segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fukushima - 11,5 toneladas de água radioativa no mar - Quem é o Senhor da Guerra?


Menininho vítima de radiação nuclear em Chernobyl - Mundo deve mudar sua atitude depois do acidente em Fukushima

AIEA diz: O mundo deve mudar depois de Fukushima - Quem é o Senhor da Guerra?


Por Marise Jalowitzki
04.abril.2011
http://t.co/8Ki1mpn

A Tepco acaba de lançar 11,5 toneladas de água radioativa no mar. É a água radioativa que estava acumulada nos reatores 5 e 6. Há dias o Oceano Pacífico já havia recebido água contaminada, por conta de vazamentos. Agora, afirma o porta-voz do governo, Yukio Edano, é preciso jogar no mar porque "Não temos outra opção a não ser jogar esta água contaminada no Oceano Pacífico como medida de segurança". Ou seja, permanece o risco de uma nova explosão, agora nos reatores 5 e 6.

Como sempre, as autoridades afirmam que "a água tem pequeno nível de radioatividade".

Quem é o Senhor da Guerra?
No estúpido joguinho de pebolim, EUA não negocia soluções com Japão, mesmo sabendo, desde 2002, que havia o sério risco de haver um mega terremoto e tsunami. A própria usina de Fukushima foi construída sobre uma falha geológica, o que foi "descoberto" apenas 5 anos após concluída a construção. O desastre acontece. Todos demoram a auxiliar, para tentar remediar as consequências. Os navios "de ajuda" dos EUA ficam por mais de semana há 80 km da costa japonesa, apenas "observando". Os alunos de uma pobre escola do interior do nordeste, juntam 98 reais e encaminham para ajudar as vítimas japonesas. Exercitam a sua solidariedade, enquanto os países "ricos" observam à distância. Somente o governo da França foi visitar o Japão, porque importa do Japão 80% da energia que consome.

Agora, o desastre nuclear previsível não tem outra opção a não ser compartilhar com o mundo os seus efeitos. Previsível, não é mesmo?


Criancinhas, em sua ingenuidade, repetem o que os adultos ensinam. Pelo menos, esta é uma lição válida! DIGA NÃO ÁS USINAS NUCLEARES!


Percebo as pessoas, em seus comentários, se digladiando sobre qual o país mais perverso, qual a nacionalidade "mais canalha", quem é que "merece e precisa" ser mais "castigado". Continuam falando e refalando em "vingança da Mãe Terra". Tudo baseado no binômio "Amor-Ódio". Em quem pode mais, em quem pode menos.

Será que é tão difícil pensar em leis da física? Ação e Reação? É tão lógico! Tão mais entendível! A Terra não se vinga! Ela apenas reage, gigante como é, face às agressões que os humanos estúpidos teimam em continuar perpetuando.

Não há nação "pior" ou "melhor".
Há, sim,
nações "que fazem",
nações "que concordam-fazendo-de-conta-que-não-sabem",
nações "que não-sabem-mas-querem-ganhar-um-pouquinho-com-a-situação"

e, finalmente, o rabinho-do-foguete, as

nações "que não-sabem-mesmo" e, por isso mesmo, são apenas reagentes, passivas-paciente.

Com certeza, Brasil está entre as nações  "que concordam-fazendo-de-conta-que-não-sabem", enquanto EUA, Japão, China, UE - União Européia, Russia, são as "que fazem". "Inteligentemnte" o mercador Mercadante diz que "vamos discutir depois" qual o futuro das nossas novas usinas nucleares. Claro, primeiro é deixar baixar a poeira, ver no que fica, passar um tempo, brasileiro esquece mesmo. Aí se vê... (lucro, interesses, mais lucros...)

Em que vai dar todo este desastre? Pode ir fazendo suas previsões, pois serão as piores. Isso não é pessimismo. Apenas lógica. Com certeza, irão esconder ao máximo, como sempre fizeram. Muitas "doenças estranhas", sempre que possível, ficarão restritas aos boletins médicos. Principalmente as populações carentes não entrarão nos quadros estatísticos. E quase nada será feito para, sequer, tratar dos doentes. Como, até hoje, o governo dos USA não ajuda com um dolar as vítimas do terrível Agente Laranja usado na Guerra do Vietnam. E assim será. Os novos desastres ambientais, quando vierem à tona, serão "comuns nesta época do ano". E pronto.

Agora, para esquecer, quem sabe você enche a cabeça com videos da mulher melancia ou outra qualquer do momento? Ou vai ver de novo as cenas onde explode o carro do piloto que morreu ontem? Ou, quem sabe, para fazer de conta que continua tudo igual, vai olhar BBB? Ah, não, esse já acabou! Os "heróis" já não estão mais na casa!... Claro, qualquer coisa vale para não ouvir "esses ambientalistas chatos" continuar falando USINA NUCLEAR NUNCA MAIS!



Usina Nuclear NUNCA MAIS!
 -------

Em Chernobyl, para evitar a segunda explosão, que seria bem maior que a primeira e acabaria com metade da Europa, foram jogadas toneladas de chumbo, que foi mais um dos grandes ingredientes para a morte de mais de 100 mil pessoas e problemas de deformações e câncer em milhares de outras, até hoje.

A AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica, afirmou nesta 2a. feira  que "O mundo deve mudar sua atitude a respeito da energia nuclear após o acidente da central japonesa de Fukushima 1". A declaração foi feita em Viena, pelo diretor da AIEA, Yukiya Amano.
 
"A crise de Fukushima Daiichi tem implicações enormes para a energia nuclear e nos confronta a todos com um desafio maior", disse Amano no discurso de abertura de uma reunião da Convenção sobre a Segurança Nuclear (CSN), que começa nesta segunda-feira e prosseguirá até 14 de abril. "Não podemos retomar uma atitude rotineira depois deste acidente", completou.
 
A CSN, ratificada por todos os países que possuem centrais nucleares, entrou em vigor em 1996, depois dos acidentes de Three Miles Island (EUA) e Chernobyl (União Soviética, atualmente Ucrânia).
O objetivo da convenção é melhorar a segurança das usinas nucleares. A AIEA organiza uma reunião sobre a CSN a cada três anos.

Japão - Desastre nuclear - Agora são os reatores 5 e 6 que correm risco de explosão.

-----

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil








Leia também:
Detalhes da tragédia que assolou o Japão


Detalhes da tragédia que assolou o Japão

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário