quinta-feira, 28 de abril de 2011

Análises sísmicas são fundamentais em barragens, instalações nucleares e de exploração de petróleo, dizem especialistas da UFRJ


Terremoto em Minas Gerais, em 2007


Análises sísmicas são fundamentais em barragens, instalações nucleares e de exploração de petróleo, dizem especialistas da UFRJ

Por Marise Jalowitzki
28.abril.2011
http://t.co/iwzWJBZ

Por diversas vezes tenho enfatizado a necessidade de conhecer os estudos que, porventura, estejam acontecendo no Brasil sobre os impactos ambientais que mega projetos, como hidrelétricas, plataformas para extração de petróleo, estações navais e as terríveis usinas nulceares. Nós, como brasileiros, merecemos ter acesso às conclusões que chegam os especialistas, embora saibamos que, quando os interesses falam mais alto, muitas vezes, passa-se por cima dos efeitos colaterais danosos que tais projetos possam acarretar.

No caso dos deslizamentos advindos de chuvas, escutamos agora o Sistema de Alerta e Prevenção, que consiste em alguns megafones que soltam uma sirene aguda, afim de que a população saia de suas casas e se dirijam para lugares seguros.

Mas, e com relação aos grandes empreendimentos em que os governos tanto investem (e disputam entre si)? O que vem sendo feito? Quando publiquei, há poucos dias, sobre Angra II, que funciona há dez anos sem uma licença permanente de funcionamento, o fato causou estranheza a muitos. Também pudera! Uma energia assim perigosa deveria estar revestida de todos os estudos possíveis, em permanente revisão e atualização.

Com a ocorrência do maremoto/terremoto seguido de tsunami no Japão, em 11.março.2011, cresce o interesse, no Brasil, sobre a ocorrência de terremotos, maremotos e tremores em geral. E o que vem sendo feito pelos órgãos responsáveis para tentar minimizar os danos, na previsibilidade de alguma ocorrência.

Não adianta fechar olhos e ouvidos e tentar não comentar o assunto. Brasil está registrando vários tremores, principalmente no Nordeste. Precisamos conhecer e aprofundar informações.

Edson Farias Mello do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da UFRJ e Maria Cascão Ferreira de Almeida, do Departamento de Mecânica Aplicada e Estruturas da Escola Politécnica, ambos da UFRJ, enfatizam:

"Embora o Brasil se situe em região de baixa sismicidade (no meio da placa tectônica americana) a ocorrência de terremotos não pode ser desprezada nos projetos de engenharia, uma vez que tais eventos podem promover sérios danos estruturais, com conseqüências catastróficas, tanto do ponto de vista sócio-econômico como ambiental."

Por isso, ressaltam:
"Análises sísmicas são fundamentais para grandes projetos de engenharia, tais como barragens, instalações nucleares, centros petroquímicos e sistemas de exploração de petróleo."

Leia mais:
"As pessoas se perguntam se sismos ocorrem no Brasil. Sim, embora estejamos numa região intraplaca tectônica, com sismicidade menor que regiões em bordas de placas, sismos ocorrem no Brasil e em qualquer região do planeta.

Para ser notícia, entretanto, é preciso que causem algum efeito sobre as pessoas. Este foi o caso do sismo de magnitude 4.9 ocorrido em Minas Gerais, em dezembro de 2007, tendo sido o primeiro sismo brasileiro com vítima.

Sismo em Montes Claros - MG causou vítima

Embora existam outras fontes sísmicas, os sismos ocorrem, em geral, pela movimentação da crosta terrestre.
(...)
Existe, atualmente, uma crescente preocupação e uma conscientização internacional em relação à necessidade de se prevenir quanto à ocorrência de sismos em regiões intraplacas. Antigamente, os tremores que ocorriam nessas regiões não causavam muitos problemas pelo fato de as cidades serem menores, com densidades demográficas menores e sem prédios altos. Hoje, com as grandes estruturas, o ideal é a prevenção por meio de projetos de estruturas resistentes aos sismos.
 (...) 
O Brasil conta hoje com uma norma técnica para projeto de estruturas resistentes a sismos e temos desenvolvido, na UFRJ, pesquisas visando o estabelecimento de metodologias capazes de fornecer subsídios para a verificação da segurança de estruturas existentes e para a elaboração de futuros projetos com base em dados sísmicos brasileiros."


Fonte: Terremotos no Brasil? http://www.olharvirtual.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=190&codigo=4

-----
Leia também sobre a relação entre ocorrências de terremotos e extração petrolífera:
É minha convicção de que a ocorrência de sismos tem direta relação com escavações de petróleo (Veja link: http://t.co/998Dw63 ). Espero que, pelo menos, os órgãos competentes (incluindo a Petrobras), crie novas estações de monitoramento nas outras regiões da costa brasileira onde também estão sendo intensificadas as instalações das plataformas para exploração em águas profundas.

------
Mais sobre Tremores de Terra no Brasil: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html

Tremores de Terra continuam aumentando no Brasil


Tremores de Terra e outros eventos sísmicos e climáticos no Brasil

Por Marise Jalowitzki
04.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html

------------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário