sexta-feira, 29 de abril de 2011

Haiti - Luta sem guerra e cheia de golpes baixos - Há esperança?

Haiti - ação desesperada - fazer bolinhos de barro para servir de alimento às crianças!


Haiti - Luta sem guerra e cheia de golpes baixos


Por Marise Jalowitzki
29.abril.2011
http://t.co/UMvQGBz


Esta frase - com a qual concordo inteiramente - foi usada pelo jornalista Régis Rösing ao iniciar uma reportagem sobre um atleta boxeador formado no Haiti, cheio de sonhos e planos para seu futuro e o dos seus.


Tirar as pessoas da miséria e devolver-lhes os sonhos. Ideal que deveria ser compartilhado por todos.


Certa vez deparei com uma imagem de bolinhos de barro e a menção de que eles seriam oferecidos às crianças, na extrema fome pela qual estavam passando. Não quis acreditar. Sabia da miséria triste e dolorida na qual vivem milhares de irmãos haitianos; também senti o que é falta de alimento em uma parte de minha infância, mas...bolinhos de barro??? Aquelas crianças bochechudas, que são assim pela quantidade de bananas que, usualmente, comem... Barro? Era demais!


Há semanas, ouvi novamente a menção "alimentar" dos bolinhos de barro no Esporte Espetacular, programa apresentado aos domingos pela manhã pela tv aberta Globo. O repórter Régis Rösing também havia presenciado! Gente, dá para imaginar?


Após a terrível realidade do terremoto, o Haiti foi assolado pela epidemia do cólera. Cadáveres fizeram parte da "paisagem" durante semanas! E as verbas recebidas pela ajuda internacional, desviadas por um governo corrupto.


Um governo corrupto até março, que desviou praticamente tudo que foi encaminhado de dinheiro pelas organizações internacionais. Agora, com o novo governo, pouquíssimo está claro! E as pessoas de lá continuam sentindo fome, como todos nós, todos os dias. Continuam precisando beber água potável, como todos nós, todos os dias. Que dirá moradia, vestes, higiene, saneamento, educação! Tudo tão distante!


Resolvi compartilhar a competente reportagem. Há muita coisa que emociona, ali. De uma realidade duríssima. Onde a Vida continua teimando em continuar. Um menino corre para receber, como troféu, uma banana!


O que fazer em meio a esse quadro de tanta corrupção, desvio e necessidade?


Os haitianos que aportaram aqui no Brasil, após a tragédia, em busca de trabalho, receberam ordem de expulsão!!!
Mas isso é tema para o próximo artigo.


http://www.youtube.com/watch?v=uKUFAXjNXpQ






Pesquisa: Leia mais sobre o Haiti neste blog.

http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/sobre-os-caixoes-da-fema-e-o-haiti.html


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil










Nenhum comentário:

Postar um comentário