sábado, 9 de abril de 2011

Japão busca ajuda russa para conter radiação nuclear - Não teimam em dizer que está tudo controlado?

Desastre Nuclear em Fukushima - Suzuran pode ser enviado ao Japão para tentar conter vazamentos

Japão busca ajuda russa para conter radiação nuclear - Não teimam em dizer que está tudo controlado?


Por Marise Jalowitzki
09.abril.2011
http://t.co/76ds2KR


Uma das coisas que me intriga é O QUE verdadeiramente, está sendo divulgado à população japonesa. O que eles estão recebendo como informação, quais os canais de acesso de que eles dispõem (falo do cidadão comum) para se inteirar da real situação porque passam, desde a tragédia de 11.março.2011, quando sofreram terremoto, tsunami e explosão nuclear, esta última, se arrastando há quase um mês. Essa é a pior crise atômica mundial desde o acidente de Chernobyl, em 1986.


A cada dia novas informações, todas alarmantes, são veiculadas, sem que ocorra a notificação de evacuação.


Será que o governo vai ter a ousadia de deixar para mais tarde uma tomada efetiva de decisão, com vistas a salvaguardar a saúde da população, ou vai deixar acontecer como em Chernobyl. Tenho dito isso reiteradas vezes, mas, só quem sabe a gravidade do que aconteceu na Ucrânia, em 1986, para entender o porque da aflição. A Ucrania pertencia, naqueles idos, à URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, onde a "cabeça" era a Rússia.


Agora, Japão pede ajuda à Rússia que sabe, como nenhum outra nação, todos os meandros, detalhes, desastres físicos, humanos, geológicos advindos de uma explosão nuclear.


A situação se alastrou para a Usina Nuclear de Onagawa, depois do mais recente terremoto que, também, foi bastante intenso - 7,3 na escala Richter.


O Japão pediu à Rússia o envio de um navio especial no campo nuclear, usado para desativar submarinos nucleares, para tentar conter os vazamentos. É o Suzuran, um Centro de Tratamento Flutuante de Radiação Nuclear.

Engenheiros japoneses na usina de Fukushima, afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, já
- jogaram areia com bório
- bombearam água do mar (que pode corroer, devido ao sal)
- foram forçados a lançar água com radiação no mar, para evitar uma nova (e bem maior) explosão e, agora
- estão usando sais de banho para tentar localizar a fonte dos vazamentos no complexo danificado, situado a 240 quilômetros ao norte de Tóquio (antes estavam usando corantes, sem sucesso).


Três semanas já se passaram desde o acidente e, apesar das contraditórias notícias, os engenheiros ainda não estão perto de retomar o controle da usina de eletricidade e interromper o vazamento de radioatividade. A situação ainda está em tentativa-erro, pdepois que aconteceu o derretimento parcial dos reatores de Fukushima Daiichi. 


Por esses dias o primeiro ministro foi às "tribunas" e pediu à imprensa internacional que parasse de ser "tão sensacionalista", pois isso só iria "espalhar insegurança e pânico entre a população". Esse filme, já vimos!



Chernobyl e as mutações genéticas


Qual o prazer que um serzinho desses pode ter na Vida?
A radiação só vai mostrar seus efeitos mais tarde. Por vezes, 20 anos após!





A população japonesa já passou por alguns estágios desde o desastre de 11.março.2011:

1º mostrou-se confiante no governo (acho até que foi uma atitude reativa, pois as perdas afetivas e materiais promoveram um estado de choque)

2º quis que o governo "falasse a verdade"

3º mostrou-se entristecida e desolada pelas "mentiras do governo"

4º declarou que não ía embora por vergonha de parecer covarde.


Uma recente pesquisa de opinião indicou que os eleitores querem que o criticado primeiro-ministro Naoto Kan forme um governo de coalizão para tirar o Japão de sua pior crise desde a 2a Guerra Mundial.

Sinceramente, parece que a ficha não quer cair. Creio que, por décadas vivendo em prosperidade, abundância e com um senso de autonomia e independência, negam-se a aceitar a atroz realidade.

Eu não esqueço que Japão detém o maior número de suicídios do planeta, principalmente entre os jovens.

Diga NÃO às usinas nucleares

--------
Outros artigos sobre o desastre nuclear no Japão: Link -  http://t.co/jbksFiU
--------


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil







--------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário