sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Matança de Baleias Piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca - Lidando com Crenças, Valores e Economia -



Matança de Baleias-Piloto nas Ilhas Faroé

 Matança de Baleias Piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca - Lidando com Crenças, Valores e Economia
Por Marise Jalowitzki
24.fevereiro.2011
http://t.co/cOQxZxC

Feroe, Faroé, Féroes ou Faroés

Talvez você já tenha visto os slides e/ou videos sobre as Baleias-Piloto ou Baleias-Golfinho nas Ilhas Faroé, na Dinamarca. O impacto das mensagens é fortíssimo, pelas implicações que trazem na formação humana, em especial das crianças da ilha, na banalização da violência.

Chocante. O evento remonta à época vinking e mantém a tradição de distribuir gratuitamente a carne obtida. Crianças envoltas em mares de sangue, lidam naturalmente com o quadro, pois estão acostumadas a ouvir e ver o espetáculo ser contado, transmitido e vivenciado como um evento natural. Festejado. Esperado e compartilhado.

"A caça anual de Baleias-piloto é considerada uma tradição do povo faroense. Considerada uma atividade tão antiga quanto a colonização viquingue." (Wikipedia)

Massacre das Baleias-Piloto nas Ilhas Faloé - Dinamarca - Os jovens rapazes se sentem satisfeitos em poder auxiliar a família na matança. A carne é compartilhada com todas as famílias do arquipélago. Estar na água plena de sangue faz parte de um quadro que se repete todo ano. É o Grindadráp.

- Viva!
- Elas estão chegando!
- Lá vem elas!
- Avisem a todos!

A população se alvoroça, celulares, em substituição às antigas fogueiras, servem hoje para avisar as famílias das ilhas. Os homens se munem de seus ganchos e facões, as mulheres e crianças, excitadas, assistem e, entre preocupadas e eufóricas, apóiam os homens - pais, maridos e filhos -, que se empenham na tradicional efeméride.


COMEÇOU O Grindadráp!
Grindadráp é um evento anual nas Ilhas Faroé, na Dinamarca. Significa "Matança de baleias" e já em 1948 o artista feroês Sámal Joensen-Mikines imortalizou a prática em sua tela a óleo.
 
A tela Grindadráp [Matança de baleias], do artista feroês SámalJoensen-Mikines. O quadro tem 177,3 X 241,5 cm e é de 1942

As Ilhas Faroé são um arquipélago formado por 18 ilhas habitadas e situam-se entre a Inglaterra, a Noruega e a Islândia. São um protetorado do Reino da Dinamarca e conta com 48 mil habitantes, segundo o censo de 2006 (protetorado = refere-se à situação de um Estado quando posto sob a autoridade de outro Estado, ou País). 

Faroé possui uma economia baseada na pesca (96 a 98% das exportações) e uma importante autonomia conquistada desde 1948. As ilhas não aderiram à União Européia, como o fez a Dinamarca. Faroé tem seus próprios acordos com a UE. Essa autonomia permite que os habitantes tomem as suas próprias decisões no que diz respeito à Indústria, Agricultura, Meio Ambiente, Pesca e, como se vê, também em relação à Caça de Baleias.

Na Dinamarca a caça às baleias é proibida. No arquipélago, não. Eles criam ovelhas, a vegetação e o cultivo é escasso em razão do clima e topografia. A economia não é escassa.


Thorshavn - Capital das Ilhas Faroé - Dinamarca


O idioma das Ilhas Faroe é do Oeste nórdico que tem relação de proximidade com o norueguês e com o islandês, porém no que tange ao desenvolvimento fonético é mais próximo aos dialetos do Oeste norueguês. 
  
Há muito que os 48 mil habitantes das ilhas discutem a possibilidade de darem o último passo e se tornarem completamente independentes do reino dinamarquês.


COMO ACONTECE O FESTIVAL GRINDADRÁP

As Baleias-Piloto, como as demais baleias e golfinhos, obedecem anualmente a uma rigorosa empreitada, percorrendo a mesma trajetória no mar (como as aves migratórias também o fazem).

Quando elas aparecem no horizonte, a alegria toma conta dos habitantes de Faroé, pois chegou a temporada de caça. O alerta é passado pelos celulares a todos os habitantes, para que venham ajudar na matança que, ao final, tem o corte da carne distribuída gratuitamente a toda a população. Sem fins comerciais, nem atrativo turístico (acaba sendo), o costume se repete todo ano.

Como o violento evento possui esse caráter de sustentação  alimentar, os jovens aguardam com expectativa seu tempo para ajudar, por isso a satisfação quando podem participar das mortes. Já são "úteis". Muitas divulgações tratam dessa motivação como um "ritual de passagem para a idade adulta". Não deixa de ser.

Ano após ano, milhares de Baleias-Piloto, Baleias-Bicudas e Golfinhos são perseguidos nas estreitas baías por barcos, onde são abatidos.

Os barcos se postam em locais estratégicos e, quando as baleias passam,  são "conduzidas" até uma das estreitas baías que circundam as ilhas, para que encalhem. Está certa a morte. Os ganchos são introduzidos em suas gargantas e, quando a baleia para de se debater, a espinha dorsal é cortada.



O mar tinge-se de sangue - É o Grindadráp
 O mar tinge-se de sangue.

A morte das baleias não é instantânea.
O sofrimento existe e as baleias, que possuem uma aguçado sensor emocional comprovado, "nadam" no mar de sangue, assistindo as suas companheiras sendo mortas, até chegar a sua vez. Pavor.
Nenhuma escapa. A cena é chocante.

E "biologicamente sustentável", como enfatiza a Embaixada Dinamarquesa.

O que está sendo feito para acabar com a matança?

Diversas organizações internacionais estão se envolvendo atualmente. Quem primeiro levantou a bandeira foi a organização Sea Shepperd, agora, também a P.E.T.A. e Brigitte Bardot Foundation.

A Sea Shepherd Conservation Society encetou campanhas fortíssimas em 1985, 1986 e 2000. A Sea Shepherd afirma ter convencido 20 mil lojas de duas redes de supermercados na Alemanha a boicotar produtos de pesca das Ilhas Feroé. Os peixes e crustáceos representam 96 a 98% das exportações do arquipélago (carne de baleia não é comercializada).

Entretanto, a pressão terá, também, de passar pela União Européia, para que ajude a criar formas para que a comunidade escolha novas alternativas alimentares.  

Não se trata de um evento que ao longo dos anos tem assumido um caráter mais comercial, como a barbárie das touradas, na Espanha e Portugal; como a Farra do Boi, em Santa Catarina, Brasil.


Aspecto Nutricional e Saúde

O povo e a própria embaixada ficam revoltados com a intromissão internacional, que objetiva acabar com a matança. A tradição fala alto, como todas as crenças e costumes arraigados.

Os médicos tentam, por sua vez, dissuadir os habitantes para que diminuam o consumo, até acabar com a tradição. Talvez seja mais fácil conscientizar a população a ir diminuindo a matança pelo lado da saúde.

No texto da Embaixada da Dinamarca em Portugal, há uma ressalva: que a sociedade faroense considera uma eventual paralisação da caça, tendo em conta advertências médicas em relação à alimentação de carne e gordura de baleia, devido à contaminação química das águas dos mares.

Baleias com dentição, como as baleias-piloto, estão no alto da cadeia alimentar marítima e estão, portanto, mais propensas que a maioria dos outros organismos marinhos a acumular substâncias tóxicas do oceano.

O massacre envolve toda a comunidade das 18 ilhas do arquipélago de Faroé


A CARTA QUE BRIGITTE BARDOT ENCAMINHOU À RAINHA MARGRETHE II em 19.agosto.2010 É CONTUNDENTE.

Sangrento ritual

Brigitte Bardot apela à Dinamarca contra massacre de golfinhos nas ilhas Faroe

19 de agosto de 2010

A ativista dos direitos dos animais  Brigitte Bardot e o grupo de defesa da vida marinha Sea Shepherd apelaram, esta quinta-feira (19), à soberania da Dinamarca para suspender o massacre anual de golfinhos nas Ilhas Faroe, território autônomo dinamarquês no Atlântico Norte.

Segundo os ambientalistas, centenas de baleias-piloto, que apesar do nome são da família dos golfinhos, são perseguidas até a praia, onde são mortas a golpes de faca até a morte em um sangrento ritual de verão.

“Este espetáculo macabro é uma vergonha para a Dinamarca e as Ilhas Faroe”, disseram em carta destinada à rainha Margrethe II.

“Não é só uma caçada, mas um abate em massa”, de acordo com uma versão em francês do texto, que condenou uma “tradição antiquada que não tem aceitação justificável no mundo de hoje”.

Christophe Marie, da Fundação Brigitte Bardot, que defende os direitos dos animais, disse que os ativistas têm monitorado há três semanas a matança de golfinhos – um evento que remonta há milhares de anos – a bordo de um navio.

“A matança de golfinhos foi originalmente concebida para dar alimento às pessoas”, explicou Marie à AFP, por telefone.

“Mas este não é mais o caso. Ontem, nós encontramos um cemitério de baleias-piloto nas águas de um fiorde. Eram todas carcaças e foram, simplesmente, descartadas”, acrescentou.

A Fundação Bardot e a Sea Shepherd acusaram a Dinamarca.

Mesmo que o país escandinavo sustente que o arquipélago das Faroe, situado entre a Escócia e a Islândia, é um território autônomo, sua Marinha ainda controla a zona de pesca das ilhas e protege os barcos que conduzem os golfinhos para a costa, afirmaram.

Em Torshavn, a principal cidade das Faroe, Kate Sanderson, oficial do Ministério das Relações Exteriores, especializada em cetáceos e educada na Austrália, disse que a descrição na carta era “infundada” e não continha “nada novo”.

“É uma caçada, como qualquer outra caçada; é selvagem e pode parecer desumana. Mas as pessoas que protestam contra o fato de que estes mamíferos estão sendo mortos com facas nunca estiveram em um abatedouro”, alfinetou Sanderson.
www.anda.jor.br/.../brigitte-bardot-apela-a-dinamarca-contra-massacre-de-golfinhos-nas-ilhas-faroe/ 

--------------
SANDERSON TEM RAZÃO!

A matança das Baleias é um triste evento, e tem de acabar! è muito triste ver o mar todo cheio de sangue e os animais sendo mortos. Animais-objeto. Várias carcaças, que os participantes não conseguem ou não querem utilizar, são jogados fora, apodrecendo a céu aberto.

TUDO É FEITO A CÉU ABERTO!

PERGUNTAS QUE FICAM:

APÓS CHOCAR-SE COM ESTAS IMAGENS, O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO?

VOCÊ PODE ME DIZER QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SANGUE QUE JORRA NO OCEANO E O SANGUE QUE ESCORRE ABUNDANTE NOS MATADOUROS DE TODO O MUNDO?



Abate de coelhos

COMO VIVEM E MORREM OS ANIMAIS CUJA CARNE VEM EMBALADINHA NOS SUPERMERCADOS?


Nós também temos os nossos mares de sangue, só que estão escondidos nas paredes dos matadouros!

 PAUL MCCARTNEY DIZ:
"Se todos fôssemos visitar um matadouro seríamos todos vegetarianos!" 

AVES
Aqui, do outro lado do mundo, as aves (frangos, patos, etc.) já nascem confinados. Nascem sendo tratados como objetos (você já viu os videos que estão no youtube, desde a trituração dos pintinhos DESCARTÁVEIS  até o abate dos animais adultos?), ficam confinados em pequenos espaços até a hora de morrer, luz eletrica durante toda a noite para que não parem de comer e engordem mais rapidamente.

Quando chega a hora do embarque, são jogados dentro de caixas, empilhados em caminhões, percorrem quilômetros em sol escaldante; as aves que estão ambaixo recebem os excrementos das que estão em cima...

Uma vez tive a triste ocasião de assistir a um caminhão que tombou na pista e que transportava aves. O desespero delas ao se ver "livres", correndo para o matagal, foi indiscritível!
Você já visitou uma abatedouro de frangos? Já viu o mar de sangue confinado dentro de retângulos de concreto que escondem a vileza?

SUÍNOS
Já parou para pensar em como vivem os porcos? Os urbanos, comendo lixo. Os de criadouros, comendo, comendo e comendo o tempo todo, até virarem um saco de banha, sem nem poderem mais caminhar, devido ao peso excessivo! Na hora do abate, o horror. Se quiser, entre no youtube e veja os movimentos de agonia desses animais.

BOVINOS
Uma vida em espaço amplo, o transporte igualmente cruel, mas, o pior é o momento do abate. O tratamento horrível, os animais descendo rampas, caindo em meio ao sangue. Os "modernos" possuem uma injeção paralisante. Os animais choram enquanto suas funções vitais vão sendo paralisadas.


Injeção paralisante na hora do abate bovino

O animal chora, já sob efeito do paralisante, antes de ser morto

 Só quem quer, mesmo, se deixar tocar para uma mudança menos cruel e sanguinária é que se detém a ver as cenas que as "apetitosas" embalagens dos supermercados encobrem.

E O QUE FALAR DOS GANSOS E O PATÊ DO FÍGADO DELES, O "CHIQUE" FOIE GRAS?

Gansos e patos são forçados a engolir
alimento para inchar seu fígado - Foie Gras


Os animais vivem a pior das vidas, forçados a engolir (funil na goela) alimentos gordurosos dezenas de vezes ao dia, para que seu fígado inche ao máximo.


Nos últimos dias o ganso já nem se sustenta mais
e vomita o alimento que é obrigado a receber. O
agonizante processo dura 4 semanas! Foie gras


Nos últimos tempos de vida já nem podem mais andar e outros animais (incluindo ratos) vem comer de seus intestinos, que ficam à mostra. Na maioria das indústrias, apenas o fígado interessa. Os animais são amontoados e incinerados após a retirada do fígado.



COMO RAÇA HUMANA, TEMOS MUITO DO QUE NOS ENVERGONHAR!
Ponha a mão na sua consciência e diga: Somos melhores do que os feroenses, só porque nossos abatedouros ficam escondidos dos olhos do público em geral?

NÃO À MATANÇA DE BALEIAS-PILOTO! NÃO À MATANÇA DE QUALQUER ANIMAL!
---------------

O QUE DIZ A EMBAIXADA DINAMARQUESA NO BRASIL SOBRE O GRINDADRÁP E A VEICULAÇÃO DAS FOTOS

«A energia utilizada nos protestos contra a caça nas Ilhas Faroé seria mais sensata se direccionada ao aumento da poluição nos oceanos que ameaça a vida de todos», remata o texto.

A matéria que consta na Wikipedia também é bastante interessante de ser lido.
(O texto também consta no site da embaixada de Portugal e, provavelmente, em outros países, também)

COMENTÁRIOS A RESPEITO DA CAÇA A BALEIAS NAS ILHAS FAROE




As Ilhas Faroe são um arquipélago no Atlântico Norte. A Economia das Ilhas Faroe é dependente quase que totalmente dos recursos marítimos. As Ilhas Faroe são um território autônomo no Reino da Dinamarca. Assuntos relacionados a indústria, agricultura, meio ambiente, pesca e caça de baleia estão sujeitos à autonomia das Ilhas Faroe.


Caso queira dirigir-se às autoridades das Ilhas Faroe a respeito da caça a baleias-piloto, o endereço de e-mail do Departamento de Assuntos Exteriores do Governo das Ilhas Faroe é: mfa@mfa.fo


Ilhas Faroé - Dinamarca - Matança das Baleias-Piloto, da família dos Golfinhos


O massacre das baleias acontece no verão das Ilhas Faroé
PETIÇÃO:
PETA mantém um formulário de contato através do qual é possível enviar um protesto ao governo dinamarquês. O link: https://secure.peta.org/site/Advocacy?cmd=display&page=UserAction&id=911

----------------
PRIMEIRA VITORIA DA CAMPANHA WHALEWATCH
2004

Sorrento, Itália - Durante o 56º. Encontro Anual da CIB (Comissão Internacional das Baleias), entre 19 e 22 de julho, foi votado e aprovado (29 votos contra 22) uma resolução apresentada pela Nova Zelandia e mais 16 paises incluindo o Brasil, que reconhece que o bem-estar das baleias caçadas é uma preocupação internacional e atesta a necessidade da Comissão Baleeira Internacional de tratar desta questão restabelecendo o grupo de trabalho "Métodos de caça de baleia e questões de bem-estar" - que havia sido cancelado da agenda deste ano, demonstrando a falta de interesse da CBI pelo assunto.
Peter Davies, Diretor Geral da Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Protection of Animals - WSPA), líder de uma coalizão de 140 ONGs de 55 paises que compõem a campanha Whalewatch, declarou que esta resolução é uma primeira vitória para o bem-estar das baleias - "Baleias demais já sofreram e continuam a sofrer com mortes agonizantes pelos arpões. Estamos felizes em que a CIB concordou em que a crueldade não pode mais ser tolerada e que se deva tomar uma ação para parar isto".

Embora a caça comercial esteja suspensa desde 1986, mais de 20 mil baleias foram mortas desde então. A técnica utilizada na caça de baleias foi muito pouco alterada desde o século XIX, quando o arpão com granada explosiva na extremidade foi inventado. Algumas baleias podem levar até mais de uma hora para morrer.

O objetivo da a campanha Whalewatch , com a participação da WSPA e sua coalizão, é que se consiga, nos próximos encontros, tornar a pesca as baleias definitivamente proibida.

Fonte
WSPA

Links:




Mamãe Vaca acarinha seu filhote!  DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!


Delfim-Piloto ou Baleias-Piloto - Paz nos Mares!

PETIÇÃO:
PETA mantém um formulário de contato através do qual é possível enviar um protesto ao governo dinamarquês. O link: https://secure.peta.org/site/Advocacy?cmd=display&page=UserAction&id=911

A cena é chocante - Camelo é amarrado e sacrificado no Festival do Sacrifício, no Paquistão 


Ritual Muçulmano é Regado a Sangue - E os outros Festivais? 

Por Marise Jalowitzki
11.novembro.2011

----------

"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela opinião formada sobre tudo, tudo!" (Raul Seixas)

-----------

LEIS RESOLVEM????



Todo animal tem Direito à Vida!



DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS
outubro.2010
Link: http://t.co/FSbS2vS








Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! link: http://t.co/7Z4PBPu 

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!

19.abril.2011

DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
Manifeste-se! Participe

--------------

Nota: Novembro.2011, mais um "Festival"!!! Nada mudou!!!
Quem irá interceder pelas baleias? Ilhas Faroé, na Dinamarca e seu Festival Inominável Grindadap


Mar de Sangue - Festival de matança de Baleias na Dinamarca

Por Marise Jalowitzki
23.novembro.2011


MUDANDO DE CRENÇAS

Querendo, poderá ler também: http://t.co/bdKKDqC

CARNE VERMELHA E EMISSÃO TÓXICA
- DIMINUINDO OS "PUNS" -


Carne vermelha e emissão tóxica - Diminuindo os "puns"




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

8 comentários:

  1. oque fazem com esses animais é a coisa mais HORRIVEL do MUNDO!!! Principalmente com as baleias
    isso tinha que acabar as baleias piloto sao tao lindas isso nao podia acontecer NUNCA MAIS!!!

    ResponderExcluir
  2. TODO animal precisa ser bem cuidado e preservado, inclusive nossos semelhantes! É preciso erradicar toda forma de violência do e no ser humano!! O nobel da Paz em 1957 já preconizava que, enquanto o homem não for capaz de honrar os animais e desenvolver compaixão, não conseguirá respeitar os outros humanos!!!

    Irmano contigo em sentimentos! Gracias! Vamos fazer a nossa parte para que tudo isso melhore!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse povo está em ilhas isoladas do mundo, estamos no século XXI, e essa gente ainda VIKING.
    Uma vergonha para o ser humano de hoje, com as informações que temos.

    ResponderExcluir
  4. Também anseio por providências eficazes! O governo, após denúncias e divulgação, está "tentando convencer" os habitantes a parar de matar as baleias sob a alegação da contaminação das águas, o que transmitiria doenças... Leis e projetos de conscientização e respeito à vida, isso é o que faz falta!!!

    ResponderExcluir
  5. Não adianta ter pena só das baleias.. Nós comemos carnes de vários animais sem sequer imaginar o que eles sofrem antes do abate. São condições de extremo descaso. É o consumismo desenfrado tomando conta do mundo IRRACIONAL. Infelizmente eu não sou vegetariana... Mas depois dessas imagens irei me esforçar para ser.

    ResponderExcluir
  6. "Anônima" Estou aqui, emocionada, arrepiada, chorando em frente ao pc. VIVA!!! HOSANAS!!! PARABÉNS!!! Não podes imaginar a alegria que me invade e que envio pra você! Uma a mais! Isto é conscientização pura!!! E só assim é que as mudanças positivas efetivas acontecerão!!! VIVA!!! A partir do momento em que entendemos que SOFRIMENTO é a primeira chaga que temos de extirpar do planeta, dos nossos corações, começamos a entender, com a Alma, uma centena de milhares de outras pequenas coisas!

    Aí, respeito, solidariedade, amor, recebem uma conotação BEM mais abrangente!

    Um abraço do tamanho do planeta!
    Vou publicar algumas dicas que facilitam a adoção do vegetarianismo.
    Até!!! VIVA!

    ResponderExcluir
  7. Choro muito ao ver tamanho descaso e massacres cruéis como esses. Faço Ciências Biológicas e pesquisei bastante sobre a vida dos cetáceos e dói ve-los multilados e torturados assim. Como um país como a Dinamarca não tem coragem e determinação de influenciar suas extensões a criar mecanismos para lidar com a situação??? Parece que eles aceitam esse desastre, suponho que devem ganhar algo com isso para ter essa resposta deplorável. A carta da embaixada é lamentável. Há outras alternativas para os habitantes das Ilhas. Com a tecnologia e os recursos alimentíceos atuais eles não passariam fome. No entanto, é uma questão cultural. Respeito a cultura dos povos, mas quando a vida de animais livres está em jogo, é impossível aceitar tal atitude. Sou contrário a qualquer atrocidade contra animais. Seja nos abatedouros, nas touradas, em laboratórios, nos mares, na natureza em geral. Dói ver os humanos agindo dessa forma. Machuca muito mais ver criaturas indefesas às emboscadas dos caçadores sendo extirpadas para sempre. E quando haverá paz no mundo com esse comportamento medieval? Triste. Parabéns pelo blog, espero que mais pessoas tenham a curiosidade de descobrir o que acontece com todos esses animais fantásticos. Ainda tenho esperança de que haja uma mudança, mesmo que pequena nos próximos anos, mediante a luta de muitos. Lutarei por eles. Amo todos. Parabéns por conscientizar, trazer para o mundo essas preciosas informações. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Estimado Marcelo Neves! Gratidão, Gratidão, Gratidão!!! Sempre que um comentário dessa natureza chega até minha Alma, reforço-me na intenção de continuar a divulgar questões de respeito, de dignidade e preservação! Por vezes, deixo-me abater pelas atrocidades que acontecem no planeta. A natureza da espécie humana é, na sua origem, talhada para a alienação, fruto do egoísmo. Egoísmo faz pensar em si e naquilo que [julgam] ser sua satisfação (por vezes, até confundido com necessidade).
    Alargar o pensamento só vem através de repetidos conhecimentos e muita pressão social. O trabalho das ongs internacionais já tem décadas e quão pouco se avançou!!!
    Agora, estou preparando um artigo sobre a matança dos atuns, aqui, há poucos km de onde moro, no Rio Grande do Sul. Como sempre, quase nenhuma divulgação, tudo com o beneplácito de nosso governo federal!!!
    É MUITA CRUELDADE!!!
    Acolho com carinho e respeito tudo que escreveste e retribuo!!! Continuemos juntos! Abraços!

    ResponderExcluir