terça-feira, 26 de abril de 2011

Desastre Nuclear - Presidente Russo pede para governos dizer a verdade às pessoas

Crianças continuam nascendo com deformações, 25 anos após o desastre nuclear em Chernobyl, na Ucrania

Desastre Nuclear - Presidente Russo pede para governos dizer a verdade às pessoas

Por Marise Jalowitzki
26.abril.2011
http://t.co/QonGOVF

Quando o mundo tem o triste encargo de relembrar os 25 anos do pior acidente nuclear já havido no planeta, o presidente russo, Dmitri Medvedev, declarou que é necessário haver mais transparência na reação a emergências nucleares. Foi durante uma cerimônia em Moscou. Ele sabe do que está falando.

Em 1986, quando aconteceu a Conferência de Viena (em agosto), a extinta URSS estava disposta a declarar ao mundo, em detalhes, a gravidade do acidente em Chernobyl. Todos os signatários presentes foram contrários (inclusive o Brasil) e os relatórios foram escondidos. O general incumbido de revelar o que os governos omitiram da população, não aguentando o peso da ignomínia imposta, suicidou-se dois anos após. Ele havia contado tudo o que acontecera, as consequências, a necessidade de acompanhar, ajudar, subsidiar a população afetada em vários países, principalmente a Ucrania, Belorus, Russia e França. Foi a própria França,  a mais ferrenha voz contrária à divulgação.

França hoje, importa quase 80% da energia que consome, das usinas japonesas. Será que vão aprender a lição, ou não?

Em vários artigos tenho divulgado a realidade dos acontecimentos, esplendidamente apresentados em videos pelo Discovery Channel. É MUITO IMPORTANTE que as pessoas comuns, como você e eu, saibam os fatos, os perigos e implicações que um desastre nuclear acarreta, seja em solo, ar ou água, contaminando tudo em que toca, avariando física e neurologicamente as pessoas expostas e sua descendência.

Quando recebo mensagens do tipo: "Você está envolvida emocionalmente, mas, além disso, quais são os seus argumentos para ir contra o uso desta energia?", só posso continuar escrevendo, repetindo, mostrando os dados a que tive acesso, pesquisando mais e compartilhando. Não serão palavras que irão convencer ninguém. Nem é esse o meu propósito: convencer. As pessoas precisam ter acesso a informações confiáveis e, aí, tirar as suas próprias conclusões.

Na época, a explosão do reator 4 abriu uma cratera onde o magma radioativo lançou uma nuvem de radiação pelos céus de grande parte da Europa. Ao menos 30 pessoas morreram imediatamente após a explosão, e muitas outras sofreram (e ainda sofrem) os efeitos da radiação na saúde (mental e física). Estimam-se 200 mil mortos e até 500 mil afetados. Os heróis anônimos, os "Liquidadores" trabalharam incansavelmente, sem ter noção do terrível perigo a que estavam expostos.
.
Dmitri Medvedev, o atual presidente russo, pediu mais transparência aos governos: "Acho que nossos Estados modernos devem tirar como lição de Chernobyl e do Japão a necessidade de dizer a verdade às pessoas", declarou.

Chernobyl - Cidade fantasma "comemora" 25 anos inabitável após desastre nuclear

Tanto autoridades soviéticas como japonesas ocultaram informações quanto às tragédias nucleares, imediatamente após sua ocorrência.

Chernobyl - Ucrania - população, após dois dias do desastre, teve de abandonar suas casas em duas horas, para nunca mais voltar


A ex-URSS levou dois dias para evacuar a cidade e até hoje não explicou, em detalhes, a gravidade da situação na Ucrania e demais países afetados. Se há estudos sobre como vivem as populações, não foram divulgados. provavelmente, nem aconteceram.

Japão - população ficou exposta por um mês - Governos irresponsáveis omitem a verdade


O Japão levou um mês para admitir o que as organizações internacionais acusavam: o nível 7 (igual ao de Chernobyl, na Ucrania) do desastre nuclear. O que vai aparecer, daqui há um tempo, a esse povo, exposto por um período tão longo à radiação, habitando o mesmo espaço contaminado, bebendo água contaminada e se alimentando de alimentos contaminados? Com "cara lavada" o governo japonês, há menos de uma semana, compareceu na mídia para "pedir desculpas" ao povo japonês!!! Hediondo! Desculpas! Sabendo o que acarretaria uma exposição dessa envergadura! China, Coréia do Sul e outros países detectando contaminação e ele, o governo, querendo recriminar a imprensa que estava sendo "sensacionalista"! "Desculpas" resolvem o que?


Medvedev deve visitar Chernobyl nesta terça, ao lado do primeiro-ministro ucraniano, Viktor Yanukovich.

Na semana passada, uma conferência em Kiev, capital da Ucrânia, conseguiu arrecadar 550 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão) de um total de 740 milhões necessários à construção de um novo escudo de proteção, o sarcófago, para controlar a radiação no local e estocar combustível usado.

O projeto está com dez anos de atraso.

----------
Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/04/110425_protestos_nuclear_pai.shtml

e Videos Discovery Channel - Desastre de Chernobyl (também publicados neste blog)

----
Leia mais:
Detalhes da tragédia que assolou o Japão


Desastre Nuclear - Japão e Chernobyl nível 7!!!

LINK: http://t.co/jbksFiU







Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário