sexta-feira, 1 de abril de 2011

Japão - Fukushima será desativado - povo continua na esperança de dias melhores

Prêmie do Japão anuncia que Fukushima será desativado, mas isso só irá acontecer quando toda a radiação estiver contida, o que pode levar meses

Japão - O complexo nuclear de Fukushima será desativado - povo continua na esperança de dias melhores

Por Marise Jalowitzki
01.abril.2011
http://t.co/3rIHnbN

Parece que a humanidade teima em não aprender com os erros. Dizem que o "Pai Sofrimento é o maior Mestre"; dizem, também, que "a Dor ensina a Gemer", mas, parece não ser assim. Apenas as pessoas diretamente atingidas é que sofrem - e são logo esquecidas e segregadas em seus pequenos mundos. Ocultadas, como nos leprosários construídos distante dos olhos dos "normais" para que esses possam voltar às suas vidas insípidas, plenas de pequenos problemas que lhes afligem por demais as almas, para que possam pensar nos "outros". Como nos asilos, construídos em vilas mais na periferia "para não dar na vista". Como nos intitutos onde se arrastam as vítimas da bomba que ficou conhecida como Agente Laranja, ou os de Chernobyl, ou da bomba de Hiroshima, ou...

A população japonesa não foge à regra. Se aqui, em plena catástrofe do Rio de Janeiro, no início do ano, as comemorações continuavam sem nem fazer a mínima menção à tragédia (que dirá minuto de silêncio, doação ou visita de solidariedade), também lá no Japão, em pleno solo atingido, as pessoas tentam não pensar, andam entre os destroços, ainda em transe, não querem acreditar naquilo que estão vendo e, ao mesmo tempo, querem começar a reconstrução.


Sobrevivente vagueia entre os destroços, cobrindo o rosto contra a radiação nuclear que ameaça Fukushima

Algumas pessoas se dizem entristecidas com o governo que não fornece informações precisas. "Nós confiamos nele! Ele tem de nos passar o que é certo!" Com certeza, o abalo psicológico é muito grande, em todos, seja pela magnitude do desastre, seja pelo prolongamento dos dias sem definição, seja pela insegurança e perda.

Mesmo assim, quero registrar uma declaração que me surpreendeu deveras: "Não saímos daqui não porque não temos medo, mas para não sermos chamados de covardes!"

As amarras sociais prendem e amordaçam. A todos nós, em maior ou menor intensidade. Mas é sempre digno de compaixão ver alguém que já perdeu tudo, bens afetivos e materiais e, ainda, se preocupar com o que os outros vão pensar ou vão dizer. Isso é angustiante!

O indivíduo já nasce em um meio castrador da liberdade do livre pensar, vai se deixando engessar, engessa aos outros em derredor a ponto de acreditar que tudo é assim mesmo!

Desolador!
Que se explodam os outros! O que essa pessoa quer para si, neste momento?
Eu sei que é bem difícil bradar "Eu quero!" quando se disse, por muito tempo "Sim, senhor!" - "Sim, senhora!", mas, nunca é tarde para tentar. Começar baixinho até ouvir sua própria voz. A partir daí, o caminho está aberto.


Dados financeiros do desastre em Fukushima

Contabilizando perdas até aqui, Japão estima em 310 bilhões de dólares os danos advindos dos desastres de março.2011 (terremoto, tsunami e radiação nuclear). O desastre nuclear em Fukushima é o maior da história, desde o terrível acidente em Chernobyl, na Ucrania, em 1986 e que apresenta gravíssimas sequelas na população e meio ambiente.



Nível de radiação até hoje

A Tepco - Tokyo Electric Power Company - divulgação, em sua última medição, uma concentração de iodo radioativo quase 4.500 vezes superior à norma legal. É, novamente, o maior nível alcançado desde o início do desastre. O aumento é crescente e, a cada dia, novos índices são divulgados (No Jornal Hoje de 31, foi noticiado a concentração em 5.000 vezes).


A pane nos sistemas de resfriamento dos reatores parece longe de uma solução positiva.


Tepco pode ser absorvida pelo governo

Uma das maiores companhias de energia do mundo, a Tepco possui 44,6 milhões de clientes - mais de um terço da população do Japão - na região de Kanto, na principal ilha japonesa, Honshu, o que inclui Tóquio. (As informações são da Dow Jones).

Uma série de erros combinada com poucos sinais de liderança da Tepco vem reduzindo ainda mais a confiança na companhia. O governo do Japão planeja assumir participação relevante na Tokyo Electric Power Co, operadora da problemática usina nuclear de Fukushima, por meio da injeção de dinheiro.

Premiê do Japão ainda resiste em anunciar ampliação da área de evacuação



Japão irá desativar complexo nuclear de Fukushima

 

Premiê japonês também indicou que irá rever os planos que preveem a construção de mais 14 usinas nucleares até 2030.

Segundo a Tepco, o fechamento dos reatores é inevitável devido os graves danos sofridos após o terremoto do dia 11 de março. Essa operação, no entanto, aconteceria apenas após a finalização dos trabalhos de resfriamento dos reatores, o que pode levar meses.
Todos estão revendo a questão nuclear.
Esperamos que nosso governo, também.

PERGUNTA:
A propósito, como está a situação dos 254 mil brasileiros que estão no Japão e solicitam seu embarque para o Brasil? O Itamaraty continua afirmando que só vai resgatá-los quando o governo japonês sinalizar de que isso é preciso?

Os brasileiros continuam acampados nas salas do consulado.
Imagina a angústia.


Tem coisas que não dá para entender. O Itamaraty diz que o Brasil não tem condições de resgatar os brasileiros de avião, mas tem dinheiro para emprestar a Portugal, para que Portugal saia da crise? Neste ano comprou um banco norte-americano e no governo anterior emprestou dinheiro ao FMI. Ou somos muito ingênuos ou os brasileiros não são importantes para o governo!

Não às Usinas Nucleares! Eu digo Não! E você?


Detalhes sobre a tragédia no Japão: Link -  http://t.co/jbksFiU
--------


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário