segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que todos intuiram - EUA apoiou secretamente a oposição síria, diz WIKILEAKS

Apoio dos USA à oposição síria denunciado pelo Wikileaks

O que todos intuiram - EUA apoiou secretamente a oposição síria, diz WIKILEAKS


Por Marise Jalowitzki
18.abril.2011
http://t.co/LQE4IkK

Quando iniciaram os protestos populares na Tunísia, após o suicídio do jovem trabalhador explorado e, logo após, no Egito, emiti meu parecer sobre os fatos. Discorri sobre o livre e inalienável direito do povo em manifestar sua vontade e ansiar e agir em prol de mudanças, quando essas se mostrarem necessárias.

Quando os conflitos foram ser alastrando pelas nações no Oriente Médio, achei por bem silenciar. Não tenho competência para opinar a respeito. O tema é por demais complexo e envolve muitos e diferentes interesses.

Ficou notório, porém, o quão diferente foi o movimento pacífico gerado no Egito e o armamento bélico e maifestações internacionais para com a situação na Líbia. A coisa, lá, tem outras proporções. Ao mesmo tempo, o silêncio (e o descaso) dos mesmos órgãos internacionais para com outros países, deixa às claras que as intervenções visam, também, interesses mais explícitos das nações que se envolvem em "ajudas humanitárias militarizadas".

Agora, mais uma denúncia do Wikileaks. Washingthon ajudou a oposição síria.
"O Departamento de Estado dos EUA financiou secretamente grupos de oposição da Síria, de acordo com telegramas liberados pelo WikiLeaks, informou nesta segunda-feira o jornal "The Washington Post".

"...o relatório indica que o dinheiro foi posto de lado pelo menos até setembro de 2010."

Já era sabido e pressentido. O apoio financeiro norte americano, iniciado por Bush Filho, continuou com Barack Obama. Ao mesmo tempo em que procurava reconstruir as relações com o presidente sírio Bashar al-Assad. Assim fica difícil de assimilar! Uma entremeada posição, do tipo "morde-e-assopra".

O Wikileaks continua com sua missão de desvendar.

Há poucos dias assinei uma petição em prol da suspensão da prisão e torturas a que está sendo submetido o informante de Wahshingthon para Assange, do Wikileaks.
----

WikiLeaks: EUA apoiaram secretamente oposição síria
Plantão | Publicada em 18/04/2011
Reuters

"O Departamento de Estado dos EUA financiou secretamente grupos de oposição da Síria, de acordo com telegramas liberados pelo WikiLeaks, informou nesta segunda-feira o jornal "The Washington Post".

O relatório mostra que o Departamento de Estado financiou US$ 6 milhões desde 2006 para um grupo de exilados sírios para explorar um canal por satélite com sede em Londres, a Barada TV, e financiar atividades dentro da Síria, disse o "Post".

A Barada TV começou a transmitir em abril de 2009, mas aumentou suas operações para cobrir os protestos na Síria, que começou no mês passado como parte de uma campanha de longo prazo para derrubar o presidente Bashar al-Assad, disse o "Post".

O dinheiro dos EUA para figuras da oposição síria começou a fluir no governo do presidente George W. Bush após as relações diplomáticas com Damas terem sido congeladas em 2005, disse o jornal.

O apoio financeiro continuou com o presidente Barack Obama, assim como sua administração procurou reconstruir as relações com Assad, disse o Post.

O artigo diz que não está claro se os Estados Unidos ainda estavam financiando grupos de oposição síria, mas o relatório indica que o dinheiro foi posto de lado pelo menos até setembro de 2010.

O "Post" disse que o Departamento de Estado não quis comentar sobre a autenticidade dos telegramas ou responder perguntas sobre o financiamento da Barada TV.

Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/04/18/wikileaks-eua-apoiaram-secretamente-oposicao-siria-924264200.asp

----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário