco.

      Cada perito emite seu parecer, sempre individual. Por isso é preciso passar por ele.

      Daqui, desejo o melhor ao filhote, a ti e à família.

      Excluir