sexta-feira, 1 de abril de 2011

Suiça - Acidente no complexo nuclear fere duas pessoas e deixa alerta



Suiça em alerta - Chernobyl, 25 anos depois, continuam nascendo crianças com malformações devido à radiação
 Suiça - Acidente no complexo nuclear fere duas pessoas e deixa alerta




Por Marise Jalowitzki
01. abril.2011
http://t.co/fCsrpRc


Quando ouço as nossas autoridades afirmar enfaticamente que "aqui não há perigo", "nossos sistemas de segurança são bem diferentes dos do Japão", "não temos perigo de terremotos", "não há o que temer", "vamos levar adiante os projetos para ionstalação de usinas nucleares, sim", dá vontade de sorrir ante a empáfia de alguns senhores que parecem não ter se dado conta do gigante que a energia nuclear é. E do mínimo que é preciso para que esse gigante acorde e mostre o seu potencial.


Dá vontade de sorrir, não fosse trágico.
Assim, a única coisa que podemos fazer é apelar para que o bom senso, a inteligência, o aprendizado com os erros possa ser a melhor escola para tomar as melhores decisões. Não às Usinas Nucleares!


Na Suíça, sem nenhum perigo de terremoto ou tsunami, com tecnologia de ponta, duas funcionárias se feriram dentro do complet]xo nuclear de lá. O motivo? Ninguém sabe como, nem quem enviou, mas um pacote contendo uma bomba entrou na usina nuclear! Simples assim! Explodiu nos escritórios e feriu as funcionárias! E se fosse uma bomba com maior potência? E se o pacote estivesse em alguma sala mais vulnerável?


Opositores da energia nuclear na Suíça se tornaram mais expressivos nas últimas semanas, já que as imagens do reator de Fukushima, no Japão, aparecem nos telejornais diariamente.





Suiça também está em alerta em relação à energia nuclear - Água contaminada afeta em primeiro lugar as crianças e os idosos


Este novo e preocupante episódio na Suíça, reforçou os cuidados e a atenção para a questão nuclear. O país concordou com a proposta de Sarcozy, presidente da França, em reunir em maio os líderes do G-20 para traçar novas estratégias em relação à produção de energia nuclear.


A Suíça congelou o processo de aprovação de três novas instalações nucleares que aguardam uma revisão de segurança após o vazamento no Japão. A Suíça tem cinco reatores nucleares em operação, que fornecem 40% da eletricidade do país.

Nesse mesmo dia (31) houve mais duas explosões - uma na Itália e outra na Grécia, também através de cartas-bombas. Ninguém admitiu que haja correlação entre os 3 atentados.


Esperamos que todos estes acontecimentos promovam uma reflexiva e ponderada avaliação da presidente Dilma e sua cúpula. O Brasil, pleno de recursos naturais, pode muito bem servir de exemplo para o mundo e apostar, de vez, nas energias eólica e solar. Fontes realmente renováveis e sem a necessidade da agressão atroz ao meio ambiente como as demais extrações energéticas requerem.


Link fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,carta-bomba-fere-dois-em-empresa-nuclear-na-suica,700041,0.htm






Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil








Diga NÃO às usinas nucleares!!!



Mais em:

Detalhes da tragédia que assolou o Japão



Japão e Chernobyl nível 7!

Link: http://t.co/jbksFiU

Nenhum comentário:

Postar um comentário