quarta-feira, 6 de abril de 2011

OEA - Parlamentares chamam de "Absurdo" e "Infeliz" o comunicado sobre Belo Monte

Comunicado da OEA causa indignação em muitos - Belo Monte urgente!

OEA - Parlamentares chamam de "Absurdo" e "Infeliz" o comunicado sobre Belo Monte

Por Marise Jalowitzki
06.abril.2011
http://t.co/AE5DIy3

Quando a OEA comunicou ao Brasil que suspendesse as obras de Belo Monte, por falta de cumprimento das condicionantes, uma jornalista interpelou dois parlamentares, de partidos pseudo-opostos.

Os entrevistados foram Flexa Ribeiro, do PSDB e Jorge Viana, do PT. Ambos estavam solidários na indignação frente ao que chamaram de "ingerência externa" por parte da OEA. Ribeiro classificou de "Absurdo!" e Viana de "Infeliz!". Muita indignação, também por parte dos comunicadores globais, que não esconderam o que pensavam. Acho isso tão estranho!

Por parte dos comunicadores: em temas que são verdadeiras calamidades, mantem a sua cara-de-paisagem e não denotam nenhuma emoção. Então, tomar partido tem a ver com assuntos que indignam o governo?

Por parte dos parlamentares: porque cumprir as condicionantes causa tanta indignação?

Por dezenas e dezenas de vezes os indígenas e as associações que os representam tentaram ser ouvidos, para ampliar as negociações. Mesmo as promessas dadas ao Movimento Xingu Vivo para Sempre, de que participariam das tratativas, foram sequer cumpridas. Um dia depois de uma promessa pessoal desse teor, foi assinada a liberação parcial para Belo Monte, sem o conhecimento de nenhum dos órgãos representativos dos povos indígenas. Se as organizações não fossem pedir socorro externo, quem, aqui dentro, os ouviria?

A OEA acusa o Brasil de violação dos direitos humanos.
Pelo menos, agora, alguns senadores estão se mobilizando para ouvir os índios. E serão realizadas reuniões públicas. Tomara que não acabe só em turismo.

(Viana era esperança de Marina Silva para que levasse adiante as idéias de preservação e sustentabilidade. Ambos são do Acre.)
----------
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil





----------
Leia mais sobre Belo Monte e a Causa Verde - Link: http://ning.it/gzWrbi
----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário